Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2020

Sobrenomes Brasileiros - Parte 06


Lista resumida de alguns sobrenomes surgidos no Brasil. Estamos compartilhando parte das pesquisas de forma muito amadora. Diante da quantidade de informações e bibliografia, nossa intenção é elaborar para o futuro alguma tipo de produção mais referenciada do ponto de vista científico e robusta em informações, com um número muito maior de sobrenomes. No momento, trabalhamos nisso.


Esperança - sobrenome adotado por escravos alforriados pela Sociedade L.R. Panella de Bronze ou "Filhos da Esperança" como forma de agradecimento. Registro de 1871 no Rio de Janeiro. 

Fanfa - sobrenome listado em Porto Alegre no ano de 1889, como exemplo de alcunha que evoluiu para antropônimo legal. 

Ferraz-da-Praia - sobrenome iniciado por Antônio Paulo Ferraz, em 1863, residente na então província de São Paulo, que passou a se chamar Antônio Paulo Ferraz-da-Praia. 

Ferros-velhos - sobrenome iniciado por Joaquim Monteiro, residente em Recife, Pernambuco, em 1848, que passou a se chamar Joaquim Monteiro Ferros-velhos. 

Fluminense - sobrenome registrado no Rio de Janeiro em 1856. 

Francinha – sobrenome incorporado por Antonio de Souza França, em razão de sua alcunha, no ano de 1886, no Rio de Janeiro, passando a se denominar Antonio de Souza França Francinha [sic]. 

Fusco - sobrenome aplicado aos membros de uma tribo aculturada e cristianizada do Rio Amazonas no século XVIII, sendo que uma índia, denominada Maria Fusco chegou a se estabelecer em Portugal. Faltam mais informações. 

Gabiroga - sobrenome iniciado por Evaristo Teixeira de Souza, residente no Rio de Janeiro, em 1822, que passou a se chamar Evaristo José Gabiroga. 

Gavião - sobrenome iniciado por Geraldo Nogueira, nascido em Aracati, no Ceará, que migrou ao Pará junto com seus irmãos Manoel e Eduardo Francisco,  e participou da Cabanagem (1835-1840). Passou a se denominar Geraldo Nogueira Gavião. 

Giboia - sobrenome encontrado na pessoa de Henrique Brasil Giboia, residente no Ceará em 1891. 

Goajú - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Goyaz - sobrenome brasileiro listado em 1921. 

Guabirú - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Gravatá - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Guaraná - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. Registra-se Manuel Armindo Cordeiro Guaraná (1848-1924), responsável pela importante obra Dicionário Biobibliográfico Sergipano. Era filho de Teodoro Cordeiro Guaraná. 

Guarany - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. 

Guarapuava - sobrenome anotado numa lista eleitoral do Paraná de 1886 com omissão do prenome, apenas constatando M. Guarapuava. 

Guaratiba - sobrenome encontrado em Pernambuco no ano de 1872. 

Gytirana - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Horisonte Brasileiro - sobrenome que consta no alferes e escritor paraense Feliciano Eleuterio do Horisonte Brasileiro, que publicou em 1888 o Diccionario dos nomes proprios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário