Páginas

sábado, 31 de julho de 2021

Batalha das Flores



"Batalha das flores

Diz um collega do sul que para a primeira vez que se realisa em Pelotas festa d'este genero, e pela escassez do tempo que houve para preparal-a, esteve imponente a batalha das flores de 3 do corrente, travada nas quadras da rua S. Miguel entre S. Jeronymo e Voluntarios.

Das 5 para as 6 horas da tarde, era deslumbrante o aspecto d'aquella rua.

Os passeios estavam atopetados de gente, dando a nota alegre o bello sexo trajando as mais vistosas toilettes.

Todas as janellas e portas de casas de commercio regorgitavam de espectadores.

As saccadas corridas dos sobrados dos srs. dr. Romano, Eduardo Gastal, Hotel Alliança, Antonio Leivas, mad. Bidan e outros apresentavam uma perspectiva lindissima apinhadas de senhoras e moças, agitando os lenços e recebendo os combatentes com a mais sympathica espectativa.

Pouco antes das 6 horas, entrou na rua S. Miguel a primeira fila de carros, debaixo de uma chuva copiosa de flores esfolhadas, de serpentinas, ramos e confetti, e retribuindo a fineza.

Seguiram-se logo outras carruagens, talvez em numero superior a 100, e estabeleceu-se o corso, com duas longas filas de carros, uma á direita e outra á esquerda, e travou-se a batalha, ficando a rua e os passeios juncados de flores e folhagens.

É incalculavel a quantidade de confetti e serpentinas que se empregaram durante hora e meia que durou a diversão.

No longo prestito figuraram carruagens muito bem ornamentadas, sobresaindo entre ellas a da familia Brusque, a do dr. Berchon des Essarts, familia Brutus Almeida e dos srs. dr. Joaquim Leite e Francisco Rodrigues e ainda muitas outras.

Rarissimos eram os carros que não estavam enfeitados com flores, colchas ou fitas, o que produzia um magnifico effeito. 

Em alguns carros exibiram-se pessoas phantasiadas.

De quando em vez, para dar a nota comica, passavam pelo claro deixado pelos carros alguns mascaras muito mal arrumados, exhibindo a sua pilheria obrigada a golpe de bexiga.

Nada faltou.

Reinou durante todo o corso a mais completa ordem e, por intervallos, até um silencio muito em contraste com o caracter da festa que se fazia.

Apezar da agglomeração popular, que era enorme, e do ajuntamento de carros e pessoas a cavallo, na praça Regeneração, não houve a menor troca de palavras nem o mais ligeiro descontentamento.

Até hora adiantada da noite a rua S. Miguel conservou-se animadamente repleta de exmas. familias e cavalheiros, que gozavam da brisa da noite, após um dia de calor torrido.

E assim terminaram as festas carnavalescas de 1895 em Pelotas."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 14 de Março de 1895, pág. 01, col. 04

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Giovanni Perla



"Na Cruz-Alta, falleceu o cidadão italiano Giovanni Perla, que ali estava estabelecido com o hotel
d'Italia.

Era elle natural de Perusa, provincia de Turin - filho dos finados João Perla e Maria Bevulo; tinha 50 annos, mais ou menos.

✤✤✤✤✤

No Rio Grande falleceu, em consequencia de uma tysica galopante, d. Herminia Moutinho de Almeida, que ha cinco mezes perdera seu marido, o sr. Porfirio Nunes de Almeida.

D. Herminia Moutinho contava apenas 37 annos de idade, e deixa dois filhos em orphandade."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 16 de Agosto de 1895, pág. 02, col. 02

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Anna Castilhos



"Sabbado ultimo falleceu, em Santo Antonio da Patrulha, a exma. sra. d. Anna Castilhos, respeitavel esposa do nosso co-religionario José Machado da Silva, influencia politica d'aquella localidade.

A finada, uma distincta e virtuosa patricia, era tia carnal do nosso presado amigo dr. Julio de Castilhos, illustre presidente do Estado.

Á exma. familia da morta enviamos as expressões do nosso sentimento de pezar.

✤✤✤✤✤

Em Cacequy falleceu, depois de prolongada enfermidade, o nosso amigo tenente Sylvio Taborda, que para ali seguira a defender, como tantos outros companheiros, a causa republicana.

✤✤✤✤✤

Após prolongados padecimentos, falleceu hontem, n'esta capital, d. Raymunda da Costa Leite, de 75 annos de idade, irmã do major José Longuinho da Costa Leite, a quem apresentamos pesames.

✤✤✤✤✤

Falleceram em Pelotas o antigo cocheiro de praça sr. Manoel Rodrigues Orestes, cidadão portuguez, de 60 annos, viuvo; e o velhinho Gilly Toussaint, que ha muitos annos vendia brinquedos, sendo muito popular."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 19 de Abril de 1893, pág. 02, col. 02


quarta-feira, 28 de julho de 2021

Francisco José Ferreira Camboim



"Extinguiu-se no Rio Grande o cidadão Leopoldo Gomes Corrêa, secretario da delegacia da capitania do porto em Pelotas e ex-mestre da companhia de aprendizes marinheiros d'aquella cidade.

- Na mesma cidade morreu tambem d. Maria Joaquina Ferreira, viuva.

✤✤✤✤✤

Em Pelotas cessou de viver, aos 61 annos de idade, o capitalista d'aquella praça Antonio Raymundo de Assumpção.

✤✤✤✤✤

Por communicação de Lavras, recebida no Rio Grande, sabia-se ter-se dado ali o passamento do cidadão Francisco José Ferreira Camboim, pai do sr. Camboim Filho, redactor da Tribuna Federal, do referido Rio Grande.

✤✤✤✤✤

Em Pelotas deu-se o traspasse da interessante Alcidina, filha do general de brigada Jorge Diniz Santiago, commandante d'aquella guarnição."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 23 de Janeiro de 1894, pág. 01, col. 06

terça-feira, 27 de julho de 2021

Universina Macedonia Mascarenhas



"Ante-hontem falleceu n'esta capital a exma. sra. d. Vicentina de Azambuja Barreto Leite, consorte do nosso co-religionario Francisco Carlos Resin Barreto Leite e filha do cidadão Luiz Affonso de Azambuja.

A respeitavel e inditosa senhora deixa dois filhinhos privados do seu affecto confortante.

Aprezentamos os nossos pezames á exma. familia da finada.

✤✤✤✤✤

Hontem cessou de viver, n'esta cidade, victimada pela variola, a inditosa joven d. Arminda da Fontoura Bacellar, irmã da professora publica d. Adelina Bacellar.

✤✤✤✤✤

Em Pelotas recebeu-se telegramma communicando ter fallecido em sua fazenda no Estado Oriental, a 20 do passado, d. Universina Macedonia Mascarenhas, esposa de Benjamin Mascarenhas.

✤✤✤✤✤

No hospital da Beneficencia Portugueza de Pelotas, onde fôra recolhido ha mezes por achar-se soffrendo das faculdades mentaes, falleceu o sr. Joaquim Lopes Amaro, ultimamente estabelecido com loja de ourives á rua S. Miguel em frente ao hotel Alliança, na referida cidade."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 06 de Fevereiro de 1894, pág. 02, col. 04

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Guilherme Smith



"Em Pelotas deram-se os seguintes fallecimentos:

Do cidadão Guilherme Smith, estabelecido no porto da cidade com casa de negocios de seccos e molhados morreu repentinamente.

De Emilia do Nascimento Arruda, no Asylo de Mendigos; foi tambem repentino esse passamento.

Do cidadão allemão Adolpho Zimmermann.

(...)

Falleceu ante-hontem n'esta capital o cidadão Venancio Ferreira da Silva, administrador aposentado da mesa de rendas de Pelotas."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 14 de Maio de 1894, pág. 02, col. 01

domingo, 25 de julho de 2021

sábado, 24 de julho de 2021

Jeronymo Antonio da SIlveira



"Em Bagé morreram: na avançada idade de 90 annos, o capitalista Jeronymo Antonio da Silveira, antigo morador d'aquella cidade;

D. Ernestina Silva e d. Maria Fausta Corrêa de Barros, viuva do fazendeiro Antero Corrêa de Barros e mãe do nosso co-religionario sr. Anaurelino Corrêa de Barros.

- Tambem falleceu ali o dedicado republicano capitão João Cardoso Filho, natural de S. Gabriel e que fazia parte de um dos corpos commandados pelo coronel Portugal."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 18 de Abril de 1893, pág. 02, col. 03

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Victorino José dos Santos Azevedo



"N'esta capital falleceu ante-hontem o cidadão Victorino José dos Santos Azevedo, official da secretaria da instrucção publica.

Contava cincoenta e tantos annos de idade e em tempos passados exerceu o magisterio publico e particular.

✤✤✤✤✤

Cessou de existir, em Pelotas, o cidadão portuguez Francisco José Pires, de 44 annos de idade.

- Em Pelotas falleceu d. Joanna Ramos Soares, digna esposa do popular industrial José Alvares de Souza Soares, a quem apresentamos os nossos pezames.

✤✤✤✤✤

Finou-se no Rio Grande d. Francisca de Jesus Cunha, esposa do sr. Francisco de Paiva Coimbra, morador em Cacimbinhas."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 04 de Maio de 1894, pág. 02, col. 06

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Porfírio das Chagas Cidade



"Contando cerca de 80 annos de idade falleceu repentinamente em S. João do Montenegro, ante-hontem pela manhã, o tenente-coronel Porfírio das Chagas Cidade, um dos fundadores d'aquella villa.

O finado militou na heroica revolução de 35, occupando nas forças dos farrapos o posto de tenente; durante muitos annos chefiou o partido conservador da referida villa, e por ultimo tornou-se dedicado republicano.

Apresentamos os nossos pezames aos parentes e amigos do morto."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 02 de Janeiro de 1895, pág. 02, col. 01

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Santiago Minuto



"Telegramma aqui recebido do Rio Grande menciona o lamentavel fallecimento do nosso dedicado amigo Santiago Minuto, conceituado commerciante d'aquella praça e devotado servidor da Republica.

A sociedade rio-grandense perde, com esse luctuoso acontecimento, a cooperação intelligente de um homem bom, probo e emprehendedor, que subiu pelo seu proprio esforço á boa posição em que se achava.

Por occasião do ataque à cidade do Rio Grande pela esquadra revoltosa, Santiago Minuto, que era 1o. tenente do 1o. batalhão de artilharia de posição, prestou n'esse corpo serviços de guerra á causa da lei e da ordem publica.

Á sua respeitavel e desolada familia apresentamos os nossos pezames.

✤✤✤✤✤

Na cidade de Taquary, onde se achava, falleceu repentinamente o tenente-coronel da guarda nacional d'esta capital Antonio Onofre da Fontoura, antigo morador do ex-3o. districto.

No extincto regimen, o tenente-coronel militou no partido liberal, do qual era chefe no referido districto. Com o advento da Republica, retirou-se da actividade politica.

Um vapor saiu esta manhã de Taquary conduzindo o morto para esta cidade, onde deve ter chegado esta tarde e sido sepultado.

✤✤✤✤✤

Á rua Dr. João Ignacio falleceu hontem uma italiana, viuva, de nome Ursula Ersettoz, possuidora de uma pequena casa de negocio. Deixou dois filhos menores abandonados.

Chegando esse facto ao conhecimento do sub-intendente do 3o. districto, para ali se dirigiu elle com algumas pessoas, providenciando sobre o enterro.

Pela mesma auctoridade foi communicado o occorrido ao juiz de orphams."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 12 de Dezembro de 1895, pág. 02, col. 04

terça-feira, 20 de julho de 2021

Sobrenomes Gregos - Parte 04

 



76. Regas - uma espécie de habitação; também uma espécie de canal de irrigação.

77. Rella, Rellakis - bordador.

78. Remis - patronímico do nome Remigios (Remígio em português).

79. Rousopoulos - alguém de ascendência russa.

80. Sagona - queixo.

81. Samaras - seleiro, fabricante de selas.

82. Selinofoto - luar.

83. Sideris - forte como o ferro; ferro.

84. Sotiropoulos - filhote, pintinho.

85. Tavoularis - secretário, literário, assistente.

86. Teresi - matronímico do nome Teresa; também pode significar caçador.

87. Theodoropoulos - patronímico do nome Theodoros (Teodoro em português).

88. Tsaoussis - espécie de ave comum no Mediterrâneo.

89. Vasilakis - manjericão; também um patronímico do nome próprio Vasilikos.

90. Vassos - patronímicos do nome Vasilis (Basílio em português).

91. Vitalis - patronímico do nome homônimo que significa vivo, vital.

92. Voulgaropoulos - alguém de descendência búlgara.

93. Vouvali - búfalo.

94. Xenakis - estranho, recém-chegado, forasteiro.

95. Xiphias - peixe-espada.

96. Yiannopoulos - patronímico do nome Yianni.

97. Zafeiriou - filho de Zaferiris - nome próprio que significa safira.

98. Zervas - canhoto.

99. Zika - viver, que ele viva.

100. Zografos - pintor, miniaturista.

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Sobrenomes Gregos - Parte 03

 



51. Laskaris - um tipo de soldado de infantaria.

52. Leka - patronímico do nome Alexandros (Alexandre em português).

53. Leos - leão.

54. Leventis - aquele que é proveniente do Levante (Oriente Médio). Por extensão, aquele que vem de qualquer uma das regiões do Oriente próximas à península grega. Também pode significar destemido, bravo.

55. Lykaios - lobo.

56. Makris - alto.

57. Mallas - espátula; por extensão, pedreiro, trabalhador da construção civil.

58. Mandrapilias - parede de pedra.

59. Mavros - preto.

60. Mikos - possui duas interpretações: um patronímico do nome Nikolaos; um patronímico do nome Demetrios.

61. Nanos - anão, muito pequeno.

62. Nephus - filho de Deus.

63. Nicolaides - patronímico do nome Nikolaos.

64. Nicoli, Nikolis - patronímico hipocorístico do nome Nikolaos.

65. Nomikos - relacionado com a lei; legislador; advogado.

66. Onasis - amante.

67. Othonos - fortuna, riqueza.

68. Pagonis - pavão; por extensão, pessoa vaidosa ou vistosa.

69. Pallas - polegar.

70. Panagos - tudo sagrado.

71. Pantazis - sempre vivo, cheio de vida, vivaz.

72. Papachristodoulopoulos - filho do sacerdote do servo de Cristo.

73. Papatonis - homem forte, homem que se destaca, homem muito masculino.

74. Pavlis - patronímico do nome Pavlos (Paulo em português).

75. Raptis - alfaiate.

domingo, 18 de julho de 2021

sábado, 17 de julho de 2021

Sobrenomes Gregos - Parte 02



 26. Drivas - de origem eslava; significa árvore.

27. Economos, Ekonomos - o administrador de uma casa ou propriedade.

28. Eliades, Elais - patronímico do nome Elais.

29. Elias - patronímico homônimo em português.

30. Eliopoulos - patronímico do nome próprio Elias.

31. Filo - doce, amigo, amável.

32. Florakis - a flor ou o virgem de Creta (ilha).

33. Frangopoulos - filho de um franco (povo medieval).

34. Gabris - patronímico do nome próprio Gabriel.

35. Galanis - olhos azuis claros.

36. Galatas - leiteiro, vendedor de leite.

37. Georgiades, Georgiadis, Giorgiou - patronímico do nome próprio Giorgios (Jorge em português).

38. Gataki - gatinho; por extensão, pessoa doce, amável.

39. Halkias - latoeiro.

40. Hasapi, Chasapi - açougueiro.

41. Hatzis, Khatzis - peregrino.

42. Hondros, Khondros - gordura. Tem dois aspectos: uma pessoa gorda ou um comerciante de gordura animal.

43. Ioannou - patronímico do nome Ionnou (João em português).

44. Iordanou - patronímico do nome Iordannou (Jordano em português).

45. Iraklidis - patronímico do nome Heraklidis (Hércules em português).

46. Kallis, Kallistos - melhor, bonito, agradável, belo.

47. Kappas - de origem turca; significa grande.

48. Katopodis - aquele que fugiu; migrante.

49. Konstantinopolites - toponímico relacionado a Constantinopla (atual Istambul, Turquia).

50. Lambros - luminoso, brilhante.


sexta-feira, 16 de julho de 2021

Sobrenomes Gregos - Parte 01

 



1. Adamos - patronímico do nome Adam (Adão em português).

2. Aetos - águia.

3. Agathangelou - patronímico do nome próprio Agathangelos.

4. Andino - varonil, masculino.

5. Ariti - generoso, amigável.

6. Argyros, Argyrios, Argyroglou, Argyropoulos - patronímico do nome próprio Argyrios que significa prateado.

7. Bakirtzis - de origem turca; significa latoeiro.

8. Baros - de origem albanesa; significa feliz ou sortudo.

9. Balaskas - patronímico do nome próprio Balaska. Tem origem eslava.

10. Booras, Bouras - uma espécie de tecido de lã grosso e marrom-avermelhado. Por extensão, um comerciante de lã ou deste tipo de tecido.

11. Castellanos, Kastellanos - castelo.

12. Chaconas, Tsakonas, Tsakonian - um habitante da região oriental da península do Peloponeso.

13. Christodoulopoulos - filho do servo de Cristo.

14. Christoforou - patronímico do nome Cristoforos (Cristóvão em português).

15. Cloro - verde.

16. Condos, Kondos - curto.

17. Condogiannis, Kondogiannis - um apelido; João Pequeno.

18. Condopavlos, Kondopavlos - um apelido; Paulo Pequeno.

19. Cirillo, Kyrillo, Kyrillos - senhor, mestre.

20. Danielopoulos - patronímico do nome próprio Daniel.

21. Diakos - deão, diácono, assistente religioso.

22. Diamandis - diamante.

23. Dougenis - aquele que nasceu escravo ou servo.

24. Doukas - duque, senhor, chefe; também pode indicar alguém que é nobre, sem necessariamente ter o título de duque.

25. Drakos - dragão.

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Monumentos na área central de Capão do Leão


Principais monumentos na área central de Capão do Leão.
Em ordem de apresentação:
Monumento à Bíblia
Placa em homenagem a Enedino Silva
Obelisco alusivo à vitória aliada na Segunda Guerra Mundial (1945)
Monumento ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, no Altar da Pátria
Estátua do Graniteiro
Monumento ao Poeta Leonense (placa furtada)
Busto de Narciso Silva
Busto de Elberto Madruga
Estátua do leão no início da Avenida Narciso Silva

 

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Der Orangenschälen



"O DESCASCAR-LARANJAS ('Der Orangenschälen')

Costume ido, quase esquecido e já fora do testemunho da geração na adolescência. Regista-se no acervo de lembranças de teuto-brasileiros que dobram a esquina dos trinta anos: 'nas safras de laranjas e de tangerinas (anotamos que tangerina também conhecida por bergamota e mexerica) era comum ajuntamento de pessoas nos galpões dos engenhos da fabricação de açúcar. Tratava-se de reunião para descascar laranjas. O fim era fazer o dôce chamado em alemão 'MUS': purê de caldo-de-cana com frutas.

Nos tempos do acontecimento do 'ORANGESCHÄLEN' a fabricação do 'MUS' se não era de laranjas era de tangerinas. Nos dias que correm faz-se com goiaba e banana, e misto de carambola com laranja.

O ajuntamento de pessoas para fazer 'MUS' constituía uma atração para os adolescentes. O trabalho era alegre e regado com goles de KIMMEL e de cachaça com o caldo-de-cana quente. A época fria do ano contribuía para o consumo das bebidas. A reunião era alegre, os adolescentes cantavam as canções populares aprendidas na escola alemã ou nos lares. Entre as canções haviam as que chegaram com os pioneiros do povoamento da região, provávelmente, algumas ainda da remotíssima coleção dos 'LIEDS' do Folk Germânico.

Entre as muitas lembram-se que cantavam as seguintes: (1) - HEIDENRÖSLEIN, (2) - AM BRUNNEN VOR DEM TORE, (3) - DIE MÜLLERS FRAU, (4) - DIE PFLAUME UM BAUME, (5) - KOMMT EIN VOGEL GEFLOGEN, (6) - DER FASSBINDER.

São canções já esquecidas por muitos e nem conhecidas por grande parte dos adolescentes desta geração. Anotamos ainda os seguintes nomes de canções: (7) - DIE DREI LILLIEN, (8) - GOLD UND SILBER, (9) - ANNCHEN VON THARAU, (10) - IN EINEM KÜHLEN GRUNDE, (11) - ACH, WIE IST'S MÖGLICH DANN.

Quando os cantos não divertiam ritmados pelos calores do quimel de fabricação caseira, os mais idosos contavam trechos de histórias que sabiam ou mesmo a história dos dias difíceis diante da mata com seus habitantes. Fôsse pelo quimel animador, cantando ou ouvindo histórias, a grande animação, o grande motivo, era o baile que encerrava a reunião para descascar laranjas. O baile era apelidado de 'MUSBALL' o que queria dizer: O Baile-do-purê. Uma vez que 'MUS' é um dôce em ponto de purê. O baile era agradecimento do dono do engenho-de-açúcar, geralmente, o dono do 'MUS'.

'Der Orangeschälen' ou seja o acontecimento da reunião para descascar laranjas dêsde alguns anos passou para o acervo das lembranças. Já não acontece."

Fonte: JAMUNDÁ, T.C. Nosso folclore...do folk teuto-brasileiro. IN: COMISSÃO CATARINENSE DE FOLCLORE. Boletim Trimestral, n. 22. Florianópolis/SC: Imprensa Oficial de Santa Catarina, 1956, pág. 07-08.

terça-feira, 13 de julho de 2021

Marcos Gonçalves da Fonseca Ruivo



"Com 83 annos de idade falleceu hontem o cidadão Marcos Gonçalves da Fonseca Ruivo, contador aposentado da extincta thesouraria de fazenda.

Foi um funccionario honrado e bom pai de familia.

Pezames.

✤✤✤✤✤

Finou-se a 16 do passado no Estado Oriental, em consequencia de laborioso parto e deixando seus orphams, d. Cecilia Cardoso Bazerque, esposa do cidadão Lourenço Paulo Bazerque, outr'ora residente em Pelotas.

✤✤✤✤✤

No Rio Grande falleceu d. Silveria Chagas, viuva do sr. Diophanes Chagas, outr'ora administrador do correio."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 14 de Junho de 1894, pág. 02, col. 02-03

Antonio Faro



"Em Pelotas falleceram:

O cidadão portuguez Antonio Faro, antigo proprietario de carros da praça.

E o cidadão Manoel Rodrigues Corrêa, dono da barbearia denominada Salão Rochefort.

✤✤✤✤✤

Em Nictheroy, onde era empregado no commercio, falleceu da febre amarella o joven Gentil Martins de Carvalho, de 23 annos de idade, filho do sr. Francisco Alfredo de Carvalho, que tem família em Pelotas, e natural d'ali.

A folha que esta noticia dá accrescenta que o inditoso joven, á força de economias, deixou a quantia de dois contos de réis, recolhida á Caixa Economica do Rio, quantia que sua família terá de reclamar.

✤✤✤✤✤

(...)

No Rio Grande falleceu no dia 11 o estimado joven Antonio Caetano Ferraz, de 18 annos de idade, filho do cidadão do mesmo nome.

✤✤✤✤✤

No Alegrete morreram: d. Maria Amalia Fagundes Alvarisa, casada com o sr. Toribio Alvarisa; o sr. Alexandre Lencina, escrivão interino da collectoria de rendas geraes."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 15 de Maio de 1894, pág. 02, col. 05

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Nicoláu Villagra



"Em Pelotas falleceram d. Alexandrina Gloria dos Santos, viuva e antiga moradora d'aquella cidade, e o nosso co-religionario Domingos Pires Bueno, morador na Serra dos Tapes, onde possuía uma fazenda.

O finado exerceu varias commissões do partido republicano, tendo estado em armas desde 17 de junho de 92, com a graduação de capitão das forças patrioticas.

Era chefe de numerosa família e succumbiu aos 52 annos de idade.

✤✤✤✤✤

Finaram-se no Rio Grande d. Adelia Rezende da Silva, esposa do cidadão José Francisco da Silva e o joven Leonel de Souza Moraes, contando 20 annos de idade.

✤✤✤✤✤

Em Jaguarão cessou de viver o capitão Nicoláu Villagra, que fazia parte das forças do tenente-coronel José Apparicio Nunes."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 30 de Maio de 1894, pág. 02, col. 02

Cypriana Antonia da Silva Azevedo



"Deu-se hoje nesta cidade o fallecimento da veneranda senhora d. Cypriana Antonia da Silva Azevedo, pertencente a uma das antigas familias desta capital e progenitora dos cidadãos Alfredo Augusto de Azevedo e José Joaquim da Silva Azevedo.

As cerimonias do sepultamento terão logar amanhã, saindo o feretro da casa mortuaria, á rua Dr. Flôres canto da travessa 2 de Fevereiro, ás 8 1/2 horas do dia para a egreja Cathedral, onde, ás 9 horas, se realisará a encommendação.

Aos parentes da finada apresentamos nossos pezames.

*****

Falleceu em Uruguayana no dia 10 do corrente, contando mais de noventa annos de edade, a respeitavel sra. d. Barbara de Menezes Portugal, mãe do coronel Francisco Portugal, Gabriel Portugal, baroneza de Ijuhy e avó do nosso amigo Adolpho Menezes, digno deputado estadual.

Aos parentes da veneranda morta apresentamos nossas condolencias.

*****

Em Pelotas falleceu a sra. d. Genunina Govea Fernandes, esposa do sr. Pedro Ignacio Fernandes."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 23 de Agosto de 1899, pág. 02, col. 05





domingo, 11 de julho de 2021

Manoel Rodrigues Aresta



"Em Pelotas falleceram:

O sr. Manoel Rodrigues Aresta, portuguez, que occupava-se ali como cocheiro.

O finado era viuvo e geralmente conhecido pela antonomasia de Orestes e contava 60 annos de idade;

O sr. João Agostinho de Souza, com 100 annos, conhecido por João Ilhéo, solteiro e natural da Ilha de S. Vicente (Açores);

O sr. Luiz Kempe, natural da Allemanha, casado e ha muito estabelecido com uma ferraria na estrada Vinte de Setembro;

Contando apenas 22 annos de idade, o nosso co-religionario Manoel Caldeira, natural de Portugal;

Na tenra idade de 19 mezes, o interessante Alfredo, filhinho do nosso amigo Alberto Rodrigues de Souza;

D. Flora Pamplona da Rosa, irmã do sr. Leopoldo Pamplona Corte Real, despachante geral da mesa de rendas d'ali.

A finada era viuva do sr. Leonel Simplicio da Rosa, que por muito tempo residiu no lugar denominado Barbuda.

Deixa sete filhos maiores.

✤✤✤✤✤

Victima de um desastre, tendo-se ferido com arma de fogo, falleceu em Jaguarão o nosso companheiro sr. João Zenandes, que fazia parte do exercito do general Telles.

O inditoso cidadão deixou mulher e filhos em extrema pobreza."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 17 de Abril de 1893, pág. 02, col. 03

Jacob Sehl



"Consignamos, hoje, contristados, o passamento de um bom e laborioso moço de trinta e tantos annos de idade, o cidadão Jacob Sehl, co-proprietario da importante casa commercial de nossa praça denominada
Ao Preço Fixo.

O funebre successo, que é geralmente lamentado, occorreu hontem em Santa Cruz, para onde seguiram o sr. Pedro Casimiro da Silva Porto, o outro proprietario do Preço Fixo, todo o pessoal empregado do estabelecimento e outras pessoas.

Jacob Sehl deixa esposa e filhos menores.

Apresentamos os nossos pezames á sua exma. familia."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 22 de Novembro de 1895, pág. 02, col. 02

sábado, 10 de julho de 2021

Sobrenomes Córnicos - Parte 02

 



A Cornualha é um condado e uma região histórica que fica no extremo sudoeste da Inglaterra.  A língua nativa - o córnico - é uma língua de raiz céltica. 

26. Knowles, Knollys, Knolles, Knoll, Konwle, Noll, Noel, Nowell - aquele que mora na colina; ou aquele que mora no cume.

27. Nancarrow, Nancherrow - vale do cervo.

28. Nankivell, Nancekivell - toponímico relacionado a Nankivell - um local na freguesia de Saint Mawgan in Pidar, Cornualha. Significa vale das galinholas.

29. Pascoe, Pask, Pasco, Pascow, Pascho - Páscoa; filho da Páscoa.

30. Paynter - a "cabeça" (saliência) de uma terra, de um território; o fim de um território. Não é o mesmo significado do inglês Painter que significa pintor.

31. Penberthy - toponímico relacionado à freguesia de Penberthy Cross, na Cornualha.

32. Pengelly, Pengilley - bosque no topo ou no final de um pedaço de terra. Há treze localidades com essa denominação na Cornualha.

33. Penix - toponímico relacionado a uma localidade extinta na freguesia de Saint Pinnock, na Cornualha.

34. Pen, Penn, Penna - cabeça ou fim; colina, promontório.

35. Penrose - charneca, colina, contraforte. Algo como a "cabeça" ou o "final" de um dos acidentes geográficos descritos.

36. Polkinghorne, Polkinhorne, Puckinghorne, Polkinghorn, Polkinhorn - toponímico referente à localidade extinta de Polkenhoern (registrada em 1316), outrora existente na freguesia de Guinear, Cornualha.

37. Prideaux - toponímico referente à localidade homônima na freguesia de Luxulyan, Cornualha.

38. Pritchard - filho de Richard.

39. Rescorla - toponímico relacionado à vila homônima, na freguesia de Saint Austell, Cornualha.

40. Roscoe, Rosco, Roscow, Ruscoe, Roscrowe - bosque da corça.

41. Teague, Teige, Tegue, Teagge, Tighe, Tague, Teagues - patronímico do nome pessoal gaélico Thaide (registrado desde antes do século X).

42. Tre - assentamento ou herdade.

43. Pol - lagoa, lago; poço.

44. Trebilcock - querida herdade; saudosa herdade.

45. Tredinnick - herdade fortificado coberta de tojo.

46. Treffry, Trefry, Treffrey, Treffray, Trefey, Trefray, Trefary, Trevry, Trevney, Trevray - herdade dos espinheiros ou herdade dos trevos.

47. Trefusis - herdade dos fusos; casa de tecelagem, por extensão.

48. Tregenna, Treganna, Tregona, Tregannah, Tregunna, Tregensoe, Tregensowe, Tregenza, Tregenzo - herdade das colinas.

49. Trelawney, Trelawn, Trelawne, Trelawny - pessoa de uma cidade com uma igreja; por extensão, homem da igreja, clérigo, religioso.

50. Tremain, Tremaine, Tremayne, Tremen - toponímico relacionado à vila homônima e sede da freguesia de igual nome, na Cornualha.

51. Trethowan - herdade do mago, do curandeiro. Existiu um local homônimo desde o século VIII às margens do rio Helford, na Cornualha.

52. Trevelyan - sobrenome galês e córnico que significa herdade de Elyan (nome pessoal).

53. Trevithick - filho de Trefor (nome córnico e galês arcaico).

54. Trevorrow, Trevoro, Trevorroe, Trevorro, Trevorow - toponímico relacionado a Treworvou (registrado em 1299), no antigo distrito de Ludvan, nas proximidades da cidade de Penzance, na Cornualha.

55. Trewartha - herdade alta ou herdade que se encontra numa colina. Há quatro localidades com essa denominação na Cornualha.

56. Trezise, Tresise - herdade ou lugar dos saxões. Há seis localidades com essa denominação na Cornualha.

57. Vingoe - pequeno pântano. Ou uma variante para viticultor.

58. Woon - sertanejo, nativo, da própria terra.

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Sobrenomes Córnicos - Parte 01



A Cornualha é um condado e uma região histórica que fica no extremo sudoeste da Inglaterra.  A língua nativa - o córnico - é uma língua de raiz céltica. 

1. Angove - ferreiro, metalúrgico.

2. Angwin - branco.

3. Baragwanath, Baragwaneth, Baragwnath, Baragwanoth - pão de trigo; ou topo do campo de trigo.

4. Beaglehole, Beauglehole - toca do texugo.

5. Bodrugan - toponímico referente à freguesia de Saint Goran, na Cornualha.

6. Bolitho, Bolithoe, Bolythoe - morada do azevinho; ou morada do arminho (ambos significados são incertos, a não ser o sentido de ser morada de algo).

7. Boscawen - toponímico referente a Boscawen-Ûn - um círculo de pedra da Idade do Bronze, existente na freguesia de Saint Buryan, Cornualha.

8. Boson - contramestre (função náutica).

9. Bossence, Bodsans, Bossans - morada ou casa santa; morada ou casa de um santo.

10. Cardy - forma regional para o nome Charles (Carlos em português).

11. Carew - teixo forte; declive acentuado.

12. Carey - pedra forte; rocha forte. (Vale lembrar que esta grafia possui também outras origens etimológicas; a presente é córnica).

13. Chenoweth, Chenowith, Chinowith, Chernoweth, Chernowith - casa nova.

14. Colenso - lago ou riacho sombreado e escuro.

15. Couch, Coh, Coch, Cogh, Cooch, Cuche, Cowche, Cowtch, Coutch, Coucha, Couche, Coucher, Couchman, Cowcha - homem ruivo.

16. Cox - pequeno; homem pequeno. Também pode ser uma variante do item anterior.

17. Ellery - forma regional para o nome Hilary (Hilário em português).

18. Enys - toponímico referente a Enys, freguesia no norte de Penryn, Cornualha.

19. Goff - ferreiro.

20. Goldsworthy - campo de festa, campo de celebração.

21. Hammett - campo ou prado baixo; campo que se encontra numa depressão do relevo.

22. Hocking - forma patronímica do nome medieval Hodge (do saxão Hrod-gerr, que corresponde em português ao nome Roger).

23. Jago - forma regional do nome Jacob.

24. Kelly - este também é um sobrenome irlandês (gaélico) e tem outro significado. No caso da Cornualha, significa madeira ou bosque.

25. Kempthorne - toponímico referente a uma localidade extinta que outrora se encontrava na área da freguesia de Beer-Ferris, em Devon.



quinta-feira, 8 de julho de 2021

Negro Miguel & Os Bandoleiros do Cerro das Almas


 

A história dos Bandoleiros do Cerro das Almas e o Negro Miguel

Parte da cultura oral do município de Capão do Leão/RS

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Sobrenomes Irlandeses - Parte 11

 



251. Ó Tadhgáin, Teagan - filho de Tadhgán - nome próprio que significa pequeno poeta.

252. Ó Taidhg, Teague - filho de Tadhg - nome próprio que significa poeta.

253. Ó Tíghearnaigh, Tierney, Tiarnach, Tigernach - filho de Tighearnach - nome próprio que significa senhor, dono de terra.

254. O'Toole, Ó Tuathail, Toal, Toole - filho de Tuathal - nome próprio que significa governante do povo.

255. Ó Treasaigh, Tracey, Tracy, Treacy - filho de Treasach - nome próprio que significa guerreiro, lutador.

256. Power - do termo francês povre que significa pobre, despossuído.

257. Vincent - é uma anglicismo do nome próprio gaélico Duibhinse que significa ilha negra.

258. Wallace - forasteiro, estrangeiro ou celta.

259. Walsh - forasteiro, estrangeiro, celta; ou proveniente de Gales.

260. Ward - guarda.

Sobrenomes Irlandeses - Parte 10

 



226. Ó Mathghamhna, Mahoney - filho de Mathghamhain - nome próprio que significa urso.

227. Ó Meadhra, Ó Meara - filho de Meadhra - nome próprio que significa afortunado, feliz.

228. Ó Mocháin, Mohan - filho de Mochán - nome próprio que significa algo como pequeno precoce, pequeno prodígio.

229. Ó Muircheartach, Moriarty - filho de Muirchertach - nome próprio que significa marinheiro.

230. Ó Muireadhaigh, Murray - filho de Muireadhach - nome próprio que significa senhor, proprietário de um domínio.

231. Ó Murchadha, Murphy - filho de Murchadh - nome próprio que significa guerreiro do mar.

232. O'Neal, Ó Néill, O'Niall - filho de Niall - nome próprio que significa campeão ou nuvem.

233. Ó Nualláin, Nolan - filho de Nuallán - nome próprio hipocorístico que significa nobre ou famoso.

234. Ó Rabhartaigh, Rafferty - filho de Rabhartach - nome próprio que significa maré cheia.

235. Ó Raghailligh, O'Reilly - filho de Raghailligh - nome próprio de significado desconhecido.

236. Ó Ríagáin, Reagan - filho de Riagán - nome próprio que significa impulsivo, intempestivo.

237. Ó Riain, Rían, Rian, Ryan - filho de Rían - nome próprio que significa pequeno rei.

238. Ó Rinn, Rinn - filho de Rinn - nome próprio que significa estrela.

239. Orman, Ormond, Ormonde, Ó Ruaidh, Roy - filho de Ruadh - nome próprio que significa ruivo, cabelo vermelho.

240. Ó Rodagh - filho de Rodach - nome próprio que significa espirituoso ou furioso.

241. Ó Ruadháin - filho de Ruadhán - nome próprio que significa ruivinho ou vermelhinho.

242. Ó Scolaidhe - filho de um estudante, de um alfabetizado, de uma pessoa que recebeu educação formal.

243. Ó Seachnasaigh, O'Shaughnessy - filho de Seachnasach - nome próprio que significa enganoso, ardiloso.

244. Ó Séaghdha, O'Shea - filho de Séaghdha - nome próprio que significa estimado ou majestoso.

245. Ó Seanáin, Shannon, Sheenan - filho de Seanán - nome próprio que significa velhinho.

246. Ó Seighin - filho de Seighin - nome próprio que significa pequeno falcão.

247. Ó Síoda - filho de Síoda - nome próprio que significa seda.

248. Ó Sirideáin, Sheridan - filho de Sirideán - nome próprio que significa explorador.

249. Ó Suaird - filho de Suart - nome próprio que significa guardião ou detentor da vitória.

250. Ó Súileabháin, O'Sullivan, Sullivan - filho de Súileabhán - nome próprio que significa olhinhos escuros.