Nos jornaes do sul encontrámos este topico de uma carta escripta de Rivera para o Telegrapho Maritimo, de Montevidéo, relatando o que occorreu em Sant'Anna do Livramento:
'Os primeiros republicanos, em numero de 400, eram commandados por Bento Corrêa e o valente filho do sr. barão de Itaquatiá, e o sr. Ataliba Gomes.
Os segundos, federaes, pelo commandante Vargas e os valentes jovens Raphael Cabeda e Paulino Vares.
João Fernandes e Bento Corrêa carregaram quasi simultaneamente sobre os federaes. Fernandes appareceu com a sua gente pelo areal que ha sobre a linha: Bento Corrêa desembocou por uma rua.
A infantaria dos federaes, composta na sua totalidade de jovens da cidade brasileira de Sant'Anna do Livramento, armada perfeitamente a Winchester e Spencer, flanqueou quando appareciam as tropas referidas.
Em seguida, a cavallaria dos revolucionarios, que são republicanos, fez uma carga e levou por diante a dos federaes, ás ordens de Pereira, que fez uma das disparadas mais feias que se conhecem.
Rechaçado João Fernandes pelos federaes, carregou o valente Ataliba Gomes avançando a passo e a trote até os infantes.
Este feito de heróe valeu-lhe um enthusiastico viva dos seus inimigos.
N'esse entrevelo e refrega, caíram mortalmente feridos o seu valente official Edmundo Ozorio e outros mais, entre os mesmos infantes.
Quando o tiroteio se mantinha vivo, cruzou entre ambas as forças e no meio das balas para o lado de Rivera a china de nome Antonia, que foi acclamada pelo seu valor.
Os federaes queimaram até o ultimo cartucho, distinguindo-se pelo seu denodo e valor um dos chefes, o joven Paulino Vares.
Em sua derrota, devido ao triplo numero de adversarios e falta de munições, passaram uns para Rivera e outros para a campanha do Brasil.
Organisam-se o federaes tendo á Cabeda e Vares."
Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 05 de Julho de 1892, pág. 02, col. 02
Nenhum comentário:
Postar um comentário