Mapa do Capão do Leão, ainda na condição de quarto distrito de Pelotas, publicado no ano de 1980 nas páginas de um guia turístico da antiga e extinta ETURPEL (Empresa de Turismo de Pelotas). Há vários detalhes interessantes no mapa que reproduz a configuração urbana das vilas do Capão do Leão e Teodósio - ambas consideradas sedes do antigo quarto distrito. Dentre eles, citamos:
- Muitas ruas ainda estão nomeadas por números, denotando o fato que receberam os nomes atuais somente após a emancipação do município em 1982.
- O atual calçadão da Praça João Gomes era uma rua (eu me recordo desta rua até o ano de 1989) que recebia o nome de Corredor da Estação.
- A rua Jaime Ferreira Cardoso, embora já identificado no mapa, conjuntamente é identificada ainda como Corredor da Pedreira. Bem como a rua Professor Agostinho recebe a alcunha de Corredor da Sub-prefeitura.
- A própria Sub-prefeitura é localizada no fim da Rua Professor Agostinho, no atual recinto do CTG Tropeiros do Sul. Vale lembrar que, de acordo com nossas informações, a sub-prefeitura já havia sido transferida para a Avenida Narciso Silva em 1976. Por isso, nos faz crer que o mapa tenha sido copiado de um anterior um pouco mais antigo.
- À direita da Rua Jaime Ferreira Cardoso, existe uma lacuna urbana que somente é interrompida por uma espécie de loteamento de duas grandes ruas paralelas, formando os quarteirões 22 e 23. Trata-se das ruas Bernardino Moreira dos Santos e Francisco Tomé Real. Interessante é que na mesma publicação cita-se a existência de uma Vila Real no Capão do Leão, tal qual conhecemos hoje e que correspondia originalmente a este primitivo loteamento.
- Uma outra lacuna urbana surge entre a Vila Real e a zona da atual Vila Casaubon. Surge, então, o denominado "Corredor do Cemitério" que é a atual Rua Manoel Vasquez Villa e um aglomerado de quarteirões até a antiga linha férrea que descia do Cerro do Estado e fazia junção à linha férrea Rio Grande-Cacequi.
- A zona do Teodósio possui poucas ruas.
- A rua Othon Ribeiro é identificada no mapa já com esta denominação, mas com a observação "Corredor divisa Teodósio/C. do Leão", indicando assim que naquela época já se colocava este logradouro como limite das duas localidades.
- A rua Teófilo Torres ainda não se juntava à rua Idílio Vitória, assim como a Idílio Vitória não se dirigia ainda ao encontro da rua Thomaz Aquini. Na esquina com a rua João Rouget Peres, a Idílio Vitória findava.
- Não havia a rua Joaquim Carpter e a rua Joana Conde Pucci não tinha uma das saídas, somente com a Avenida Narciso Silva.
- Embora não estejam publicados mapas das zonas do Parque Fragata e Jardim América, no índice de logradouros do mesmo guia foi possível aventar que existia ruas numeradas no bairro Jardim América até o número 86, bem como o Parque Fragata (que já é citado nesta época) até o número 09.
- As linhas de ônibus urbanos e rurais que atendiam a região eram: a do bairro Jardim América, que partia do chamado "abrigo do centro" em Pelotas, que era atendida pela TURF (Empresa de Transportes Urbanos Rurais do Fragata); a do Capão do Leão, que partia da chamada "Primeira Galeria" (o mesmo lugar atual) e já era atendida pelas empresas Santa Silvana e Bosenbecker.; a do Arroio Moreia (passava por parte do atual território do município), que partia da esquina das ruas Lobo da Costa e Mal. Deodoro, e era atendida pela empresa Kopereck; a do Passo das Pedras, que partia no horário das 6h30min da antiga rodoviária na rua Gal. Osório e nos horários das 11h30min e 17h no ponto defronte ao Hotel Majestique, atendida pela empresa São Vendelino; a da Coxilha Florida (para quem não sabe é uma localidade no interior do município de Capão do Leão), que partia da antiga rodoviária na rua Gal. Osório, também atendida pela empresa São Vendelino. Nota: particularmente eu me recordo desta empresa São Vendelino passando pela avenida Narciso Silva até aproximadamente 1991.
- As feiras livres na Vila do Capão do Leão deveriam acontecer às terças-feiras, a partir das 9 horas da manhã, no Corredor da Estação Férrea.
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