"Falleceu a 4 do corrente, na casa de saude do dr. Eiras, no Rio, o intelligente pintor Francisco Garcia Santa Olalla, cujos quadros foram tão apreciados na ultima exposição realisada em 1894 na escola nacional de bellas-artes.
A proposito diz um nosso collega:
'É uma grande esperança que se apaga.
Tinha completado 22 annos na vespera e não ha doiz mezes estava forte e animado.
Passou dois dias no Corcovado, estudando os effeitos da luz no grande panorama da nossa immensa bahia e d'alí desceu já affectado de uma bronchite que precedeu á tuberculose aguda que lhe roubou a vida.
Santa Olalla foi discípulo de Martinez de La Vega, na Hespanha, e veiu para o Brazil luctando com a opposição de sua familia.
Obteve os recursos para viagem com a venda de um de seus quadros e aqui, sempre muito apreciado, obteve o 3o. premio na exposição em que concorreu com o seu Pescador, com Bernardelli, Almeida Junior, Brocos, Weingartner e outros.
Deixa muitos quadros e alguns amigos, entre os quaes o sr. Virgilio Lopes Rodrigues, que o tratou como si fôra um irmão'.
- Victima de pertinaz enfermidade falleceu no rio o ex-20. tenente da armada Alfredo Stelling.
Ainda muito jovem, mostrou sempre o fallecido a maior aptidão e gosto pela vida do mar, fez a viagem em que naufragou o Almirante Barroso e foi depois á Europa, para vir na guarnição do Riachuelo, que estava se concertando em Toulon.
Ao Rio chegando, pois teve de vir com outros officiaes por ordem do governo, manifestaram-se os primeiros symptomas da molestia de que falleceu. Foi de novo á Europa procurar allivio aos seus males, mas nada conseguiu.
- No Rio finou-se d. America do Rego Barros, filha do general de divisão João Baptista do Rego Barros Cavalcanti de Albuquerque.
✤✤✤✤✤
Falleceu em Pelotas d. Maria Isabel Calero da Cruz, de 48 annos de idade e esposa do capitão Trajano Rodrigues da Cruz."
Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 23 de Abril de 1895, pág. 02, col. 03
Nenhum comentário:
Postar um comentário