Páginas

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Nossa visita ao Cerro das Almas, Capão do Leão/RS


No início do mês de fevereiro, na companhia de uns amigos trilheiros, estivemos na região do Cerro das Almas, em Capão do Leão, na busca da lendária gruta misteriosa que existe naqueles rincões e que muitos moradores do local afirmam ser verdadeira. Vide link desta narrativa.

Embora tenhamos constatado que o morro que abriga a tal gruta, está um pouco adiante dali, o passeio valeu muito, num local de exuberante mata nativa e muita história. Numa segunda expedição, pretendemos enfim encontrar o tal afamado local da gruta.



Lagoa Azul














Escola Abadie Faria da Rosa



Sobrenome Mena


"MENA - Sobrenome espanhol toponímico. Está associado ao Vale de Mena, na Espanha. É de origem nobre e talvez sua origem provenha de 'amoena', com o sentido de terra, vila, etc. 

João de Mena foi poeta espanhol, e cronista da corte de João II, de Castela (1411-1456). No Rio Grande do Sul, temos os Mena Barreto, família de prestigiosos militares no século passado."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 10 de Setembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Freire


"FREIRE - Primitivamente foi alcunha. Do latim 'frater', que passou ao provençal 'fraire'. Pode se referir a um membro de ordem religiosa ou militar."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 11 de Dezembro de 1991, pág. 02

Sobrenome Camões


"CAMÕES - Pode provir de Camão, nome de uma ave. É a opinião de Leite de Vasconcelos. Severim de Faria assegura que vem do Castelo Camões, na Galícia. O espanhol possui o termo 'camueso'. Barcia fá-lo derivar do árabe 'camuesa', que significa 'peitos de mulher'. Em latim, há 'Camonius', que é nome próprio.

O solar dos Camões é o castelo homônimo, no reino da Galícia, donde se passou a Portugal, no tempo do rei Dom Fernando (1367-1383), Vasco Pires de Camões, por seguir suas partes contra D. Henrique II, de Castela.

Personalidade: Luís Vaz de Camões, o grande poeta da língua portuguesa."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 19 de Novembro de 1990, pág. 03

Jesuína Leopoldina de Souza Barreto


"Passamento

Hontem falleceu n'esta capital a exma. sra. d. Jesuina Leopoldina de Souza Barreto, viuva do major João da Cunha Lobo Barreto e mãi do inditoso letterato porto-alegrense Lobo Barreto, prematuramente abatido pela morte no inicio de uma brilhante carreira.

Os nossos pezames a familia da finada."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 17 de Julho de 1891, pág. 01, col. 04