Ponte Ferroviária sobre o Rio Piratini em 1915 |
Trecho extraído de: CORNEJO, Carlos. As ferrovias do Brasil nos cartões-postais e álbuns de lembranças. São Paulo: Solaris, 2005, p. 214.
"A Estação de Bagé foi inaugurada em 12 de Dezembro de 1884, como estação terminal da linha que tinha início em Rio Grande, como 282,4 quilômetros, a qual, em 1896, foi prolongada até São Sebastião e, em 1900, até São Gabriel. A abertura ao tráfego da linha até Bagé foi registrada na obra Centro de Preservação da História da Ferrovia no Brasil:
A ligação Rio Grande-Bagé foi completada em 1884, sendo inaugurada com a presença do Barão de Sobral, então Presidente da Província. Nessa ocasião, fizeram correr três trens especiais: o primeiro levava comissões da praça de Rio Grande, o segundo, comissões e convidados de Pelotas e o terceiro, autoridades, o Bispo Diocesano e os engenheiros da ferrovia. Nessa estrada foram construídas diversas pontes de arrojada engenharia, a maior delas na travessia do Rio São Gonçalo, sobre o qual foi construída uma ponte metálica, com centro giratório, que permitia a passagem de vapores de Pelotas até Jaguarão. Além dela, pode ser destacada a ponte sobre o Rio Piratini, que por duas vezes já foi reconstruída em razão das cheias que fazem as águas de seu leito transbordar.
Da Linha Rio Grande-Bagé-Cacequi saía o Ramal São Sebastião - Santana do Livramento, cujo primeiro trecho, de São Sebastião a Dom Pedrito, foi aberto em 1925 e de Dom Pedrito até Livramento, construído pelo 1o. Batalhão Ferroviário, em 1943. Sabemos do final da história da linha de Marítima até Cacequi e seus ramais, por Ralph Menucci Giesbrecht, no site Estações Ferroviárias: 'Uma série de variantes foi entregue em 1968 e a década de 1980: Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas, que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas estações originais. Até 1995 trens mistos transportaram passageiros pela linha."
Nenhum comentário:
Postar um comentário