Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2020

Sobrenomes Brasileiros - Parte 13


Lista resumida de alguns sobrenomes surgidos no Brasil. Estamos compartilhando parte das pesquisas de forma muito amadora. Diante da quantidade de informações e bibliografia, nossa intenção é elaborar para o futuro alguma tipo de produção mais referenciada do ponto de vista científico e robusta em informações, com um número muito maior de sobrenomes. No momento, trabalhamos nisso.

Sinimbu - sobrenome iniciado por João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu (1810-1906), nascido em São Miguel dos Campos, Alagoas. Foi Visconde de Sinimbu e presidente das províncias de Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Sul e Bahia. 

Suçuarana - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. A forma variante Sussuarana aparece no Rio de Janeiro em 1881. Nas Antigualhas Brazilicas de Francisco Ignacio Cruz e Mello aparece a forma Suassurana. 

Sucupira -  sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. 

Tabaco - sobrenome encontrado num registro de 1906 que, contudo, remete a um personagem da época da estada da Família Real Portuguesa no Brasil, na pessoa de Evaristo Burro Tabaco. Aqui arrolamos por entender que Tabaco não é sobrenome português nem espanhol. Burro, sim. 

Talakuai - sobrenome indígena amazônico. Registro de 1972. 

Tamandaré - sobrenome originário do movimento da Confederação do Equador (1824). 

Tamanduahy - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Tamoyo - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. É iniciado por Deoclecio de Siqueira Tamoyo, coletor e membro da junta classificadora de escravos do município de Rio Claro, na então província do Rio de Janeiro. Registro de 1885. 

Tanajura - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Tapaiuna - sobrenome indígena amazônico. Registro de 1972. 

Tapajós - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. Consta a variante Taparós. 

Tapuia - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. 

Tayoba – sobrenome encontrado na então província de Minas Gerais, na figura do candidato a deputado Tayoba Junior em 1884. 

Terena - sobrenome indígena. Registro de 1985. 

Thebas - sobrenome iniciado por Francisco Raynaldo Bernardes, em 1875, em São Paulo, que passou a se chamar Francisco Raynaldo Bernardes Thebas. 

Tibiriçá - sobrenome com origem em São Paulo, já registrado no século XVI. 

Tira-a-limpo - sobrenome iniciado por Bonifácio Pires Antunes, residente na então província de Minas Gerais, em 1872, que passou a se denominar Bonifácio Antunes Tira-a-limpo. 

Tocantins - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. 

Tota – sobrenome registrado em Manoel Antonio Henriques Tota, residente no Recife/PE em 1830. Embora seja próximo ao sobrenome italiano Totta, esta alcunha aqui arrolada se refere a um regionalismo nordestino. 

Tôtô – sobrenome registrado em Antonio Severiano de Queiróz Tôtô, membro do Partido Liberal, residente em Quixadá, Ceará, no ano de 1889.


Nenhum comentário:

Postar um comentário