CARNE DE ONÇA
2 porções
15 minutos
Fácil
* 300 g de coxão mole moído
* 1 xícara (chá) de cebola roxa picada
* 1 colher (sopa) de mostarda escura, mais um pouco para servir
* Suco de 1 limão
* Molho de pimenta
* 1 gema
* Azeite de oliva
* 2 fatias de pão preto
* 1/2 xícara (chá) de cebolinha-verde
Junte a carne, sal, metade da cebola, a mostarda, o suco de limão, algumas gotas de molho de pimenta, a gema e um fio de azeite. Misture até ficar uniforme. Aqueça o pão no forno 180 graus centígrados, por 2 minutos, até a borda firmar. Distribua a carne sobre o pão e cubra com a cebola restante e a cebolinha-verde. Sirva com mostarda escura.
ESMIUÇANDO
A receita surgiu no restaurante curitibano Embaixador, na década de 1950, e então ganhou os botecos até virar patrimônio imaterial da cidade. Quando pesquisei a origem do petisco, ouvi várias versões. Uma delas é a história de que, um belo dia, a onça que andava passeando pelas fazendas da região havia aparecido morta - ao mesmo tempo em que surgia o tira-gosto, para escândalo de todos na cidade. Outra versão, menos fantasiosa e mais provável, diz que, por vir carregada de ervas e cebola crua, a receita é responsável por provocar um forte "bafo da onça".
Fonte: INSTITUTO BRASIL A GOSTO. Básico: Enciclopédia de receitas do Brasil. São Paulo: Melhortamentos, 1a. ed., 2017, págs. 39-40.
Nenhum comentário:
Postar um comentário