Trecho extraído de: CAMPOS SOBRINHO, Fernando de Ávila. O Aprendiz de Jornalista: casos curiosos de trinta anos de jornalismo. Porto Alegre: Arte Literária, 1998, p. 68.
"O Darci Pino lá de Pelotas foi outro que protagonizou um dos casos memoráveis da radiofonia gaúcha. Era por volta de 72, 73 e a imprensa local cobria com muito interesse as filmagens da película nacional 'O Negrinho do Pastoreio' que estavam sendo rodadas na cidade e estrelada pelo ator Grande Othelo. A Rádio Universidade Católica mandou o Darci até a Fazenda da Gruta para realizar a cobertura 'in loco' das filmagens e entrevistar o ator.
O ator combinou de receber o repórter num intervalo das locações na própria fazenda. Darci começou a entrevista fazendo uma série de perguntas ao ator que, pacientemente, respondia-as com muita gentileza. Foi então que o Darci emendou:
- Senhor Grande Othelo, uma das dúvidas que temos sobre o magnífico filme que está sendo rodado aqui em Pelotas, até mesmo para deixar nossos ouvintes mais tranquilos, qual tipo de truque cinematográfico o senhor está se valendo para esconder a perna?
Muito espantado e sem entender direito o que repórter queria, Grande Othelo responde:
- Meu caro amigo, eu vou atuar no filme do Negrinho do Pastoreio, não do Saci-Pererê!"
Nota: A Fazenda (ou Estância) da Gruta fica no distrito do Pavão, atualmente parte do município de Capão do Leão. Serviu como locação a várias cenas do filme Negrinho do Pastoreio de 1973.