1126. Gargul - o mesmo que gárgula. Diz-se de uma pessoa de personalidade destruidora, irascível. Ou faz referência a local em que houve desmoronamento.
1127. Gari - sobrenome toponímico relativo a Gari (nome alemão Gahry), cidade na Baixa Lusácia.
1128. Garnek - sobrenome metonímico que significa panela, pote. Refere-se ao artesão que fabrica panelas, potes, vasos, vasilhas. Também pode aludir a uma espécie de forno de oleiro ou uma lareira central de uma antiga habitação eslava (tratava-se de um salão em que o fogo situava-se no centro). Por fim, um toponímico referente a Garnek, nos antigos condados de Novoradom e Sokolów.
1129. Garnicki - sobrenome metonímico que significa panela, pote. Refere-se ao artesão que fabrica panelas, potes, vasos, vasilhas. Também pode aludir a uma espécie de forno de oleiro ou uma lareira central de uma antiga habitação eslava (tratava-se de um salão em que o fogo situava-se no centro). Por fim, um toponímico referente a Garniec, na Pomerânia.
1130. Garstka - sobrenome metonímico que significa punhado. Faz referência à pessoa pequena, pessoa diminuta.
1131. Garula, Garus - uma espécie de forno de oleiro ou uma lareira central de uma antiga habitação eslava (tratava-se de um salão em que o fogo situava-se no centro). Também um patronímico do nome medieval alemão Gara (Garus em latim).
1132. Gasinski, Gaszynski - sobrenome toponímico relacionado à aldeia de Gaszyn, no antigo condado de Wielun, comuna de Kurów, freguesia de Wielun; ou a Gaszyniak, no antigo condado de Koscielski. Por fim, um patronímico da forma curta Gasz, este por sua vez derivado do nome Gawel, que corresponde ao nome latino Gallus.
1133. Gaub - sobrenome metonímico de etimologia alemão para talento, por extensão, talentoso, especialista, perito, que se destaca. Também pode ser um patronímico do nome masculino homônimo.
1134. Gawalkiewicz, Gawelczyk, Gawlik, Gawrys - sobrenome patronímico dos nomes masculinos Gawel, Gawal, Gawalek e Gawalko, todos correspondentes ao nome latino Gallus e ao nome céltico Calleh. Também pode derivar de uma palavra dialetal para timoneiro, condutor de barco.
1135. Gawdzik - sobrenome patronímico do nome Gaudenty (Gaudêncio em português).
1136. Gaweda, Gawedzki - sobrenome metonímico que significa poeta ou contista. Também tem o sentido pejorativo de falador, enrolador, aquele que seduz com as palavras, vigarista. Por fim, um toponímico relacionado a Gaweda, em Kamienna.
1137. Gawlowski - sobrenome patronímico dos nomes masculinos Gawel, Gawal, Gawalek e Gawalko, todos correspondentes ao nome latino Gallus e ao nome céltico Calleh. Também pode derivar de uma palavra dialetal para timoneiro, condutor de barco. Por fim, um toponímico relativo a Gawlów, registrado nos antigos condados de Sochaczew, Novoradomski e Bochnia, ou a Gawlowo, no antigo condado de Plonsk.
1138. Gazda - sobrenome metonímico que significa fazendeiro, camponês, agricultor que é proprietário da terra. Também tem o sentido de marido.
1139. Gadek - sobrenome patronímico do antigo nome eslavo Gadek ou Gedek.
1140. Gadlowski - sobrenome toponímico relacionado a Gandlow, cidade na região da Vármia, na antiga Prússia; ou a Gadlau, no antigo condado de Olsztyn.
1141. Gasiorowski - sobrenome toponímico relacionado a Gasiorowo (nome alemão Gonschorowen), cidade na antiga Prússia.
1142. Gaski - sobrenome toponímico relativo a Gaski (vários locais na Polônia). Também um patronímico do nome antigo Gasek ou Gaska. Por fim, uma forma para ganso, em referência ao modo de andar ou em alusão a pessoa espalhafatosa.
1143. Gbiorczyk, Gbur - sobrenome metonímico que significa valentão, homem rude, grosseiro.
1144. Gdaniec - sobrenome toponímico relacionado a Gdansk, a mais importante cidade do antigo Ducado da Pomerânia.
1145. Gdula - um tipo de pão com sementes. Referência a um padeiro ou pessoa com sardas. Também uma variedade de planta da família das prímulas. Por fim, um toponímico referente a Gdola, no antigo condado de Chelm.
1146. Gebhardt - sobrenome patronímico do nome alemão Gebhardt.
1147. Gedek, Gedig, Gediga - sobrenome patronímico da forma Gedek (não confundir com o item 1139), que é um hipocorístico do nome Gideon (Gideão em português).
1148. Geisler - sobrenome metonímico originário da Alemanha Medieval Oriental e da Silésia para comerciante de gado ou açougueiro. Historicamente, uma espécie de açougueiro rural que vendia grandes peças de carne de gado para armazenamento no inverno.
1149. Gembki - sobrenome metonímico que significa boca, por extensão, aludindo a uma característica da boca da pessoa (grande, pequena, grandes lábios, herpética, etc.).
1150. Gembucki - sobrenome patronímico da forma Gebuk, hipocorístico do nome Geba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário