Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Partido Fascista em Pelotas



"Partido Nacional Fascista

Da secção de Pelotas, recebemos communicação, ter sido, em 10 do corrente, eleita a nova directoria que regerá seus destinos até Março de 1926 e que ficou assim constituida:

Dr. Ernesto Ronna, Presidente; sr. Felice Bertoi, secretario e o sr. Caetano Salazzo, vice-secretario."

Fonte: CORREIO COLONIAL (RS), 25 de Abril de 1925, pág. 02, col. 01


"Partito Nazionale Fascista
Sezione di Pelotas

Recebemos a seguinte communicação: Pelotas, 28 de março de 1926.

Illustrada Redação do <<O Regional>> Caxias.

Temos o agrado de vos communicar que na sessão realisada hoje sob a presidencia do dr. Ernesto Ronna, foi eleita e empossada a seguinte Directoria que deve reger os destinos da Associação durante o anno social 1926-1927.

Presidente Dr. Ernesto Ronna (reeleito), Secretario Giuseppe Oliosi, Secretario administrativo Filippo Sopresto.

Queira receber a segurança da nossa consideração.

Obr.Rev.

Dr. Ernesto Ronna
Presidente
Giuseppe Oliosi
Secretario"

Fonte: O REGIONAL (RS), 10 de Abril de 1926, pág. 02, col. 03

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Pelotas em 1911


"PELOTAS (Municipio de)

(...)

O municipio occupa uma area de 3120 kilometros quadrados e constitue com o de S. Lourenço, uma comarca de 3a. entrancia. Possue 60.000 habitantes e divide-se em 6 districtos com 18 secções eleitoraes e 5282 eleitores. A estatistica predial aponta 6.000 predios urbanos. A renda orçada para 1911 é de 1425 contos, destinando-se 26% a obras novas.

Districtos. - 1o. Cidade, com 38.000 habitantes, 2o. Areal, com 4396, 3o. Retiro, com 1720, 4o. Buena, com 4759, 5o. Quilombo, com 5886 e 6o. Santa Silvana, com 5.300.

(...)

Povoados. - Areal, séde do 2o. districto, possue muitas casas de commercio, varias fabricas e diversas officinas. Capão do Leão, aonde pullulam as vivendas de recreio dos moradores da cidade. É um centro de producção abundante e esmerada. Possue fabricas de vinho, compotas e fructas seccas. Na zona serrana acham-se encravadas as sédes dos 5o. e 6o. districtos, Quilombo e Santa Silvana. Possuindo os terrenos mais fornecidos do municipio, n'ella se constituiu centro agricola de intensidade accentuada, que é provido celleiro abastecedor do mercado de generos de franco consumo e de procura continua.

Colonias. - No 2o. districto foi fundada a colonia Crystal; no 3o. existem 6, com os nomes de Retiro, Ramos, S. Pedro, Marques, Cerrito e S. Joaquim; no 4o. tambem 6: Affonso Penna, Maia, Arroio do Ouro, Fernandes, Santa Rita e Visconde da Graça; e 5o., mais povoado contem 20, com as denominações de Municipal, S. Manoel, Santa Helena, Maciel, Santo Antônio, Manoel Dias, Santa Aurea, Santa Colleta, Santa Maria, Zacharias, Santa Eulalia, Paula Costa, Santa Bernardina, Santa Florinda, São Pedro, Luiz Leivas, S. Domingos, Viscondessa, Accioli e Vergara; no 6o. estão estabelecidas 22, que são as de S. Domingos, São José, S. João, Santa Clara, Santa Flora, Santa Silvana, Lopes, Catimbáu, Palmeira, Ritter, Costa do Correntes, Serrito, Santa Colleta, Progresso, Bonita, Morro do Inferno, Alliança, Triumpho, Chicuta, Oliveira, S. Francisco e Picanço.

(...)

Agricultura e pecuaria. - A área agrícola é consideravel e continua desenvolvendo-se extraordinariamente; com relação á pecuaria, não ha dados certos sobre o numero de cabeças de gado existente; os rebanhos de ovelhas são pouco numerosos. A criação suina não tem tomado grande desenvolvimento. Os criadores tratam do aperfeiçoamento da raça dos seus animaes.

Vegetaes cultivados. - Fructas, alfafa, alpista, batatas, cebolas, cevada, feijão, tomates, tremoços, arroz, videiras, fumo, trigo, milho, centeio, etc.

Temperatura. - A media annual confirma-se menos de 18 e mais de 17. A temperatura maxima é pouco superior a 37 gráos á sombra. Tem-se verificado ainda que raramente, a minima de 3,5 abaixo de zero em madrugadas de algum inverno rigoroso, contando-se sempre no rigor d'essa estação occasiões consigna 6,7 e até 10 vezes por anno, em que a temperatura baixa de zero e amanhecem os campos cobertos de leve capa de geada. Tambem sente-se todos os verões 3,4 e até meia duzia de dias em que o thermometro ascende além de 36 gráos á sombra, altura essa que attinge prenunciando grossa queda de agua que vem rapida refrigerar a atmosphera, saciar a terra resequida.

Instrucção. - Funccionam no municipio 44 escolas publicas, das quaes 27 localisadas na cidade e 17 nos districtos; 3 aulas primarias municipaes. Escola de Agronomia e Veterinaria, Gymnasios Pelotense e Gonzaga, diversas aulas particulares e tambem gratuitamente aulas nocturnas da Bibliotheca Publica e Sociedade União Republicana e diurnas de algumas sociedades e asylos.

Importação e exportação. - Aos paizes extrangeiros se destinaram no anno de 1909, mercadorias no valor de 3.616:412$188 e aos mercados nacionaes, no valor de 16.151:690$799.
Para o volume geral da exportação contribuiram os productos de xarqueada com a somma de 15.030.474$534, representando o xarque o valor de 11.532:074$274, os couros salgados 1.660:629$100, o sebo 1.148:720$519, as linguas 355:651$700, a graxa 255:847$450, os cavacos de xarque 45:165$700, cinza de ossos 20:402$100, canellas de boi 5:272$300, umbigos 4:925$100, azeite de mocotó 1:786$200. Os productos que completam a exportação provêm ainda em grande parte da criação, das estancias, como os couros seccos, solas, lãs e artefactos de couro e conservas de carne.
A exportação dos generos de lavoura effectua-se em muito mais limitada escala, não figurando ainda nos dados officiaes a do arroz que sahe para os portos do Rio de Janeiro e Santos.
Na variedade de productos exportados distinguem-se: a alfafa, alpiste, botinas, batatas, bagres seccos, botas, cerveja, chinellos, cebolas, chapéos, cêra, doce de fructas, escovas, feijoada em latas, fumo, feijão, guano, glycerina, medicamentos, massa de tomate, massas alimenticias, marmelada, manteiga, ovos, origones, peixe, presuntos, sapatilhas, sapatos, sabão, sabonetes, tamancos, tremoços, toucinho, vinho, velas de composição, velas de sebo, velas de cêra, xarope de angico, xarope de cambará, elixir de Nogueira, e ainda sáe a barra, embarcando no trapiche da Estação Fluvial, grande porção de animaes cavallares, muares, bovinos e ovinos, que seguem vivos.

(...)

Theatros:
Theatro 7 de Abril, Praça da República.
Polytheama, Praça da Republica.
Colyseo, Felix da Cunha.
Cinema Parisiense, Gen. Netto.
Pontochic, 15 de Novembro.
Eldorado, Benjamin Constant.
Royal Cinema, Capão do Leão.

Imprensa:
Diario Popular, 15 Novembro 207.
Redactor - Dr. Francisco da Cunha Ramos.
Secretario da redacção - Florentino Paradeda.
Gerente - Antonio Rosa.

Correio Mercantil, 7 Setembro 22.
Redactor - Dr. José Carlos de Sousa Lobo.

Opinião Publica, 15 Novembro 217.
Director-gerente - J.L. Pinto da Silva.
Gerente - Eduardo Falcão Americano.
Proprietaria: Viuva Florencia Moura.

A Tribuna, Felix da Cunha 156.
Redactores - Dr. Francisco José Rodrigues de Araujo, Manoel Gomes de Freitas.
Director - Hercio de Araujo.
Secretario - Carlos Leopoldo Casanova.

A Cavação, proprietario Carlos R. de Sousa.

O Gaucho, folha quinzenal.

O Arauto, idem.

Redacção, orgão federalista.
Redactor: Frederico Trebbi."

Observação: dados sobre geografia física e política, e história política, foram intencionalmente suprimidos, por serem sobejamente conhecidos por parte dos pesquisadores.

Fonte: ALMANAK LAEMMERT (RJ), edição de 1912, págs. 3843-3844.














quarta-feira, 29 de agosto de 2018

João Carlos de Villagran Cabrita


"Militar brasileiro, porém nascido em Montevidéu (1820-1866). Formado pela Escola Militar do Rio de Janeiro, era capitão no Batalhão de Engenheiros quando eclodiu a Guerra do Paraguai. Já então no posto de major (logo após seria elevado a tenente-coronel), assumiu o comando de sua unidade.A caminho do Paraguai através do território argentino de Corrientes, transpôs o Rio Paraná e estacionou com o seu contingente, de cerca de 900 homens, na ilhota chamada de Redenção ou Cabrita (hoje desaparecida). Atacado ali por um forte contingente paraguaio, de aproximadamente 11.200 homens, pereceu com todos os seus soldados (a maioria morreu afogada nas águas do Paraná). Villagran Cabrita encontrava-se num lanchão, onde juntamente com seu secretário, Alferes Luís Carlos Woolf, foi atingido por uma bala de canhão 68. É o Patrono da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro."

Fonte: Dicionário Cívico-Histórico Brasileiro, 1980.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Significado e origem de sobrenomes alemães - Parte 78 - Topônimos alemães na Polônia


Muitos sobrenomes de origem alemã são toponímicos (isto é, indicam a procedência de um lugar) que estão vinculados à área do antigo Império Alemão (1871-1919). Pois bem, o Império Alemão ou II Reich (de acordo com a historiografia germânica) abarcava territórios que hoje correspondem a vários países da Europa Central e Oriental (além da própria República Federal da Alemanha, hodiernamente), dentre eles a Polônia. Este fato é  importante, pois tanto a Pomerânia, quanto a Prússia Oriental (também um bom pedaço da Prússia Ocidental) - duas importantes províncias do Reich - estavam majoritariamente, em termos territoriais, na terra polonesa da atualidade. Segue uma lista de antigos nomes alemães para lugares na época do Império Alemão e seus correspondentes atuais na Polônia.

1751. Dratzigsee - Jezioro Drawski, lago interior da voivodia da Pomerânia Ocidental.
1752. Drausenhof, condado de Preussisch Holland, Prússia Oriental - Druzno, aldeia no município de Elblag, Vármia-Masúria.
1753. Drengfurt, condado de Rastenburg, Prússia Oriental - Srokowo, cidade na Vármia-Masúria.
1754. Drenow, Schlesisch-Drenow, Drehnow ou Schlesisch-Drehnow - Drzonów, vila no município de Swidnica, voivodia da Lubúsquia.
1755. Drenow, condado de Belgard, Pomerânia - Drzonowo Bialogardzkie, aldeia no município de Tychowo, Pomerânia Ocidental.
1756. Drenow, condado de Kolberg-Körlin, Pomerânia - Drzonowo, aldeia no município de Kolobrzeg, Pomerânia Ocidental.
1757. Drenzig, condado de Schlawe, Pomerânia - Drzensko, distrito do município de Malechowo, Pomerânia Ocidental.
1758. Dresow, condado de Greifenberg, Pomerânia - Drezewo, aldeia no município de Karnice, Pomerânia Ocidental.
1759. Dresow, condado de Stolp, Pomerânia - Drzezewo, aldeia no município de Glówczyce, Pomerânia.
1760. Driesen, condado de Friedeberg/Neumark, Brandemburgo - Drezdenko, cidade na voivodia da Lubúsquia.
1761. Droschkau, condado de Glatz, Silésia - Droszków, vila no município de Klodzko, Baixa Silésia.
1762. Drosdowen (entre 1938 e 1945 Drosselwalde), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Drozdowo, aldeia no município de Orzysz, Vármia-Masúria.
1763. Drosdowen (entre 1934 e 1945 Drosten), condado de Oletzko/Treuburg, Prússia Oriental - Drozdowo, localidade no município de Kowale Oleckie, Vármia-Masúria.
1764. Drosedow, condado de Kolberg-Körlin, Pomerânia - Drozdowo, vila no município de Ryman, Pomerânia Ocidental.
1765. Drosedow, condado de Schlawe, Pomerânia - Drozdowo, vila no município de Darlowo, Pomerânia Ocidental.
1766. Drossen, condado de Reppen, Brandemburgo - Osno Lubuskie, cidade na voivodia da Lubúsquia.
1767. Drygallen (entre 1938 e 1945 Drigelsdorf), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Drygaly, aldeia no município de Biala Piska, Vármia-Masúria.
1768. Dubberow, condado de Belgard, Pomerânia - Dobrówo, vila no município de Tychowo, Pomerânia Ocidental.
1769. Dubberphul, condado de Pyritz, Pomerânia - Dobropole Pyrzyckie, aldeia no município de Dolice, Pomerânia Ocidental.
1770. Dubberzin, condado de Schlawe, Pomerânia - Dobrzecino, vila no município de Kobylnica, Pomerânia.
1771. Dubeningken (entre 1938 e 1945 Dubeningen), condado de Goldap, Prússia Oriental - Dubeninki, município na Vármia-Masúria.
1772. Dübzow, condado de Regenwalde, Pomerânia - Dobieszewo, vila no município de Lobez, Pomerânia Ocidental.
1773. Dullen, condado de Oletzko/Treuburg, Prússia Oriental - Duly, localidade no município de Olecko, Vármia-Masúria.
1774. Dummadel, condado de Greifenberg, Pomerânia - Tapadly, vila no município de Brojce, Pomerânia Ocidental.
1775. Dumröse, condado de Stolp, Pomerânia - Domaradz, vila no município de Damnica, Pomerânia.
1776. Dumzin, condado de Belgard, Pomerânia - Domacyno, vila no município de Karlino, Pomerânia Ocidental.
1777. Dünenfeld, condado de Cosel, Silésia - Cisowa, vila administrativa no município de Pilica, Silésia.
1778. Duneyken (entre 1938 e 1945 Duneiken), condado de Goldap, Prússia Oriental - Dunajek, aldeia no município de Goldap, Vármia-Masúria.
1779. Duneyken (entre 1938 e 1945 Duneiken), condado de Oletzko/Treuburg, Prússia Oriental - Dunajek, aldeia no município de Swietajno, Vármia-Masúria.
1780. Dünnow, condado de Stolp, Pomerânia - Duninowo, aldeia no município de Ustka, Pomerânia.
1781. Dünow, condado de Cammin, Pomerânia - Duniewo, vila administrativa no município de Swierzno, Pomerânia Ocidental.
1782. Dürenfurth - Brzeg Dolny, cidade na Baixa Silésia.
1783. Düringsdorf ou Dühringsdorf - Bogdaniec, município na voivodia da Lubúsquia.
1784. Dürr Arnsdorf, condado de Neisse, Silésia - Jarnoltów, aldeia no município de Otmuchów, voivodia de Opole.
1785. Dürren - Dusin, vila administrativa no município de Kamien Pomorski, Pomerânia Ocidental.
1786. Dürrkunzendorf, condado de Löwenberg, Silésia - Suszyna, aldeia no município de Radków, Baixa Silésia.
1787. Düsterbeck, condado de Naugard, Pomerânia - Orzechowo, vila no município de Nowogard, Pomerânia Ocidental.
1788. Duttken (entre 1938 e 1945 Petzkau), condado de Lyck, Prússia Oriental - Dudki, comunidade no município de Kalinowo, Vármia-Masúria.
1789. Duttken (entre 1938 e 1945 Sargensee), condado de Oletzko/Treuburg, Prússia Oriental - Dudki, aldeia no município de Swietajno, Vármia-Masúria.
1790. Dworatzken (entre 1938 e 1945 Herrendorf), condado de Oletzko/Treuburg, Prússia Oriental - Dworackie, localidade no município de Swietajno, Vármia-Masúria.
1791. Dybow, condado de Schlawe, Pomerânia - Dybowo, assentamento rural no município de Kwasowo, Pomerânia Ocidental.
1792. Dybowen (entre 1938 e 1945 Diebau), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Dybówko, aldeia no município de Prostki, Vármia-Masúria.
1793. Dziadowen (entre 1905 e 1945 Königstal), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Dziadowo, aldeia extinta em 1945 que fazia parte do município de Pisz, Varmia-Masúria.
1794. Dziadtken (entre 1938 e 1945 Jagdwiesen), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Dziadki, localidade no município de Pisz, Vármia-Masúria.
1795. Dzieditz - Czechowice-Dziedzice, cidade na Silésia.
1796. Dzielau (entre 1936 e 1945 Teilbach), condado de Cosel, Alta Silésia - Dzielawy, cidadela no município de Gross Neukirch, voivodia de Opole.
1797. Dzielnitz (entre 1936 e 1945 Füllstein), condado de Cosel, Alta Silésia - Dzielnica, aldeia no município de Czissek, voivodia de Opole.
1798. Dziergowitz (entre 1931 e 1945 Oderwalde), condado de Cosel, Alta Silésia - Dziergowice, vila no município de Birawa, voivodia de Opole.
1799. Dzingellen (entre 1938 e 1945 Widmannsdorf), condado de Goldap, Prússia Oriental - Dziegele, aldeia no município de Goldap, Vármia-Masúria.
1800. Dzingellen (entre 1938 e 1945 Dingeln), condado de Oletzko/Treuburg, Prússia Oriental - Dziegiele Oleckie, aldeia no município de Olecko, Vármia-Masúria.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Máximas agrícolas do século XIX


"AGRICULTURA

Maximas agriculas

Da saude queres o segredo?
Dirige a agua - planta o arvoredo.

**********

A preguiça expulsa do teu lar, 
Se não queres nas cadêas habitar.

**********

Ceva o porco - engorda o gado,
Espalha estrume - emprega arado.

*********

A preguiça traz a fome, o frio a sêde
Lançando do vicio a rêde.

**********

A planta e o solo quer alimento,
E como a criatura quer tratamento.

**********

Quem sabe o tempo dividir,
Maior producto deve adquirir.

**********

Alimenta e afaga o gado teu,
Que elle te dá pão no trabalho seu.

**********

Quem resultado procura obter,
Nem uma migalha deve perder.

**********

O arado, o vapor e o criterio,
Da natureza surprehende o mysterio.

**********

Quem florestas plantar,
Verá sua fortuna triplicar."

Fonte: CEARENSE (CE), 26 de Agosto de 1881, pág. 03, col. 01

domingo, 26 de agosto de 2018

Significado e origem de sobrenomes alemães - Parte 77 - Topônimos alemães na Polônia


Muitos sobrenomes de origem alemã são toponímicos (isto é, indicam a procedência de um lugar) que estão vinculados à área do antigo Império Alemão (1871-1919). Pois bem, o Império Alemão ou II Reich (de acordo com a historiografia germânica) abarcava territórios que hoje correspondem a vários países da Europa Central e Oriental (além da própria República Federal da Alemanha, hodiernamente), dentre eles a Polônia. Este fato é  importante, pois tanto a Pomerânia, quanto a Prússia Oriental (também um bom pedaço da Prússia Ocidental) - duas importantes províncias do Reich - estavam majoritariamente, em termos territoriais, na terra polonesa da atualidade. Segue uma lista de antigos nomes alemães para lugares na época do Império Alemão e seus correspondentes atuais na Polônia.

1701. Dlugossen (entre 1938 e 1945 Langheide), condado de Lyck, Prússia Oriental - Dlugosze, aldeia no município de Prostki, Vármia-Masúria.
1702. Dmussen (entre 1938 e 1945 Dimussen), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Dmusy, aldeia no município de Biala Piska, Vármia-Masúria.
1703. Dobberphul, condado de Cammin, Pomerânia - Dobropole, aldeia no município de Wolin, Pomerânia Ocidental.
1704. Dobberphul, condado de Greifenhagen, Pomerânia - Dobropole Gryfinskie, aldeia no município de Stare Czarnowo, Pomerânia Ocidental.
1705. Dobberphul, condado de Königsberg (Neumark), Brandemburgo - Dobropole, aldeia no município de Dobra, Pomerânia Ocidental.
1705. Döbel, condado de Belgard, Pomerânia - Doble, vila no município de Tychowo, Pomerânia Ocidental.
1706. Doben, condado de Angerburg, Prússia Oriental - Doba, localidade no município de Gizycko, Vármia-Masúria.
1707. Döberitzfelde, condado de Deutsch Krone, Brandemburgo - Dobrzyca, cidade na voivodia da Grande Polônia.
1708. Dobiezyn (entre 1939 e 1945 Doberfeld) - Dobiezyn, aldeia no município de Buk, voivodia da Grande Polônia.
1709. Dobroslawitz (entre 1936 e 1945 Ehrenhöhe), condado de Cosel, Alta Silésia - Dobroslawice, cidade na voivodia de Opole.
1710. Dobersorf, condado de Neustadt, Alta Silésia - Dobieszowice, vila no município de Walzen, voivodia de Opole.
1711. Dobrowolla (entre 1935 e 1945 Willenheim), condado de Lyck, Prússia Oriental - Dobra Wola, localidade no município de Stare Juchy, Vármia-Masúria.
1712. Döbsow - Dobieszewo Lesne, aldeia no distrito de Kosice, Eslováquia.
1713. Dockern, condado de Trebnitz, Baixa Silésia - Tokary (local incerto).
1714. Dohnafelde, condado de Belgard, Pomerânia - Donatowo, povoado no município de Ostrowice, Pomerânia Ocidental.
1715. Döhringen, condado de Osterode, Prússia Oriental - Durag, aldeia no município de Ostróda, Vármia-Masúria.
1716. Dolgenow, condado de Belgard, Pomerânia - Dolganów, cidadela no município de Rabino, Pomerânia Ocidental.
1717. Dölitz, condado de Pyritz, Pomerânia - Dolice, município rural na Pomerânia Ocidental.
1718. Doliwen (entre 1938 e 1945 Teichwalde), condado de Oletzko/Treuburg, P´russia Oriental - Doliwy, localidade no município de Olecko, Vármia-Masúria.
1719. Dollna (entre 1936 e 1945 Niederkirch), condado de Gross Strehlitz, Alta Silésia - Dolna, localidade no município de Lesnica, voivodia de Opole.
1720. Dölzig, condado de Königsberg (Neumark), Brandemburgo - Dolsko, aldeia no município de Moryn, Pomerânia Ocidental.
1721. Domanze, condado de Schweidnitz, Baixa Silésia - Domanice, aldeia no município de Mietków, Baixa Silésia.
1722. Dometzko (entre 1936 e 1945 Althaus), condado de Oppeln, Alta Silésia - Domecko, cidadela no município de Komprachcice, voivodia de Opole.
1723. Dombrowitz (entre 1936 e 1945 Eichgrund), condado de Oppeln, Alta Silésia - Dabrowice, localidade no município de Chrzastowice, voivodia de Opole.
1724. Dombrowitze (entre 1936 e 1945 Heide), condado de Guttentag, Alta Silésia - Dabrowica (local incerto).
1725. Dombrowka (entre 1936 e 1945 Klein Eichen), condado de Gross Strehlitz, Alta Silésia - Dabrówka, vila no município de Gogolin, voivodia de Opole.
1726. Dombrowka an der Oder (entre 1934 e 1945 Eichtal), condado de Oppeln, Alta Silésia - Dabrówka Górna, vila no município de Krapkowice, voivodia de Opole.
1727. Dombrowken (entre 1938 e 1945 Eibenburg), condado de Darkehmen/Angerapp, Prússia Oriental - Dabrówka, aldeia no município de Budry, Vármia-Masúria.
1728. Dombrowken (entre 1938 e 1945 Altweiden), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Dabrówka Drygalska, comunidade no município de Biala Piska, Vármia-Masúria.
1729. Dombrowken (entre 1929 e 1945 Eichendorf), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Dabrówka, aldeia no município de Orzysz, Vármia-Masúria.
1730. Dombrowsken (entre 1927 e 1945 Eichensee), condado de Lyck, Prússia Oriental - Dabrowskie, aldeia no município de Prostki, Vármia-Masúria.
1731. Dombrowsken (entre 1938 e 1945 Königsruh), condado de Oletzko/Treuburg, Prússia Oriental - Dabrowskie, aldeia no município de Olecko, Vármia-Masúria.
1732. Donnerau, condado de Waldenburg, Baixa Silésia - Grzmiaca, vila no município de Gluszyca, Baixa Silésia.
1733. Dopken (entre 1938 e 1945 Markgrafsfelde), condado de Oletzko/Treuburg, Prússia Oriental - Dobki, aldeia no município de Olecko, Vármia-Masúria.
1734. Döringshagen, condado de Naugard, Pomerânia - Wolowiec (local indeterminado).
1735. Dörnikau, condado de Glatz, Silésia - Darnków, vila no município de Lewin Klodzki, Baixa Silésia.
1736. Dorotheenhof, condado de Naugard, Pomerânia - Anielino, aldeia no município de Dobra, Pomerânia Ocidental.
1737. Dorotheenthal, condado de Regenwalde, Pomerânia - Sarikierz (local indeterminado).
1738. Dorow, condado de Regenwalde, Pomerânia - Dorowo, vila no município de Resko, Pomerânia Ocidental.
1739. Dorphagen, condado de Cammin, Pomerânia - Mechowo, vila no município de Golczewo, Pomerânia Ocidental.
1740. Dorschen, condado de Goldap, Prússia Oriental - Dorsze, aldeia no município de Kowale Oleckie, Vármia-Masúria.
1741. Dorschen, condado de Lyck, Prússia Oriental - Dorsze, comunidade no município de Kalinowo, Vármia-Masúria.
1742. Dörsenthin, condado de Köslin, Pomerânia - Dzierzecino, aldeia no município de Koszalin, Pomerânia Ocidental.
1743. Dörsenthin, condado de Schlawe, Pomerânia - Dzierzecin, aldeia no município de Postomino, Pomerânia Ocidental.
1744. Dowiaten, condado de Angerburg, Prússia Oriental - Dowiaty, localidade no município de Budry, Vármia-Masúria.
1745. Drage - Drawa, riacho que percorre as voivodias da Pomerânia Ocidental e Grande Polônia.
1746. Dragerbruch, condado de Friedeberg/Neumark, Brandemburgo - Drawiny, aldeia no município de Drezdenko, voivodia da Lubúsquia.
1747. Dramburg, Brandemburgo/Pomerânia - Drawsko Pomorskie, cidade na Pomerânia Ocidental.
1748. Drammin, condado de Cammin, Pomerânia - Dramino, aldeia no município de Wolin, Pomerânia Ocidental.
1749. Dratzig, condado de Filehne, Posnânia - Drawsko, município na voivodia da Grande Polônia.
1750. Dratzigmühle, condado de Filehne, Posnânia - Drawski Mlyn, aldeia no município de Drawsko, voivodia da Grande Polônia.

sábado, 25 de agosto de 2018

191 anos da Independência do Uruguay


Vídeo disponível no canal Nerdologia no YouTube. Muito bem editado, com narração concisa e bem informativa. Vale a pena conferir!

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Significado e origem de sobrenomes alemães - Parte 76 - Topônimos alemães na Polônia


Muitos sobrenomes de origem alemã são toponímicos (isto é, indicam a procedência de um lugar) que estão vinculados à área do antigo Império Alemão (1871-1919). Pois bem, o Império Alemão ou II Reich (de acordo com a historiografia germânica) abarcava territórios que hoje correspondem a vários países da Europa Central e Oriental (além da própria República Federal da Alemanha, hodiernamente), dentre eles a Polônia. Este fato é  importante, pois tanto a Pomerânia, quanto a Prússia Oriental (também um bom pedaço da Prússia Ocidental) - duas importantes províncias do Reich - estavam majoritariamente, em termos territoriais, na terra polonesa da atualidade. Segue uma lista de antigos nomes alemães para lugares na época do Império Alemão e seus correspondentes atuais na Polônia.

1651. Denkhaus, condado de Arnswalde, Brandemburgo - Pamiecin, vila administrativa no município de Recz, Pomerânia Ocidental.
1652. Denzig, condado de Dramburg, Pomerânia - Debsko, vila no município de Kalisz Pomorski, Pomerânia Ocidental.
1653. Denzin, condado de Belgard, Pomerânia - Debczyno, vila no município de Bialogard, Pomerânia Ocidental.
1654. Derschau, condado de Oppeln, Alta Silésia - Suchy Bór, cidadela no município de Chrststau, voivodia de Opole.
1655. Dertzow, condado de Soldin, Brandemburgo - Derczewo, aldeia no município de Mysliborz, Pomerânia Ocidental.
1656. Deschowitz, condado de Gross Strehlitz, Alta Silésia - Zdzieszowice, cidade na voivodia de Opole.
1657. Deuthin, condado de Cammin, Pomerânia - Ducino, aldeia no município de Kamien Pomorski, Pomerânia Ocidental.
1658. Deutsch Eylau, condado de Rosenberg, Prússia Ocidental - Ilawa, cidade e sede de condado na Vármia-Masúria.
1659. Deutsch Filehne, condado de Netz, Brandemburgo - Wielen, cidade na voivodia da Grande Polônia.
1660. Deutsch Jamke (entre 1936 e 1945 Mittenwalde), condado de Falkenberg, Alta Silésia - Nowa Jamka, cidade na voivodia de Opole.
1661. Deutsch Krone, Brandemburgo - Walcz, cidade na Pomerânia Ocidental.
1662. Deutsch Leippe, condado de Grottkau, Alta Silésia - Lipowa, vila no município de Grodków, voivodia de Opole.
1663. Deutsch Lissa, Breslau-Lissa - Wroclaw-Lesnica, distrito no oeste da cidade  de Wroclaw, voivodia da Baixa Silésia.
1664. Deutsch Müllmen, condado de Neustadt, Alta Silésia - Wierzch, vila no municípiode Glogówek, voivodia de Opole.
1665. Deutsch Neukirch, condado de Leobschütz, Silésia - Nowa Cerekwia, vila no município rural de Kietrz, voivodia de Opole.
1666. Deutsch Piekar - Piekary Slaskie, cidade na Silésia.
1667. Deutsch Pribbernow, condado de Greifenberg, Pomerânia - Przybiernówko, vila no município de Gryfice, Pomerânia Ocidental.
1668. Deutsch Puddiger, condado de Schlawe, Pomerânia - Podgórki, vila no município de Malechowo, Pomerânia Ocidental.
1669. Deutsch Rogau - Rogówko (local incerto).
1670. Deutsch Wartenberg, condado de Grünberg, Silésia - Otyn, cidade na voivodia da Lubúsquia.
1671. Deutscheneck  ou Deutschek - Sompolno, cidade e sede de condado na voivodia da Grande Polônia.
1672. Deutsch-Jägel, condado de Strehlen, Baixa Silésia - Jagielno, aldeia no município de Przeworno, Baixa Silésia.
1673. Deutsch-Nettkow (entre 1937 e 1945 Strassburg Oder), condado de Crossen, Brandemburgo - Nietkowice, aldeia no município de Czerwiensk, voivodia da Lubúsquia.
1674. Deutschrode, condado de Schlawe, Pomerânia - Tokary, vila no município de Slawno, Pomerânia Ocidental.
1675. Deutschrode, condado de Strelno, Posnânia - Ciencisko, aldeia no município de Strzelno, voivodia da Cujávia-Pomerânia.
1676. Dewsberg, condado de Belgard, Pomerânia - Dziwogóra, aldeia no município de Polczyn-Zdrój, Pomerânia Ocidental.
1677. Dicking, condado de Friedeberg (Neumark), Brandemburgo - Derkacze, aldeia no município de Dobiegniew, voivodia da Lubúsquia.
1678. Dicking, condado de Guben, Brandemburgo - Dzikowo, vila no município de Gubin, voivodia da Lubúsquia.
1679. Diebelsbruch, condado de Arnswalde, Pomerânia - Jaglisko, vila no município de Bierzwnik, Pomerânia Ocidental.
1680. Diebowen (entre 1938 e 1945 Diebauen), condado de Oletzko/Treuburg, Prússia Oriental - Dybowo, aldeia no município de Swietajno, Vármia-Masúria.
1681. Diebowen (entre 1938 e 1945 Dommelhof), condado de Sensburg, Prússia Oriental - Dybowo, aldeia no município de Mikolajki, Vármia-Masúria.
1682. Dieckow ou Diekow, condado de Soldin, Brandemburgo - Dzikowo (local incerto).
1683. Diedrichsdorf, condado de Naugard, Pomerânia - Bolechowo, aldeia no município de Goleniów, Pomerânia Ocidental.
1684. Dietrichsdorf, condado de Gerdauen, Prússia Oriental - Dzietrzychowo, localidade no município de Sepopol, Vármia-Masúria.
1685. Dietrichswalde ou Dittrichswalde, condado de Allenstei, Prússia Oriental - Giertrzwald, município na Vármia-Masúria.
1686. Dietrichswalde, condado de Sensburg, Prússia Oriental - Wólka, vila no município de Ruciane-Nida, Vármia-Masúria.
1687. Dievenów, condado de Cammin (posteriormente condado de Wollin), Pomerânia - Dziwnów, cidade na Pomerânia Ocidental.
1688. Dimkuhlen, condado de Belgard, Pomerânia - Dzieciolowo, vila no município de Tychowo, Pomerânia Ocidental.
1689. Dingelsberg, condado de Saatzig, Pomerânia - Orzechowo (local incerto).
1690. Dirschau, Prússia Ocidental - Tczew, município na voivodia da Pomerânia.
1691. Dirschel, condado de Ratibor, Silésia - Dzierzyslaw, aldeia no município de Kietrz, voivodia de Opole.
1692. Dirschelwitz, condado de Neustadt, Alta Silésia - Dzierzyslawice, cidadela no município de Glogówek, voivodia de Opole.
1693. Dischenhagen, condado de Cammin, Pomerânia - Dzisna, vila no município de Przybiernów, Pomerânia Ocidental.
1694. Dittersbach bei Waldenburg, condado de Sprottau, Silésia - Dzietrzychów, distrito da cidade de Walbrzych, Baixa Silésia.
1695. Dittmannsdorf, condado de Frankenstein, Silésia - Dziecmorowice, aldeia no município de Walbrzych, Baixa Silésia.
1696. Dlottowen (entre 1938 e 1945 Fischborn), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Dlutowo, aldeia extinta em 1945, devido à guerra, que fazia parte do município de Pisz, Vármia-Masúria.
1697. Dluggen (entre 1938 e 1945 Langenhöh), condado de Lyck, Prússia Oriental - Dlugie, comunidade no município de Kalinowo, Vármia-Masúria.
1698. Dlugigrund (entre 1930 e 1945 Langengrund), condado de Sensburg, Prússia Oriental - Dlugi Grad, cidadela no município de Mikolajki, Vármia-Masúria.
1699. Dlugikont (entre 1903 e 1945 Klarheim), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Dlugi Kat, localidade no município de Biala Piska, Vármia-Masúria.
1700. Dlugochorellen (entre 1897 e 1945 Langsee), condado de Lyck, Prússia Oriental - Dlugochorzele, aldeia no município de Prostki, Vármia-Masúria.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Cipriano José Barata de Almeida


"Político e jornalista brasileiro (1762-1838). Nascido em Natal (RN), formou-se em Medicina na Universidade de Coimbra. Grande propagandista da Independência, participou da chamada Conjuração Baiana e da Revolução Pernambucana de 1817. Deputado baiano às Cortes de Lisboa, como outros ilustres representantes brasileiros naquela Casa recusou-se a assinar a Constituição Portuguesa, que era lesiva aos interesses do Brasil. Refugiado com vários dos seus companheiros em Falmouth, Inglaterra, regressou ao Brasil depois da Independência. Iniciou então a publicação do seu famoso jornal Sentinela da Liberdade, através do qual manteve acirrada oposição ao governo de D. Pedro I. Diversas vezes preso por motivos políticos, ficou célebre por suas atitudes de grande firmeza de caráter: certa feita, na Fortaleza de Santa Cruz, não só se recusou a falar com o Imperador, como ainda lhe voltou as costas, acintosamente."

Fonte: Dicionário Cívico-Histórico Brasileiro, 1980.

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Sublevação no armazém de café


"Sublevação e ameaça

Deu-se no dia 7, na côrte, um facto lamentavel na rua dos Benedictinos. Na antiga casa dos Srs. J. Ferreira Cardoso & Cia., commissarios de café, mais de 70 escravos empregados no serviço da casa sublevarão-se e ameaçarão a existencia das pessoas que se achavão no armazém, perturbando gravemente a ordem publica e pondo em sobressalto a todo esse bairro commercial.

As autoridades, informadas do facto, tomarão promptamente as providencias necessarias e uma força de 200 praças foi encarregada de reduzir á obediencia a turba sublevada.

Effectivamente conseguia-se a prisão dos amotinados, que forão recolhidos á casa de correcção."

Fonte: O CONSTITUCIONAL, 21 de Janeiro de 1873, p.02, c.04

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Significado e origem de sobrenomes alemães - Parte 75 - Topônimos alemães na Polônia


Muitos sobrenomes de origem alemã são toponímicos (isto é, indicam a procedência de um lugar) que estão vinculados à área do antigo Império Alemão (1871-1919). Pois bem, o Império Alemão ou II Reich (de acordo com a historiografia germânica) abarcava territórios que hoje correspondem a vários países da Europa Central e Oriental (além da própria República Federal da Alemanha, hodiernamente), dentre eles a Polônia. Este fato é  importante, pois tanto a Pomerânia, quanto a Prússia Oriental (também um bom pedaço da Prússia Ocidental) - duas importantes províncias do Reich - estavam majoritariamente, em termos territoriais, na terra polonesa da atualidade. Segue uma lista de antigos nomes alemães para lugares na época do Império Alemão e seus correspondentes atuais na Polônia.

1601. Daber, condado de Ueckermünde, Pomerânia - Dobra, aldeia no município de Police, Pomerânia Ocidental.
1602. Daberkow, condado de Regenwalde, Pomerânia - Dobrkowo, vila no município de Radowo Male, Pomerânia Ocidental.
1603. Dadow, condado de Greifenberg, Pomerânia - Dziadowo, vila no município de Gryfice, Pomerânia Ocidental.
1604. Dagutschen (entre 1938 e 1945 Zapfengrund), condado de Goldap, Prússia Oriental - Degucie, aldeia no município de Dubeninki, Vármia-Masúria.
1605. Dahlow ou Dalow, condado de Saatzig, Pomerânia - Dalewo, vila no município de Drawsko Pomorskie, Pomerânia Ocidental.
1606. Dambee (entre 1938 e 1945 Eichen), comunidade de Wottnogge, condado de Stolp, Pomerânia - Dabie, aldeia no município de Czarna Dabrówka, Pomerânia.
1607. Dambee (entre 1938 e 1945 Eichweide), comunidade de Schmolsin, condado de Stolp, Pomerânia - atualmente é uma localidade inexistente.
1608. Dambine (entre 1936 e 1945 Klein Eichen), condado de Neustadt, Alta Silésia - Debina, cidadela no distrito de Prudnik, voivodia de Opole.
1609. Dambinietz (entre 1934 e 1945 Eichberge), condado de Oppeln, Alta Silésia - Debiniec, cidadela no município de Murów, voivodia de Opole.
1610. Dambrau, condado de Falkenberg, Alta Silésia - Dabrowa, município na voivodia de Opole.
1611. Damen, condado de Belgard, Pomerânia - Stare Debno, aldeia no município de Tychowo, Pomerânia Ocidental.
1612. Damerfitz, condado de Naugard, Pomerânia - Dabrowica (local incerto).
1613. Damerkow, condado de Bütow, Pomerânia - Dabrówka, aldeia no município de Byton, Cujávia-Pomerânia.
1614. Damerkow, condado de Stolp, Pomerânia - Dabrówka, aldeia no município de Damnica, Pomerânia.
1615. Damerow, condado de Belgard, Pomerânia - Dabrowa Bialogardzka, aldeia no município de Rabino, Pomerânia Ocidental.
1616. Damerow, condado de Cammin, Pomerânia - Dabrowa (local incerto).
1617. Damerow, condado de Naugard, Pomerânia - Dabrowa Nowogardzka, vila no município de Nowogard, Pomerânia Ocidental.
1618. Damerow, condado de Schlawe, Pomerânia - Dabrowa, vila no município de Sianów, Pomerânia Ocidental.
1619. Damitz - Debnica, rio no noroeste da Polônia, na voivodia da Pomerânia Ocidental.
1620. Damitz ou Dembitza, condado de Kolberg-Körlin, Pomerânia - Debica, cidade na voivodia da Subcarpácia.
1621. Damkerort, condado de Schlawe, Pomerânia - Dabkowice, aldeia no município de Darlowo, Pomerânia.
1622. Dammen, condado de Stolp, Pomerânia - Damno, vila no município de Damnica, Pomerânia.
1623. Damnig, condado de Namslau, Silésia - Debnik, aldeia no município de Wilków, voivodia de Opole.
1624. Damsdorf, condado de Neumarkt, Silésia - Damionowo (local indeterminado).
1625. Damshagen, condado de Schlawe - Domaslawice, aldeia no município de Darlowo, Pomerânia Ocidental.
1626. Damuster, condado de Randow, Pomerânia - Debostrów, vila no município de Police, Pomerânia Ocidental.
1627. Daniellen (entre 1938 e 1945 Kleinreimannswalde), condado de Oletzko/Treuburg, Prússia Oriental - Daniele, localidade no município de Kowale Oleckie, Vármia-Masúria.
1628. Danietz (entre 1936 e 1945 Bergdorf), condado de Oppeln, Alta Silésia - Daniec, cidadela no município de Chrzastowice, voivodia de Opole.
1629. Dannenberg, condado de Wollin, Pomerânia - Domyslow, aldeia no município de Wolin, Pomerânia Ocidental.
1630. Dannowen (entre 1938 e 1945 Siegenau), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Danowo, aldeia no município de Biala Piska, Vármia-Masúria.
1631. Dannowen (entre 1938 e 1945 Dannen), condado de Lötzen, Prússia Oriental - Danowo, aldeia no município de Milki, Vármia-Masúria.
1632. Danzig, Prússia Ocidental - Gdansk, capital da voivodia da Pomerânia.
1633. Dargebanz, condado de Wollin, Pomerânia - Dargobadz, aldeia no município de Wolin, Pomerânia Ocidental.
1634. Dargislaff, condado de Greifenberg, Pomerânia - Dargoslaw, vila no município de Brojce, Pomerânia Ocidental.
1635. Darkow, condado de Belgard, Pomerânia - Dargikowo, aldeia no município de Bialogard, Pomerânia Ocidental.
1636. Damgardt, condado de Kolberg-Körlin, Pomerânia - Debogard, aldeia no município de Dygowo, Pomerânia Ocidental.
1637. Darmietzel, condado de Königsberg (Neumark), Brandemburgo - Dargomysl, aldeia no município de Debno, Pomerânia Ocidental.
1638. Darsewitz, condado de Wollin, Pomerânia - Darzowice, aldeia no município de Wolin, Pomerânia Ocidental.
1639. Darsin, condado de Stolp, Pomerânia - Darzyno, aldeia no município de Potegowo, Pomerânia.
1640. Darsow, condado de Greifenberg, Pomerânia - Darzewo (local incerto).
1641. Darsow, condado de Stolp, Pomerânia - Darzewo, aldeia no município de Nowa Wies Leborska, Pomerânia.
1642. Dassow, condado de Kolberg-Körlin - Daszewo, aldeia no município de Karlino, Pomerânia Ocidental.
1643. Datzow, condado de Schlawe, Pomerânia - Dadzewo, aldeia no município de Polanów, Pomerânia Ocidental.
1644. Dziekanstwo (entre 1936 e 1945 Dechantsdorf), condado de Oppeln, Alta Silésia - Dziekanstwo, cidadela no município de Komprachcice, voivodia de Opole.
1645. Deep, condado de Greifenberg, Pomerânia - Mrzezyno, vila marítima no município de Trzebiatów, Pomerânia Ocidental.
1646. Deetz, condado de Soldin, Brandemburgo - Dziedzice, localidade no município de Barlinek, Pomerânia Ocidental.
1647. Degow, condado de Kolberg-Körlin, Pomerânia - Dygowo, aldeia e sede do município homônimo na Pomerânia Ocidental.
1648. Dembio (entre 1936 e 1945 Reichenwald), condado de Oppeln, Alta Silésia - Debie, localidade no município de Chrzastowice, voivodia de Opole.
1649. Dembiohammer (entre 1936 e 1945 Eichhammer), condado de Oppeln, Alta Silésia - Debska Kuznia, localidade no município de Chrzastowice, voivodia de Opole.
1650. Dembowa (entre 1935 e 1945 Eichungen), condado de Cosel, Alta Silésia - Debowa, vila no município de Kedzierzyn-Kozle, voivodia de Opole.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Histórias Curiosas LXV

Este curioso acontecimento se passou há cerca de 30 anos atrás e nos foi passado por um amigo nosso em colaboração. 

Tendo viajado para a Europa com propósitos de estudo, o então jovem estudante teve a oportunidade de conhecer o norte da Alemanha e, por proximidade, acabou ingressando no território da Dinamarca - país que o encantou devido ao alto nível de desenvolvimento sócio-econômico. Curioso, visitou vários locais históricos e culturais, dentre eles, um museu dedicado à história da monarquia dinamarquesa existente na capital Copenhague. 

No momento da visitação, uma guia turística local atendia os turistas estrangeiros usando o inglês como língua franca. Objetos, esculturas e pinturas são mostrados e o jovem estudante brasileiro escutava tudo com atenção. Em dado momento, a guia para defronte a uma gravura e explica: "This is King Valdemar, who belonged to the dynasty ..." (Este é o rei Valdemar, que pertenceu à dinastia...)

O estudante não pode se conter e passou a rir copiosamente. A menção ao nome "Valdemar" chegou ao seus ouvidos como uma jocosidade. Teve que se afastar momentaneamente do grupo, na medida que sua namorada e um amigo tentavam contê-lo, sem saber bem o porquê da piada. O estudante brasileiro, ainda tomado pela hilaridade, tentava explicar: "Valdemar no Brasil é nome de taxista, de dono de bar. Desculpem a ignorância, mas é um nome comum e popular. Por isso, não aguentei! Desculpem novamente, mas para mim é estranho ser usado como o nome de um grande rei!"

Após se recompor, o estudante e seu grupo de amigos retornaram ao conjunto maior e tentaram seguir com alguma seriedade. Todavia, novamente tornou-se impossível continuar a presença do jovem estudante brasileiro. A guia havia conduzido o grupo a um outro ponto do museu e explicou "This is Princess Dagmar!" O riso foi incontrolável. Para o estudante brasileiro, Dagmar era nome de merendeira de escola!

domingo, 19 de agosto de 2018

O caso do guarda-livros Brites


"- Communicam-nos de Pelotas o seguinte caso: - No dia 27 ou 28 do mez proximo passado na cidade de Pelotas, perpetrou-se um crime horroroso. Um jovem de nome Brites, guarda livros do sr. Braga (boticario), tinha por costume, todas as tardes, dar seu passeio pelos suburbios da cidade e descançava na casa de um lombilheiro Leite, que tem uma filha, a quem o jovem dedicava seus affectos. Uma occasião achando-se com um genro de Leite de visita em uma casa, as senhoras lhe perguntaram quando casava-se com a filha do referido Leite, e este contestou que nada havia, pois que visitava aquella familia por passar o tempo, e tomar uma chicara de café; prevalece-se o genro de Leite desta resposta e fez ver ao sogro que sua filha estava difamada por Brites, aquelle não trepidou armar-lhe uma cilada, na qual o inesperto foi victima: mandáram chamal-o em nome da filha, (infamia requintada) e quando o apanhou em casa, reunido com outros, o encerraram em um quarto dando-lhe a escolha de apanhar bolos ou ser victima de um punhal com que estavam armados; escarrando-lhe nas faces e fazendo-lhe outras injurias. O jovem vendo o furor de seus assassinos, proferio apanhar os bolos. Os malvados depois de deixar em deploravel estado as mãos da victima o retiráram de casa, sem duvida para levar mais longe seu crime, e na sahida encontram-se com um vulto, e o infeliz Brites pôde gritar espavorido e pedir soccorro; os malvados receiosos retiram-se, e assim pôde lograra salvar-se.

No dia seguinte apresentou-se Brites á justiça; procedeu-se a corpo de delicto, e segue o summario crime contra Leite e seus cumplices; que tendo esgotado toda a especie de ardil e empenhos, afinal offereceu ao infeliz Brites cinco contos de réis para desistir, este não aceitou, como era de esperar de um jovem honesto: o perverso vendo que nada podia conseguir consta que evadira-se."

Fonte: A PATRIA (RJ), 27 de Outubro de 1858, pág. 01, col. 01

sábado, 18 de agosto de 2018

Significado e origem de sobrenomes alemães - Parte 74 - Topônimos alemães na Polônia


Muitos sobrenomes de origem alemã são toponímicos (isto é, indicam a procedência de um lugar) que estão vinculados à área do antigo Império Alemão (1871-1919). Pois bem, o Império Alemão ou II Reich (de acordo com a historiografia germânica) abarcava territórios que hoje correspondem a vários países da Europa Central e Oriental (além da própria República Federal da Alemanha, hodiernamente), dentre eles a Polônia. Este fato é  importante, pois tanto a Pomerânia, quanto a Prússia Oriental (também um bom pedaço da Prússia Ocidental) - duas importantes províncias do Reich - estavam majoritariamente, em termos territoriais, na terra polonesa da atualidade. Segue uma lista de antigos nomes alemães para lugares na época do Império Alemão e seus correspondentes atuais na Polônia.

1551. Chottschow (entre 1938 e 1945 Gotendorf), condado de Lauenburg, Pomerânia - Choczewo, cidade na Pomerânia.
1552. Christinenberg, condado de Naugard, Pomerânia - Kliniska Wielkie, vila no município de Goleniów, Pomerânia Ocidental.
1553. Christophswalde, condado de Landsberg, Brandemburgo - Jastrzebnik (local incerto).
1554. Chroscziellen (entre 1933 e 1945 Kreuzfeld), condado de Lyck, Prússia Oriental - Chrusciele, aldeia no município de Elk, Vármia-Masúria.
1555. Chrosczinna (entre 1934 e 1945 Reisern), condado de Oppeln, Alta Silésia - Chroscina, localidade no município de Dabrowa, voivodia de Opole.
1556. Chrosczütz (entre 1935 e 1945 Rutenau), condado de Oppeln, Alta Silésia - Chroscice, aldeia no município de Gross Döbern, voivodia de Opole.
1557. Chronstau (entre 1936 e 1945 Kranst), condado de Oppeln, Alta Silésia - Chrzastowice, município na voivodia de Opole.
1558. Chrzanowen (entre 1933 e 1945 Kalkofen), condado de Lyck, Prússia Oriental - Chrzanowo, aldeia no município de Elk, Vármia-Masúria.
1559. Chrzowitz (entre 1936 e 1945 Oderfelde), condado de Oppeln, Alta Silésia - Chrzowice, cidadela no município de Proszków, voivodia de Opole.
1560. Chrzumczütz (entre 1933 e 1945 Schönkirch), condado de Oppeln, Alta Silésia - Chrzaszczyce, vila no município de Prósków, voivodia de Opole.
1561. Chursdorf, condado de Soldin, Brandemburgo - Mostkowo, aldeia no município de Barlinek, Pomerânia Ocidental.
1562. Ciochowitz (entre 1936 e 1945 Stillenort), condado de Gleiwitz, Silésia - Cichowice (local indeterminado).
1563. Coccejendorf, condado de Schlawe, Pomerânia - Radoslaw, aldeia no município rural de Slawno, Pomerânia Ocidental.
1564. Cocceji-Neudorf, condado de Landsberg, Brandemburgo - Krzyszczyna, vila no município de Bogdaniec, voivodia da Lubúsquia.
1565. Cocceji-Neuwalde, condado de Landsberg, Brandemburgo - Krzyszczyna, vila no município de Bogdaniec, voivodia da Lubúsquia.
1566. Codram - Kodrab, aldeia no município de Wolin, Pomerânia Ocidental.
1567. Collnischken (entre 1938 e 1945 Burgfelde) - Kolniszki, localidade no município de Goldap, Vármia-Masúria.
1568. Colonnowska (entre 1936 e 1945 Grafenweiler), condado de Gross Strehlitz, Alta Silésia - Kolonowskie, município na voivodia de Opole.
1569. Comprachtschütz (entre 1936 e 1945 Gumpertsdorf), condado de Oppeln, Alta Silésia - Komprachcice, município na voivodia de Opole.
1570. Cosel, Silésia - Kozle, distrito do município de Kedzierzyn-Kozle, voivodia de Opole.
1571. Crone an der Brahe - Koronowo, cidade na voivodia da Cujávia-Pomerânia.
1572. Crossen, Brandemburgo - Krosno Odrzanskie, cidade na voivodia da Lubúsquia.
1573. Culm ou Kulm, Prússia Ocidental - Chelmno, cidade na voivodia da Cujávia-Pomerânia.
1574. Czarnen (entre 1938 e 1945 Scharnen), condado de Goldap, Prússia Oriental - Czarne, aldeia no município de Dubeninki, Vármia-Masúria.
1575. Czarnen (entre 1938 e 1945 Herzogsdorf), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Czarne, aldeia no município de Orzysz, Vármia-Masúria.
1576. Czarnikau (entre 1940 e 1945 Scharnikau) - Czarnków, cidade-condado na voivodia da Grande Polônia.
1577. Czarnowken (entre 1938 e 1945 Grundensee), condado de Lötzen, Prússia Oriental - Czarnówka, aldeia no município de Wydminy, Vármia-Masúria.
1578. Czechowitz ou Czechowitz-Dziedzitz - Czechowice-Dziedzice, cidade na Silésia.
1579. Czernien (entre 1930 e 1945 Dornberg), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Ciernie, aldeia no município de Prostki, Vármia-Masúria.
1580. Czerwentzütz (entre 1936 e 1945 Rotental), condado de Ratibor, Alta Silésia - Czerwiecice, aldeia no município rural de Rudnik, Silésia.
1581. Czerwanken (entre 1930 e 1945 Rotenfelde), condado de Sensburg, Prússia Oriental - Czerwonki, aldeia no município de Mragowo, Vármia-Masúria.
1582. Czerwonken (entre 1932 e 1945 Rotbach), condado de Lyck, Prússia Oriental - Czerwonka, aldeia no município rural de Stare Juchy, Vármia-Masúria.
1583. Cziasnau (entre 1936 e 1945 Teichwalde), condado de Guttentag, Alta Silésia - Czarne (local incerto).
1584. Czienskowitz (entre 1934 e 1945 Schwerfelde), condado de Cosel, Alta Silésia - Ciezkowice, cidade na voivodia de Opole.
1585. Cziernien (entre 1929 e 1945 Dorntal), condado de Lyck, Prússia Oriental - Ciernie, aldeia no município de Elk, Vármia-Masúria.
1586. Czierspienten (entre 1905 e 1945 Seehöhe), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Cierzpiety, aldeia no município de Orzysz, Vármia-Masúria.
1587. Czierspienten (entre 1902 e 1945 Treuwalde), condado de Osterode, Prússia Oriental - Cierzpiety, antigo assentamento independente, porém desde 1988 somente parte da cidade de Ostróda, Vármia-Masúria.
1588. Czierspienten (entre 1906 e 1945 Zollerhöhe), condado de Sensburg, Prússia Oriental - Cierzpiety, aldeia no município de Piecki, Vármia-Masúria.
1589. Cziessen (entre 1908 e 1945 Seeheim), condado de Lyck, Prússia Oriental - Cisy, aldeia no município de Prostki, Vármia-Masúria.
1590. Czissek (entre 1934 e 1945 Friedenau), condado de Cosel, Alta Silésia - Cisek, município de voivodia de Opole.
1591. Czurkten (entre 1938 e 1945 Schuchten), condado de Oletzko/Treuburg, Prússia Oriental - Czukty, aldeia no município de Kowale Oleckie, Vármia-Masúria.
1592. Czyborren (entre 1938 e 1945 Steinen), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Cibory, aldeia no município de Biala Piska, Vármia-Masúria.
1593. Czybulken (entre 1938 e 1945 Richtenfeld), condado de Lötzen, Prússia Oriental - Cybulki, aldeia no município de Wydminy, Vármia-Masúria.
1594. Czychen (entre 1938 e 1945 Bolken), condado de Oletzko/Treuburg, Prússia Oriental - Cichy, localidade no município de Swietajno, Vármia-Masúria.
1595. Czynczen (entre 1938 e 1945 Zinschen), condado de Lyck, Prússia Oriental - Czyncze, comunidade no município de Kalinowo, Vármia-Masúria.
1596. Czyprken (entre 1930 e 1945 Kolbitz), condado de Johannisburg, Prússia Oriental - Czyprki, aldeia no município de Prostki, Vármia-Masúria.
1597. Czyprken (entre 1928 e 1945 Freiort), condado de Lötzen, Prússia Oriental - Czyprki, aldeia no município de Milki, Vármia-Masúria.
1598. Daarz, condado de Naugard, Pomerânia - Darz, aldeia no município de Maszewo, Pomerânia Ocidental.
1599. Daber, condado de Naugard, Pomerânia - Dobra, cidade na Pomerânia Ocidental.
1600. Daber, condado de Stolp, Pomerânia - Dobra, aldeia no município de Debnica Kaszubska, Pomerânia.