21. Eilert - patronímico do nome germânico Egilhard (forte espada).
22. Egeberg - sobrenome toponímico norueguês, sueco e dinamarquês relacionado a Egeberg, que significa "montanha do carvalho". Refere-se a dois lugares na Noruega e inúmeras pequenas localidades distribuídas em vários pontos da Dinamarca, Noruega e Suécia.
23. Faaborg - sobrenome toponímico relacionado à antiga cidade portuária homônima na ilha de Funen, Dinamarca.
24. Fisker - sobrenome metonímico que significa pescador.
25. Fogt - sobrenome metonímico que corresponde ao antigo cargo de oficial de justiça ou equivalente ao chefe das forças policiais de uma cidade medieval (o mesmo que xerife). Variante: Foged.
26. Frandsen - sobrenome patronímico que significa "filho de Frand". Frand equivale ao nome alemão Franz (em português, pode ser traduzido tanto como Franco ou Francisco).
27. Frederiksen - sobrenome patronímico que significa "filho de Frederik" (Frederico em português).
28. Gram - sobrenome metonímico para agricultor. Significa literalmente grão.
29. Hansen - sobrenome patronímico que significa "filho de Hans" (João em português).
30. Hassing - sobrenome metonímico que significa aborrecimento, por extensão, pessoa irascível, irritada, de mau humor.
31. Helt - significa capacete. Porém, as formas Helt e Held são historicamente usadas como nomes masculinos. Então, mais provável que seja um patronímico simples. Como metonímico, tende a significar pessoa valente, destemida.
32. Henriksen - sobrenome patronímico que significa "filho de Henrik" (Henrique em português).
33. Hertz - sobrenome metonímico que significa coração. Pode se referir a um nome de casa ou ser um metonímico para corajoso ou pessoa emotiva, pessoa entusiasmada, pessoa amável.
34. Hjort - pode ser um patronímico, um metonímico ou um toponímico. Significa veado, cervo. No caso dinamarquês, é mais provável como patronímico ou nome clânico.
35. Holm - sobrenome que significa ilhota, pequena ilha. Como toponímico, refere-se a uma série de lugares encontrados na Dinamarca, Alemanha, Noruega, Báltico, Suécia e Escócia.
36. Iversen - sobrenome patronímico que significa "filho de Iver". Iver é um nome masculino de origem nórdica que significa arqueiro.
37. Jakobsen - sobrenome patronímico dinamarquês e norueguês que significa "filho de Jakob" (Jacó em português).
38. Jensen - sobrenome patronímico que significa "filho de Jen". Jen é a forma dinamarquesa para João.
39. Jespersen - sobrenome patronímico que significa "filho de Jesper". Jesper é um nome dinamarquês que significa tesoureiro.
40. Jorgensen - sobrenome patronímico que significa "filho de Jorgen" (Jorge em português).
Nenhum comentário:
Postar um comentário