Páginas

domingo, 5 de maio de 2019

Histórico do Município de Passo de Torres/SC


"A cidade balneária Passo de Torres SC, distante 270 km de sua capital, Florianópolis e 100 km de Criciúma. Faz divisa com o município de Sombrio e está a 195 km de Porto Alegre.

Localiza-se ao lado de Torres RS, ao lado norte do Rio Mampituba.

O Município de Passo de Torres SC possui uma área territorial de 99,075 km. Sua emancipação política aconteceu em 26 de setembro de 1991. A população atual é de 5.000 habitantes permanentes, elevando-se mais de 15.000 habitantes permanentes na alta temporada de verão.

Sua vegetação compreende em resquícios de Mata Atlântica, dunas, banhados, mangues e arborizações de pequeno porte. Seu clima é subtropical com temperatura amena durante o ano todo entre 15 e 30 graus.

Seu nome originou-se devido a proximidade com a cidade gaúcha de Torres, ou mais precisamente pela travessia a pé sobre a ponte pênsil no Rio Mampituba que divide os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Seus primeiros habitantes foram os índios Carijós, que desapareceram com a chegada de imigrantes portugueses, espanhóis, italianos e alemães. A pesca é abundante, transformando-se em importante suporte econômico do município, juntamente com o setor agropecuário."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 23 de Novembro de 1998, pág. 03

Nenhum comentário:

Postar um comentário