Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2020

Sobrenomes Brasileiros - Parte 05


Lista resumida de alguns sobrenomes surgidos no Brasil. Estamos compartilhando parte das pesquisas de forma muito amadora. Diante da quantidade de informações e bibliografia, nossa intenção é elaborar para o futuro alguma tipo de produção mais referenciada do ponto de vista científico e robusta em informações, com um número muito maior de sobrenomes. No momento, trabalhamos nisso.


Carioca - sobrenome encontrado em Caruaru, Pernambuco, em 1847.

Carne-seca - sobrenome iniciado por José Gonçalves, residente no Rio de Janeiro que, em 1821, passou a chamar-se José Gonçalves Carne-seca. O sobrenome surgiu em razão de seu ofício comercial.

Cascavel - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824.

Castelo Branco do Cococy - sobrenome iniciado por Pedro Flores Castelo Branco, residente no Ceará em 1854, que passou a se chamar Pedro Castelo Branco do Cococy, em razão de um homônimo.

Catta Preta - sobrenome iniciado por Manoel José Fernandes de Oliveira, dono de minas em Ouro Preto, Minas Gerais, que casou com Maria Amalia de Sousa Oliveira e Castro. Os três filhos do casal nasceram por volta de 1830. Catta Preta era o nome de uma mina que pertenceu a Manoel. 

Cazuza - sobrenome coletado no interior de São Paulo, em 1874, pelo cronista "Theobaldo" do Diario de São Paulo.  

Cazuza de São José - sobrenome coletado no interior de São Paulo, em 1874, pelo cronista "Theobaldo" do Diario de São Paulo.  

Chauhy - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Chauhim - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Cherem – sobrenome registrado em Tristão de Sá Cherem, residente na Rua de São José número 144, no Rio de Janeiro, em 1821. Ressaltamos que este sobrenome pode ter origem dúbia, podendo ter uma etimologia árabe, o que lhe remeteria a uma origem ibérica, por suposição, mas também uma etimologia iorubá, o que lhe conferiria ser oriundo do Brasil. Pode simplesmente também ser um toponímico à localidade de Xerém, em Duque de Caxias. 

Cidade - sobrenome listado em Porto Alegre no ano de 1889, como exemplo de alcunha que evoluiu para antropônimo legal. 

Cuatipurú - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Coyó - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Corgosinho - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Crucutú - sobrenome registrado no Rio de Janeiro em 1827. 

Cuatí - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Cuim-Atuá - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Cupira - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Cururú - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Cuyabá - sobrenome brasileiro listado em 1921.


Nenhum comentário:

Postar um comentário