Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2020

Sobrenomes Brasileiros - Parte 10


Lista resumida de alguns sobrenomes surgidos no Brasil. Estamos compartilhando parte das pesquisas de forma muito amadora. Diante da quantidade de informações e bibliografia, nossa intenção é elaborar para o futuro alguma tipo de produção mais referenciada do ponto de vista científico e robusta em informações, com um número muito maior de sobrenomes. No momento, trabalhamos nisso.


Miraçaba - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. 

Moacara - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. Significa fidalgo. 

Mocó - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Monducurú - sobrenome originário do movimento da Confederação do Equador (1824). 

Montezuma - sobrenome do período pós-Independência. Inicia-se com Francisco Gomes Brandão, visconde de Jequitinhonha  (1794-1870), que adotou o nome de Francisco Gê Acayaba de Montezuma. 

Mororó - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. 

Muaná - sobrenome encontrado na comarca de Cachoeira, Pará, em 1881, sem indicação do prenome. 

Napoleão - sobrenome anotado em Luiz Ponciano da Silva, em 1867, residente em São Paulo, que passou a se chamar Luiz Ponciano da Silva Napoleão. De acordo com o relato, o sobrenome foi adotado como homenagem ao imperador francês homônimo falecido em 1821. 

Neguinho da Beija-Flor Marcondes – sobrenome iniciado por Luiz Antônio Feliciano Marcondes (1949-), intérprete musical, cantor e compositor, nascido em Nova Iguaçu/RJ, que incorporou o nome artístico Neguinho da Beija-Flor ao sobrenome em 2017, passando a se chamar Luiz Antônio Feliciano Neguinho da Beija-Flor Marcondes. 

Neptuno - sobrenome adotado por João Francisco da Silva, do termo do Bom Conselho, no Pará, em 1888, que passou a se denominar João Francisco da Silva Neptuno. 

Nhonhô - sobrenome coletado no interior de São Paulo, em 1874, pelo cronista "Theobaldo" do Diario de São Paulo.  

Nicteroy - sobrenome brasileiro listado em 1921. 

Oiticica - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Ouro Preto – sobrenome registrado em José Aniche Costa Ouro Preto, oriundo de Paracatu, Minas Gerais, em 1887. 

Pacova – sobrenome registrado em Turybio Henrique L. Pacova, 1º. Secretario da Sociedade Auxiliadora Cearense 25 de Março, em 1902. A aludida sociedade ficava em São Luís do Maranhão. 

Paixão Cearense – sobrenome registrado em A.J. Paixão Cearense, ourives estabelecido à Rua de São Clemente, número 37, no Rio de Janeiro, em 1884. 

Pancada - sobrenome iniciado por José Bartolomeu Pancada, militar assentado na então capitania do Ceará em 1759. Desconhece-se o seu sobrenome anterior. 

Papagaio - sobrenome iniciado pelo Padre José Vicente Ferreira, natural de Alagoas, em 1822, que passou a se chamar José Vicente Ferreira Papagaio. 

Papoila - sobrenome encontrado no Recife, Pernambuco, em 1876. 

Paracatú - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907.


Nenhum comentário:

Postar um comentário