SAALFELD é um toponímico relacionado a uma cidade homônima que se encontra no estado alemão da Turíngia. Vide link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Saalfeld/Saale
ANN pode ser um matronímico do nome Anna; ou também uma variante de AHN que significa idoso, velho, ancião.
KIRCHHEIM é um sobrenome toponímico, porém de vasta possibilidade de origem. Significa algo como "terreno da igreja", "área da igreja".
Encontra-se este topônimo nos seguintes lugares na Europa: Na Alemanha: uma cidade no estado de Baden-Württenberg; dois municípios no estado de Baden-Württenberg; quatro municípios na Baviera; um município no Hesse; um município na Renânia do Norte-Vestfália; um município na Turíngia; um distrito municipal na cidade de Heidelberg, Baden-Württenberg; um distrito municipal na cidade de Euskirchen, Renânia do Norte-Vestfália; uma localidade no município de Tiitmoning, na Baviera; cerca de 35 aldeias ou localidades diversas em diversos estados alemães. Na Áustria: um município na Alta Áustria. Na França: um município na Alsácia. Na Polônia: uma aldeia extinta encontrada na Baixa Silésia.
FREYER é uma derivação de 205. Frey: sobrenome poligenético que significa agricultor livre, isto é, agricultor que não era servo de um feudo ou vassalo de um nobre, sendo possuidor de uma gleba própria na Idade Média. Ocorre principalmente no sul da Alemanha e Suíça. Variantes: Frei - variante comum. Fray - variante na região renana. Frej - variante comum do leste europeu. Fry - variante na língua inglesa.
Olá Joaquim! Parabéns pelo Blog! Teria mais informações sobre o sobrenome Bakaus? Sei que meu bisavô imigrou da alemanha por volta de 1900. A informação sobre a origem da Pomerânia foi nova pra gente, muito bacana!
576. Backhaus: sobrenome poligenético que significa casa do forno. Na Idade Média, no Sacro Império Romano-Germânico, em determinadas comunidades se generalizou o costume de construir fornos comunitários. Atestadas desde o século XIV, as casas de forno surgiram por meio de éditos imperiais para evitar incêndios nas habitações rústicas da população. Generalizaram-se desde então, sendo considerado um prédio público obrigatório a partir do século XVII. Enquanto sobrenome designa o oficial responsável por uma casa do forno. Ocorre principalmente no noroeste e centro-oeste da Alemanha, em regiões como o norte do Hesse, Westfália, centro e sul da Baixa Saxônia e oeste da Turíngia. Data justamente do século XIV. Backhaus também é um topônimo comum na Alemanha. Variantes: Backhauser - variante derivada. Backes - variante no baixo alemão. Bakhus - variante arcaica. Backaus, Backhus - variantes relacionadas.
BULLERJHANN, porém acredito que a forma BULLERJAHNN seja a mais próxima do original. Significa algo literalmente como "Jahn (João) intimidador", "João estrondoso", "João ruidoso".
Amigo, eu não encontrei essa grafia nem em sobrenomes pomeranos, nem em sobrenomes alemães. Não seria o caso de uma troca de grafia para o português. Se for, tenho alguns indícios. Precisaria de mais informações. Estou à disposição!
Ola Prof Joaquim. Meu sobrenome é Bucholdz, nunca soube da origem certa. Meu avô sempre contou que seu pai Jose Bucholdz veio da Alemanha, mas ele sempre foi muito restrito na história e não possui documentos. Em nossas pesquisas percebemos que pode ser pomerana. No registro de naturalização Brasileira diz que ele é polonês
GROCHEWSKI da forma como aparece pode ser um toponímico relacionado à aldeia de Grochowe, no município de Tuszów, distrito de Mielec, voivodia da Subcarpácia, Polônia. Grochewski é o gentílico direto de Grochowe.
Sobre a localidade: https://pl.wikipedia.org/wiki/Grochowe
Minha bisavó paterna se chamava Christina Selau. Infelizmente não consegui encontrar muita coisa sobre ela, somente seu nome em registros históricos. Até hoje não descobri ao certo nossas origens. Meu sobrenome é Francisco mas tenho alguns primos distantes com sobrenome Selau. Só encontrei(sobrenome Francisco) aqui no Rio Grande do Sul, mais especificamente no litoral norte, onde coincidentemente há algumas pessoas a qual nunca tivemos contato, com o sobrenome Selau. Minha família é uma mistura de etnias. Minha avó paterna era descendente de índios, já meu avô, filho de Christina Selau, até hoje não sabemos, mas boa parte deles tinham/tem olhos claros, inclusive meu pai.
estava esse dias me questionando se meu sobrenome tem origem pomerana. Sou Eller com meus descendentes maternos vindo de Afonso claudio. Alguma idéia da origem?
ELLER é uma forma regional para amieiro (espécie de árvore). Também pode ser uma variante do nome medieval Aehl (forma aproximada no português seria o nome masculino Agildo) e significa águia. Também nomeia um rio que corta a Turíngia e a Baixa Saxônia e nomeava outrora um distrito e uma castelania próximos a Düsseldorf.
Ele pode ser pomerano, mas pode ser também relacionado a quaisquer regiões da Europa de língua alemã e seus dialetos. Isso porque é um sobrenome muito abrangente em termos de ocorrência.
Se a linhagem específica sua é pomerana, dependeria de uma pesquisa genealógica. Mas, sim, ele pode ser enquadrado como pomerano, na medida em que a linhagem em questão seja derivada de um tronco antigo que se estabeleceu na Pomerânia em séculos anteriores (vale lembrar que a Pomerânia foi uma zona de imigração Oeste-Leste na Idade Média).
Bom dia. Gostaria de saber se você têm informações sobre o sobrenome Klug. Meus antepassados nasceram na região da antiga Pomerania, mas não encontrei esse sobrenome na lista.
471. Klug: sobrenome poligenético que significa sábio, inteligente. Provém etimologicamente do alto alemão medieval kluoc com o mesmo sentido. O sobrenome data do século XIV e ocorre numa região central da Alemanha que inclui o norte da Baviera, o sul da Turíngia e o leste do Hesse. Porém, é um sobrenome comum e corrente em toda a Europa de língua alemã. Variantes: Kluge - variante mais comum na Saxônia, sudeste da Saxônia-Anhalt e sul de Brandemburgo. Kloke - variante mais comum na Westfália. Cluge - variante mais comum na Baixa Saxônia. Klugert, Clugert - variantes do centro e norte da Alemanha. Kluk, Kluke, Klukk, Klukke - variantes do norte da Alemanha. Klok, Klokk, Kloke, Klokke - variantes da região renana, oeste da Alemanha de forma geral.
amei ver um dos sobrenome da minha família registrado janke. os outros seriam SAALFELD e Ann
ResponderExcluirSAALFELD é um toponímico relacionado a uma cidade homônima que se encontra no estado alemão da Turíngia. Vide link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Saalfeld/Saale
ResponderExcluirANN pode ser um matronímico do nome Anna; ou também uma variante de AHN que significa idoso, velho, ancião.
Grato pela visita ao blog!
Sou de santa Maria de jetiba gostaria de saber do meu sobrenome e Dobruns
ExcluirDOBRUNZ/DOBRUNS pode se referir a três locais na Europa:
ResponderExcluir1. Uma aldeia extinta na região do Oeste de Holstein (região histórica no norte da Alemanha) com o advento da Segunda Guerra Mundial (19391-1945).
2. Uma aldeia extinta na região de Greifswald, Pomerânia, Alemanha.
3. Uma cidade na Bielorrússia. Aparece DOBRUS, mas tem o anasalamento no "u".
Foi o que encontrei. Aposto mais nas duas opções de cima.
Grato pela visita ao blog!
Sobrenome Kirchheim origem
ResponderExcluirKIRCHHEIM é um sobrenome toponímico, porém de vasta possibilidade de origem. Significa algo como "terreno da igreja", "área da igreja".
ResponderExcluirEncontra-se este topônimo nos seguintes lugares na Europa:
Na Alemanha: uma cidade no estado de Baden-Württenberg; dois municípios no estado de Baden-Württenberg; quatro municípios na Baviera; um município no Hesse; um município na Renânia do Norte-Vestfália; um município na Turíngia; um distrito municipal na cidade de Heidelberg, Baden-Württenberg; um distrito municipal na cidade de Euskirchen, Renânia do Norte-Vestfália; uma localidade no município de Tiitmoning, na Baviera; cerca de 35 aldeias ou localidades diversas em diversos estados alemães.
Na Áustria: um município na Alta Áustria.
Na França: um município na Alsácia.
Na Polônia: uma aldeia extinta encontrada na Baixa Silésia.
Grato pela visita ao blog!
Boa noite! Que pesquisa rica, parabéns! Teria algo do sobrenome Freyer?
ResponderExcluirFREYER é uma derivação de 205. Frey: sobrenome poligenético que significa agricultor livre, isto é, agricultor que não era servo de um feudo ou vassalo de um nobre, sendo possuidor de uma gleba própria na Idade Média. Ocorre principalmente no sul da Alemanha e Suíça.
ResponderExcluirVariantes:
Frei - variante comum.
Fray - variante na região renana.
Frej - variante comum do leste europeu.
Fry - variante na língua inglesa.
FREYER é mais comum no sul e na região renana.
Grato pela visita ao blog!
Olá Joaquim! Parabéns pelo Blog!
ResponderExcluirTeria mais informações sobre o sobrenome Bakaus?
Sei que meu bisavô imigrou da alemanha por volta de 1900.
A informação sobre a origem da Pomerânia foi nova pra gente, muito bacana!
É uma variante de BACKHAUS:
ResponderExcluir576. Backhaus: sobrenome poligenético que significa casa do forno. Na Idade Média, no Sacro Império Romano-Germânico, em determinadas comunidades se generalizou o costume de construir fornos comunitários. Atestadas desde o século XIV, as casas de forno surgiram por meio de éditos imperiais para evitar incêndios nas habitações rústicas da população. Generalizaram-se desde então, sendo considerado um prédio público obrigatório a partir do século XVII. Enquanto sobrenome designa o oficial responsável por uma casa do forno. Ocorre principalmente no noroeste e centro-oeste da Alemanha, em regiões como o norte do Hesse, Westfália, centro e sul da Baixa Saxônia e oeste da Turíngia. Data justamente do século XIV.
Backhaus também é um topônimo comum na Alemanha.
Variantes:
Backhauser - variante derivada.
Backes - variante no baixo alemão.
Bakhus - variante arcaica.
Backaus, Backhus - variantes relacionadas.
Grato pela visita ao blog!
Boa tarde, meu nome é Valmir Bielemann Nick, gostaria de saber mais sobre os meus sobrenomes
ResponderExcluirhttps://professorjoaquimdias.blogspot.com/2022/11/sobrenome-bielemann.html
ResponderExcluirhttps://professorjoaquimdias.blogspot.com/2022/11/sobrenome-nick.html
Grato pela visita ao blog!
Sobrenome: Bullerjhann. Meu lado paterno, região de Pancas-ES colonizado por alemães e pomeranos. Poderiam tentar me ajudar a encontrar a origem?
ResponderExcluirBULLERJHANN, porém acredito que a forma BULLERJAHNN seja a mais próxima do original. Significa algo literalmente como "Jahn (João) intimidador", "João estrondoso", "João ruidoso".
ResponderExcluirFoi o que encontrei.
Grato pela visita ao blog!
Alguém sabe algo sobre o sobrenome STADULNI?
ResponderExcluirAmigo, eu não encontrei essa grafia nem em sobrenomes pomeranos, nem em sobrenomes alemães. Não seria o caso de uma troca de grafia para o português. Se for, tenho alguns indícios. Precisaria de mais informações. Estou à disposição!
ResponderExcluirGrato pela visita ao blog!
Ola Prof Joaquim. Meu sobrenome é Bucholdz, nunca soube da origem certa. Meu avô sempre contou que seu pai Jose Bucholdz veio da Alemanha, mas ele sempre foi muito restrito na história e não possui documentos. Em nossas pesquisas percebemos que pode ser pomerana. No registro de naturalização Brasileira diz que ele é polonês
ResponderExcluirOla, poderia me falar sobre o sobrenome GROCHEWSKI? Suspeito que seja alguma variação de Groszewski
ResponderExcluirGROCHEWSKI da forma como aparece pode ser um toponímico relacionado à aldeia de Grochowe, no município de Tuszów, distrito de Mielec, voivodia da Subcarpácia, Polônia. Grochewski é o gentílico direto de Grochowe.
ResponderExcluirSobre a localidade: https://pl.wikipedia.org/wiki/Grochowe
Grato pela visita ao blog!
Quero agradecer pelo seu trabalho! Muito bacana!
ResponderExcluirMinha bisavó paterna se chamava Christina Selau. Infelizmente não consegui encontrar muita coisa sobre ela, somente seu nome em registros históricos. Até hoje não descobri ao certo nossas origens. Meu sobrenome é Francisco mas tenho alguns primos distantes com sobrenome Selau. Só encontrei(sobrenome Francisco) aqui no Rio Grande do Sul, mais especificamente no litoral norte, onde coincidentemente há algumas pessoas a qual nunca tivemos contato, com o sobrenome Selau. Minha família é uma mistura de etnias. Minha avó paterna era descendente de índios, já meu avô, filho de Christina Selau, até hoje não sabemos, mas boa parte deles tinham/tem olhos claros, inclusive meu pai.
Meu sobrenome é aJann, no ES vários pessoas com este sobrenome e na consigo achar
ResponderExcluirestava esse dias me questionando se meu sobrenome tem origem pomerana. Sou Eller com meus descendentes maternos vindo de Afonso claudio. Alguma idéia da origem?
ResponderExcluirELLER é uma forma regional para amieiro (espécie de árvore). Também pode ser uma variante do nome medieval Aehl (forma aproximada no português seria o nome masculino Agildo) e significa águia. Também nomeia um rio que corta a Turíngia e a Baixa Saxônia e nomeava outrora um distrito e uma castelania próximos a Düsseldorf.
ResponderExcluirEle pode ser pomerano, mas pode ser também relacionado a quaisquer regiões da Europa de língua alemã e seus dialetos. Isso porque é um sobrenome muito abrangente em termos de ocorrência.
Se a linhagem específica sua é pomerana, dependeria de uma pesquisa genealógica. Mas, sim, ele pode ser enquadrado como pomerano, na medida em que a linhagem em questão seja derivada de um tronco antigo que se estabeleceu na Pomerânia em séculos anteriores (vale lembrar que a Pomerânia foi uma zona de imigração Oeste-Leste na Idade Média).
Grato pela visita ao blog!
Bom dia. Gostaria de saber se você têm informações sobre o sobrenome Klug. Meus antepassados nasceram na região da antiga Pomerania, mas não encontrei esse sobrenome na lista.
ResponderExcluir471. Klug: sobrenome poligenético que significa sábio, inteligente. Provém etimologicamente do alto alemão medieval kluoc com o mesmo sentido. O sobrenome data do século XIV e ocorre numa região central da Alemanha que inclui o norte da Baviera, o sul da Turíngia e o leste do Hesse.
ResponderExcluirPorém, é um sobrenome comum e corrente em toda a Europa de língua alemã.
Variantes:
Kluge - variante mais comum na Saxônia, sudeste da Saxônia-Anhalt e sul de Brandemburgo.
Kloke - variante mais comum na Westfália.
Cluge - variante mais comum na Baixa Saxônia.
Klugert, Clugert - variantes do centro e norte da Alemanha.
Kluk, Kluke, Klukk, Klukke - variantes do norte da Alemanha.
Klok, Klokk, Kloke, Klokke - variantes da região renana, oeste da Alemanha de forma geral.
Grato pela visita ao blog!
Gostaria de saber do sobrenome Guns ou não sei se é Gums ou se é tudo a mesma coisa
ResponderExcluirhttps://professorjoaquimdias.blogspot.com/2023/08/sobrenome-guns.html
ResponderExcluirhttps://professorjoaquimdias.blogspot.com/2023/08/sobrenome-gums.html
Grato pela visita ao blog!