Páginas

sábado, 26 de maio de 2007

Um escritor em Capão do Leão







A jovem Kelly Cuba procurou-me para mostrar um antigo livro que estava em posse de sua família há gerações e surpreendi-me com o que achei. Trata-se de um pequeno romance em versos intitulado o "O Orgulho Quebrado", de autoria de Florisbello G. Barcellos (sua foto aparece na terceira figura), que conta a história de Henrique Salcedo (ilustração na primeira figura), estampa do gaúcho cordial, bonachão, que se antepõe diante da invasão de valores novos e estranhos que vêm da cidade para o campo. O mais impressionante, contudo, é que no frontispício (segunda figura) consta que o nosso escritor é de Capão do Leão. O ano: 1938. O livro foi editado na Typografia Alvorada, em Pelotas. Estou buscando informações sobre nosso ilustre escritor e conto com a colabaração daqueles que lerem esta postagem, bem como de algum integrante da Família Barcellos que tenha informações sobre este antepassado.



6 comentários:

  1. Será que seria "Florisbelo Garcia Barcelos"? - http://alecrim.inf.ufsc.br/bdnupill/Consulta/Autor_nav.php?autor=9145

    ResponderExcluir
  2. Pedro Aurélio de Castro Teixeiradomingo, agosto 28, 2011 7:16:00 PM

    Cresci ouvindo meus pais recitando os poemas de Florisbello, e possuo copias de tres livros deste leonense, um deles é o "Mambira na Cidade".
    Há possível parentesco com minha mãe, nascida no Passo das Pedras em 19l6.
    Tenho minha árvore genealógica com grandes raízes em Capão do Leão.
    Professor Pedro Teixeira
    E-mail:
    decastroteixeira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Encontrei em um blog uma senhora que decorou este mesmo livro e o descreveu para a filha.
    http://nlexpressao.blogspot.com/2011/03/minha-mae.html

    ResponderExcluir
  4. Tenho decorado alguns trechos da história de Henrique Salcedo, gostaria de reler esse romance para os meus filhos, porém, não consegui recuperá-lo, se alguém tiver e puder partilhar eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe tinha um livro desse; li todo ele, agora não sei por onde anda

      Excluir
  5. Meu pai tinha um exemplar do livro "O orgulho quebrado". Cresci lendo esse livro, mas em um ano de enchente, em Pelotas, perdemos o mesmo! Também gostaria de ler novamente e mostrar para meus folhos!

    ResponderExcluir