sábado, 3 de agosto de 2019

Sobrenome Doménech


"Segundo a explicação dos heraldistas e genealogistas García Carrafa, Doménech é um sobrenome de origem catalã, com casas solares nas cidades de Vic (Barcelona) e Gerona.

Um dos primeiros portadores deste sobrenome do qual se tem notícias, foi Juan Doménech, que migrou da França para servir o rei Jaime I de Aragão. Participou ativamente da conquista do castelo de Puig, nas cercanias da cidade de Valência, na fronteira entre as terras cristãs e as terras muçulmanas. Mais tarde, Juan Doménech ainda contribuiu na conquista final da cidade de Valência.

O Padre Doménech, natural de Valência, foi uma figura de destaque desta linhagem na cidade, pertenceu a Companhia de Jesus. Outro importante religioso foi Francisco Doménech, natural de Alcira, que pertenceu a Ordem de São Jerônimo.

Isidro Doménech, também natural de Valência, obteve privilégio militar do rei Felipe Iv, em 1653, e iniciou uma nova casa fidalga, com brasão de armas próprio.

Nas terras aragonesas se documenta uma casa com este sobrenome, escrito ora como Domenech ora como Domenec, radicada na povoação de Fraga cujos membros se estenderam por várias outras localidades de Aragão.

Natural de Fraga, Francisco Domenech obteve o titulo de Infanção em 1806.

Etimologicamente, Doménech é uma variante catalã do nome latino Dominicus. Entretanto, não se desconsideram as linhagens do lado oriental dos Pirineus, isto é, na França. Por isso, há linhagens do sobrenome com origem no sul e sudoeste francês."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...