Piriquito - sobrenome iniciado pelo Padre João Evangelista Leal, residente no Rio de Janeiro, em 1822, que passou a se chamar João Evangelista Leal Piriquito. Variante: Periquito.
Pitaguary - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907.
Pitanga - sobrenome encontrado no Maranhão em 1878. Também é listado como sobrenome do período pós-Independência, por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas.
Pitomba - sobrenome iniciado por Miguel Francisco Borges Uchóa, 1o. tenente da 1a. companhia do 2o. Batalhão de Caçadores da Corte do Império, em 1822, que passou a se chamar Miguel Borges de Uchóa Pitomba.
Pojucan - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924.
Potiguara - sobrenome indígena que remonta ao período pós-Independência. Também aparece nos estudos de Arnaldo Ubirajara em 1924 como Potyguara.
Quinquim - sobrenome coletado no interior de São Paulo, em 1874, pelo cronista "Theobaldo" do Diario de São Paulo.
Rodrigão – sobrenome iniciado por José Rodrigo Pompeu Gouveia, proprietário da fazenda Theodorico, no Ceará, que passou a se denominar José Rodrigo Gouveia Rodrigão, em 1888.
Rosa Brazileira - sobrenome iniciado por Quirino de Souza França, em 1875, residente em Belém, no Pará, que passou a se chamar Quirino de Souza Rosa Brazileira.
Rosa de Alexandria - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. Variante: Rosa de Alixandria.
Ruy Barbosa - sobrenome derivado de um nome pessoal.
Sabaraboçu - sobrenome inspirado na lenda indígena da montanha homônima (seria repleta de metais preciosos). Remonta ao tempo do bandeirantismo.
Salviano – sobrenome iniciado por Rodrigo Cardoso, residente na comarca de Caxias, Maranhão, em 1889, que incorporou o nome do pai por causa de um homônimo, passando a se chamar Rodrigo Cardoso Salviano.
Sauhym - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas.
São Christóvão - sobrenome adotado por escravos alforriados pela iniciativa dos empregados da Companhia de Bondes São Cristóvão, do Rio de Janeiro, em 1881, como forma de agradecimento.
Sapucaia - sobrenome iniciado pelo Padre Antonio Gomes de Mello, natural de Alagoas, em 1822, que passou a se chamar Antonio Gomes de Mello Sapucaia. Variante: Sapucáia.
Sem Sobrenome [sic] - sobrenome iniciado por Joaquim Sem Sobrenome, dono de um patacho que fazia comércio marítimo entre a Bahia e o Rio de Janeiro. É anotado em 1857.
Serinhaem - sobrenome registrado com Virissimo José dos Reis Serinhaem, em 1890 no Recife, Pernambuco.
Sernamby - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas.
Siará – sobrenome registrado em José Barboza Pires Siará, em Recife, em 1830.
Nenhum comentário:
Postar um comentário