Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2020

Sobrenomes Brasileiros - Parte 03


Lista resumida de alguns sobrenomes surgidos no Brasil. Estamos compartilhando parte das pesquisas de forma muito amadora. Diante da quantidade de informações e bibliografia, nossa intenção é elaborar para o futuro alguma tipo de produção mais referenciada do ponto de vista científico e robusta em informações, com um número muito maior de sobrenomes. No momento, trabalhamos nisso.


Barba Preta – sobrenome iniciado por Annibal da Costa dos Anjos, residente no Recife/PE, que passou a se denominar Annibal dos Anjos Barba Preta, em 1889. 

Batuíra - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas.

Bem-me-quer - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. Variantes: Bemequer, Bemquer. 

Bem-te-vi - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. Variantes: Bemtevi, Bentevi. 

Bôa Estrela - sobrenome adotado por um imigrante italiano em São Paulo em 1934. 

Bogarí - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. 

Boia - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Bolandeira - sobrenome encontrado em Francisco Pinheiro Bolandeira, residente em São Francisco das Chagas, no Ceará, em 1879. Vide significado. 

Bororo - sobrenome indígena amazônico. Registro de 1972. 

Brasileiro - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Braúna - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. 

Brazileiro - sobrenome registrado no Rio de Janeiro em 1839. 

Bucan - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. 

Burity - sobrenome originário do movimento da Confederação do Equador (1824). 

Cabelleira - sobrenome iniciado pelo capitão da Guarda Nacional e membro do Partido Liberal, Francisco Baptista Corrêa Cabelleira, residente em Tacaratu, Pernambuco. Registro de 1870. 

Caboclo - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Caburé - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Caetité - sobrenome encontrado na Bahia em 1881 na comarca da Piedade, com Alfredo Gomes Caetité. 

Caiuby - sobrenome registrado no final do século XIX, em Espírito Santo do Pinhal, São Paulo.

 

Cajabi - sobrenome indígena com origem no Mato Grosso do Sul. Registro de 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário