"É um sobrenome muito antigo de origem basca e um dos muitos da nobreza basca.
Acredita-se que etimologicamente vem da palavra basca ageri que significa manifesto, notório, patente ou descoberto. É um sobrenome relativamente abundante e cuja origem não pode ser atribuída a um local específico, já que há evidências de linhagens familiares chamadas Aguirre em dezenas de cidades diferentes no País Basco. Isso sugere que era um termo comum usado para se referir a casa que ocupavam uma parte dominante da terra, que eram especialmente visíveis e expostas; o que fez com que muitas cidades do País Basco tivessem (e ainda tenham) uma casa chamada Aguirre.
No País Basco e Navarra, há o sobrenome Agirre, que é uma variante moderna escrita de acordo com a ortografia basca.
Em Guipúzcoa, a linhagem mais antiga está localizada. Já em 850, os cavaleiros desta família acompanharam o rei Ramiro I na Batalha de Clavijo. Há também notícias de outros Aguirre em Tolosa (1346) e Isasondo (1399).
De Guipúzcoa há casas deste sobrenome em Gaviria, Azpeitia, Escoriaza, Anoeta, Villarreal de Urrechu, Legorreta, Asteasu, Zarauz, Regil, Oyarzun, Vergara, Ichaso, Alcibar, Zumarraga, Goyaz, Legazpi, Larimuz, San Sebastian, Placencia, Gainza, Isasondo, Motrico, Beasain, Usurbil, Alquiza, Olavarrieta, Aduna, Albistur, Andoain, Mondragón, Elgueta, Astigarreta, Deva e Ataun.
Em Viscaya há casas de Aguirre em Abadiano, Arrigorriaga, Berango, Bermeo, Berriz, Durango, Garayeta, Guernica, Ispáster e Lequeitio.
Em Álava existem casas em Amurrio, Izoria, Lierna, Murga, Salvatierra, Vitória e Zalduondo.
Casas de Aguirre em Navarra existem em Arizkun, Ibargoiti, Oco e Bera.
Os Aguirre espalharam-se por toda a Península Ibérica, participando ativamente da Reconquista."
Fonte adaptada: https://es.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Portada
Que alegria saber um pouco mais sobre meu sobrenome.
ResponderExcluir