Páginas

terça-feira, 2 de julho de 2019

Comemorações de Carnaval no Rio Grande do Sul - 1903


"Club do Menino Deus

Essa associação pretende levar a effeito este anno festejos carnavalescos no arrabalde que lhe deu o nome e para esse fim já está se preparando convenientemente.

Todas as tardes e noites faz-se ouvir na séde da associação, ruidoso Zé-Pereira."

(coluna 02)

"Segundo ouvimos, as pessoas que se acham actualmente veraneando no arrabalde da Tristesa pretendem solemnisar, este anno, o carnaval."

(coluna 03)

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 10 de Janeiro de 1903, pág. 02

"Club de Menino Deus

Como já noticiámos, essa associação que tem sua séde no arrabalde do mesmo nome, prepara-se para ali festejar este anno o carnaval.

Amanhã, ao escurecer, o club irá, encorporado e precedido de uma banda de musica, receber na praia o Carnaval, fazendo depois um passeio até a séde da associação, á rua Trese de Maio.

Domingo, á tarde, haverá batalha de flores e terça-feira realisar-se-á um baile á fantasia, nos salões do club.

Agradecemos ao convite que nos foi dirigido."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 20 de Fevereiro de 1903, pág. 02, col. 08

"(...)

Grupo dos pierrots

Esse grupo, constituído de desoito figuras componentes de bem organisada orchestra, tomará tambem parte nos festejos carnavalescos, percorrendo as ruas principaes nos tres dias.

Segunda-feira, como acima dissemos, irá elle ao Parque da Exposição; visitando também a imprensa, auctoridades e casas de familia.

Na Tristesa

No arrabalde da Tristesa, onde ha um grande numero de familias desta capital veraneando, foi organisado um club carnavalesco, que tomou a denominação de Club Lambary e festejará ali o carnaval.

Para os festejos reina grande enthusiasmo, tendo sido organisado o programa seguinte:

Ás 5 horas da tarde de amanhã, reunir-se-ão, no salão Cosmopolita, as pessoas fantasiadas e depois, precedidas de uma banda de musica da Brigada Militar e Zé Pereira, farão um passeio burlesco até a estação da estrada de ferro municipal.

Á noite, terá logar, no referido salão, um baile á fantasia, para o qual ha muita animação.

A intendencia municipal fará correr um trem extraordinario, que partirá da Tristesa, para a cidade ás 7 horas da manhã, no qual poderão regressar as pessoas que daqui tiverem ido assistir aos festejos.

Terça-feira, realisar-se-ão outros, com baile, etc.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 21 de Fevereiro de 1903, pág. 02, col. 01

"A Sociedade B. Caxiense, dá hoje seu 3o. baile.

Nota-se grande animação.

Já que o carnaval morreu, que venha o baile substituil-o."

Fonte: O COSMOPOLITA (Caxias do Sul/RS), 22 de Fevereiro de 1903, pág. 03, col. 03

"Em Canoas

Tambem em Canoas tem sido festejado o carnaval, começando por um baile, sabbado, na pensão Bascou, e proseguindo hontem".

Fonte:  A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 23 de Fevereiro de 1903, pág. 02, col. 03

"Passaria completamente despercebido o carnaval este anno em Caxias se não fosse realisado um pomposo baile pela Sociedade Bailante Caxiense em a noute de 23 do passado, onde a concorrencia e animação foi enormissima, prolongando-se até as trez horas da madrugada sempre na maior harmonia e contentamento.

Na noute seguinte houve dois bailes um feito pelos caixeiros viajantes realisado em o salão do bonito edificio pertencente ao Sr. A. Chitolina, o outro feito por iniciativa de alguns jovens teve logar no chalet recentemente construido e pertencente a D. Rubelia Pinto.

Ambos deixaram indeleveis recordações."

Fonte: O COSMOPOLITA (Caxias do Sul/RS), 01 de Março de 1903, pág. 02, col. 04




Nenhum comentário:

Postar um comentário