Páginas

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Sobrenome Fajardo


"FAJARDO - Sobrenome de origem espanhola. Compõe-se de 'hard', palavra germânica que significa 'forte'; e de 'fagea', que significa 'faia' (a árvore).

Os Fajardo tem seu solar na Galícia, em Santa Maria de Ortigueira. Pedro Galego Fajardo, sobrinho de Dom Gonçalo Peres, Mestre da Ordem de Calatrava, foi o primeiro dos que teve esta alcunha, que se derivou a seus descendentes."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Setembro de 1991, pág. 02

Sobrenome Bivar


"BIVAR - Toponímico de origem espanhola. Rodrigo ou Rui Diaz de Bivar, o famoso Cid, el Campeador. Bivar é sua terra natal. Também existe a forma menos usual Vivar.

Personalidade: Violante Atabalia Ximenes de Bivar, escritora brasileira (1817-1875)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 02 de Setembro de 1990, pág. 03

Cecília Baptista Gomes


"Em sua edição de 26 do corrente, noticia o Diario Popular de Pelotas:

'Falleceu hontem, ás 10 horas da manhã, a respeitavel senhora, maior de 60 annos, d. Cecília Baptista Gomes, viuva do capitão João Gonçalves Gomes.

A finada era mãe do nosso distincto co-religionario sr. José Gonçalves Gomes, residente no municipio de São Gabriel, e sogra do nosso esforçado companheiro José Albino Koboldt."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 28 de Maio de 1891, pág. 01, col. 06

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Sobrenome Fagundes


"FAGUNDES - Sobrenome patronímico dos nomes próprios FAGUNDO e FACUNDO (que também aparecem como sobrenomes). Também existe a variante FAGUNDEZ. 

Facundo é um nome próprio que significa 'eloquente' ou 'aquele que tem facilidade de falar'."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Setembro de 1991, pág. 02 

Sobrenome Ataíde


"ATAÍDE - Toponímico português. Escrevia-se também Athayde, Athaide e Ateide. Pode ser o mesmo que Taide e Tagilde, que provém do germânico 'Athanagild'. 'Atta' seria pai e 'hilds', luta, segundo interpretação comum.

O solar foi a Torre de Ataide, concelho de Santa Cruz de Riba Tamenga, no Minho, no século XIII.

Personalidades: Álvaro de Ataíde foi administrador português, no século XVI, filho de Vasco da Gama; Antônio de Ataíde, estadista português (1500-1563); Catarina de Ataíde, falecida em 1551, teria sido a amada de Camões, sob o anagrama Natercia, era filho de Álvaro de Souza; outra Catarina, mulher de João III, também foi identificada como Natércia; Luiz de Ataíde foi estadista português (1519-1581)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 08 de Julho de 1990, pág. 03

O carrasco punido em Tatuí


"Transcrevemos do Progresso de Tatuhy, S. Paulo:

'No dia 16 do corrente, Vicente, tropeiro, escravo de d. Maria Eulalia de Mascarenhas, soffreu a pena de açoites a que foi condemnado pelo presidente do tribunal do jury, em consequencia do art. 60 do codigo criminal e das decisões do jury.

Houve a principio difficuldade para a execução da sentença por não encontrarem quem se prestasse a desempenhar o deshumano encargo de carrasco; mas afinal removeram essa difficuldade com o apparecimento de um individuo que dá pelo nome de - Luigi Machina, que se prestou a dar 25 açoites em Vicente, tropeiro, pela miseravel quantia de 2$500.

Mas, honra seja feita á população tatuhyana! Luigi Machina não pôde affrontar a repulsa publica: os 2$500 que ganhou foram causa da sua retirada d'esta cidade, no dia seguinte."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 07 de Agosto de 1886, pág. 01, col. 04

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Nossa visita a Rio Grande - Parte 03


Registro de nossa visita a Rio Grande em janeiro. Também visitamos a Praia do Cassino e os Molhes da Barra.

















Sobrenome Façanha


"FAÇANHA - Sobrenome primitivo, relacionado ao contexto militar. Também está associado ao termo espanhol 'fazaña' - que designa um tipo de tribunal medieval presente em alguns reinos ibéricos. Por isso: um juiz ou funcionário judicial."

Sobrenome Alcáçova


"ALCÁÇOVA. - Topônimo: Castelo árabe; fortaleza, castelo; castelo de barco de guerra. O sobrenome deriva do Castelo de Alcáçova, de Lisboa. O primeiro a usar o sobrenome foi Pedro Fernandes de Alcáçova, no século XV."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 28 de Maio de 1990, pág. 03

Tenente José Ferreira Porto


"Registro mortuario

Em uma folha do Sul do Estado encontramos a noticia de haver fallecido, a 15 do passado, no Serrito de Cangussú, onde residia, o destemido farrapo tenente José Ferreira Porto, companheiro do glorioso general Bento Gonçalves da Silva, na memoravel campanha de 1835.

Contava 80 annos de honrada existencia."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 12 de Março de 1892, pág. 01, col. 04

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Nossa visita a Rio Grande - Parte 02


Continuidade dos registros de nossa visita a Rio Grande/RS em janeiro.






Sobrenome Etchegoyen


"ETCHEGOYEN - Sobrenome toponímico basco. Resultado da aglutinação dos termos 'etche' (=casa) e 'goyen' (=bosque). Portanto: casa do bosque."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Setembro de 1991, pág. 02 

Sobrenome Abreu


"ABREU. - Teria sua origem em Avredo, do germânico awi, agradecimento; e red, proferir. É a lição de L. de Vasconcelos. Supõe-se que o primeiro a portar esse sobrenome tenha sido Vasco Nunes de Abreu, no século XI. O solar localiza-se a Valença, no Minho, e é a torre de Abreu.

Sobrenome muito comum e nobilitado, ele também identifica acidentes geográficos: é a ponta na Lagoa dos Patos, em Viamão, RS; é ilha no Atlântico, no Rio de Janeiro, município de Cabo Frio; e é serra no Estado de São Paulo e município.

Entre os muitos Abreus, destacam-se: Aleixo de Abreu, médico português (1538-1630), médico pessoal de Felipe IV; Antonio de Abreu, companheiro e amigo de Luiz Vaz de Camões, na Índia, era senhor da Quinta da Charneca, suas obras foram publicadas em 1805; Antonio Paulino Limpo de Abreu, estadista brasileiro (1798-1883); Benedito Luiz Rodrigues de Abreu, poeta brasileiro; Casimiro José Marques de Abreu (1837-1860), é o inolvidável cantor das Primaveras, Patrono da Cadeira no 6 da Academia Brasileira de Letras; Francisco Bonifácio de Abreu, cientista, parlamentar e poeta brasileiro (1819-1887). João Capistrano de Abreu, historiador brasileiro (1853-1927); José de Abreu, Barão do Serro Largo, general rio-grandense, comandante de cavalaria (1775-1827); Manuel de Abreu, cientista brasileiro, criador da abreuscopia (1894); Maria Úrsula de Abreu, heroína brasileira, nascida em 1682 e falecida em Goa em 1718, sentou praça como soldado, com o nome de Baltasar de Coito em 1718, valentíssima, casou-se mais tarde com Afonso Arrais de Melo, que tinha sido governador da Fortaleza São João Batista, em Goa.

O sobrenome aparece ainda com os Lima: Abreu e Lima."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 13 de Maio de 1990, pág. 03

Enchente de 1891 em Pelotas e região


"Grande enchente

Conta o Diario Popular de Pelotas:

'As grandes chuvas que cairam ininterrompidamente n'esta cidade durante os ultimos dias occasionaram o transbordamento dos rios e arroios que cortam os terrenos d'esta cidade e immediações.

As enxurradas de agua innundaram Pelotas em muitos pontos, accarretando estragos de alguma importancia.

Desabou o boeiro existente á rua Felix da Cunha, esquina General Argollo, entrando a agua em muitas casas d'essas ruas e outras proximas.

A agua filtrava-se pelas paredes lateraes de muitos edificios e alagava os domicilios.

O nivel do S. Gonçalo attingiu a uma altura extraordinaria e invadiu todas as casas das duas margens d'esse rio.

As aguas do arroio Pelotas invadiram tambem diversas xarqueadas.

Desabaram muitos muros e arvores devido não só a faiscas electricas como á intensidade das chuvas.

Na praça da Constituição houve moradores que, para retirarem as aves de seus quintaes, tiveram que caminhar n'elles com agua pela cintura.

O arroio Santa Barbara corria impetuosamente e as aguas passaram por cima da ponte de madeira da rua 7 de Abril.

- Sabemos que o rio Jaguarão cresceu tambem muito, inundando a cidade d'esse nome e a villa oriental de Artigas, cujos habitantes estão sendo soccorridos pelo vapor Mirim.

- A alvenaria em que estava assente a extremidade da ponte da estrada de ferro sobre o rio Piratiny, na margem esquerda, veiu abaixo horas depois da passagem do trem que sexta-feira vinha de Bagé, interrompendo o transito, que só poderá estar restabelecido depois do dia 16.

- As margens do arroio de Pelotas, no Retiro, ficaram alagadas completamente, estando a ponte quasi submersa.

N'esse lugar está tambem interrompido o transito, o que impede a vinda de colonos á cidade, razão por que já se sente falta de muitos generos coloniaes taes como ovos, manteiga, etc., que não se encontram á venda."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 27 de Maio de 1891, pág. 01, col. 05

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Nossa visita a Rio Grande - Parte 01


Estivemos no último mês de janeiro em visita à cidade de Rio Grande, cuja importância histórica e cultural é enorme para o Rio Grande do Sul. Seguem algumas fotos da área portuária e centro da cidade.


Sobrado dos Azulejos


Rincão da Cebola




Mercado do Peixe


Mercado Público Municipal de Rio Grande


Alfândega








Igreja São Pedro


Eucalipto no centro da cidade que foi plantado em 1877!