Páginas

sábado, 31 de dezembro de 2016

Feliz Ano Novo 2017!



Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.


(Poema de Carlos Drummond de Andrade, extraído do link original: http://notaterapia.com.br/2016/12/28/dois-poemas-para-o-ano-novo-de-carlos-drummond-de-andrade/)

Retrospectiva 2016 em Capão do Leão


O blog "Capão do Leão História & Cultura" fez um apanhado de opiniões com diversas pessoas que moram, trabalham ou tenham uma ligação consistente com o município, no sentido de colher impressões pessoais sobre o ano que termina e suas expectativas para o novo ano que se inicia. Exceto alguma concordância gramatical ou ortográfica, em nenhuma das opiniões (que nos foram passadas por escrito ou em áudio) fizemos qualquer mudança.

Foram feitas seis perguntas de caráter geral e neutro. São elas:

1 - Nome e profissão?

2 – Qual o grande fato positivo do ano de 2016 em Capão do Leão?

3 – Qual o grande fato negativo do ano de 2016 em Capão do Leão?

4 – Qual a grande surpresa do ano em Capão do Leão?

5 – A personalidade do ano em Capão do Leão?

6 – Qual sua expectativa para o ano de 2017 em Capão do Leão?

As respostas foram:

1 - Paulo Ferreira, Trabalhador da Construção Civil.
2 - O projeto de futebol do Sinoê.
3 - As estradas ruins por causa da chuva.
4 - O Mauro Nolasco vencer.
5 - Duca.
6 - Espero que as coisas melhorem daqui para a frente e tenha mais emprego no Capão do Leão porque tem muita gente querendo trabalhar e não têm.

1- Jesus Madeira, Advogado.
2 - Inauguração do novo Pronto Atendimento.
3 - (Sem resposta).
4 - Eleição do PT para a prefeitura.
5 - Não vejo nenhuma grande personalidade.
6 - Sinceramente, não vejo boas perspectivas para Capão do Leão, tanto na área social, econômica e política. A política já começou suja por aqui, com conchavos e trocas de favores. Ou seja, não muda nada.


1 - Neuza Regina das Neves Janke, Professora de História; Mestre em História do Brasil e atualmente Diretora da E.E.E.M. Jardim América. 

2 - As eleições municipais que apontaram uma mudança e renovaram as esperanças de uma participação popular.
3 - A continuidade do descaso com a coisa pública. Como exemplo concreto cito a sala do Laboratório de Ciências que está sendo construída desde janeiro de 2014 e além de não estar pronta hoje é um depósito de coisas quebradas.
4 - Não aconteceu grande surpresa no meu entendimento.
5 - Mauro Nolasco.

6 - Tenho muita esperança de que a nova administração municipal com o grupo que a apoiou farão no município uma verdadeira mudança que beneficie a população, nos aspectos sociais e econômicos. Espero compromisso com a educação, saúde, saneamento básico e segurança. Será um grande desafio, pois muita gente será desacomodada, mas é necessário isso para o bem de toda comunidade leonense.

1 - Gabriel Andina, atualmente Servidor público, Delegado Regional de Saúde. 2 - Aprovação da lei da ficha limpa para cargo em comissões. 3 - Morte do menino Daniel. 4 - David Martins, vereador jovem e com votação expressiva. 5 - Mauro Nolasco. 6 - Avanços, já que é impossível retroceder.

1 - Francisco Henrique, Radialista.
2 - A implantação da regularização fundiária.

3 - A perda de recursos financeiros que seriam aplicados na pavimentação de ruas, inviabilizados pelo alto índice de gastos da prefeitura, acima de 56%. A morte de um jovem, pela falta de responsabilidade e competência no cumprimento e fiscalização da legislação , sobre os animais soltos em via pública. As ruas Vignol Nunes, Manoel Vasques Villa, Pedro Silveira Lopes, Juvenal Costa, Abílio Cassana. Emendas parlamentares foram perdidas graças ao índice com gastos do município superar o limite de 52% estabelecido em lei de responsabilidade fiscal.

4 - A vitória do PT na eleição.

5 - Negativa, o prefeito Cláudio. Positiva, a sec. de educação, Suelen.

6 - Que as promessas de campanha sejam cumpridas pelos eleitos.


1 – Igor Porto Vianna, Empresário. 2 – Escolha da população pela mudança no quadro político da cidade 3 - O abandono da cidade, tanto por parte do poder público, quanto da população (exemplo são animais soltos que causam acidentes e etc). 4 – Não recordo de algo surpreendente. 5 – Mauro Nolasco. 6 – Que seja um ano de renovação, que nossa cidade possa sair da atual situação e visualizar um futuro melhor.

1 - Neuza Vaghetti, Professora Aposentada.
2 - Inauguração do PA e Feira do Livro.

3 - O constante descaso da administração (ruas cheias de buracos, poeira, animais soltos...).

4 - Sinceramente nenhuma.

5 - Suelen Cardoso.
6 - Renovação, comprometimento, esperança...União por um Capão do Leão melhor para todos...

1 - Heber Silva, Vigilante.
2 - As eleições, pois trouxe a chance de mudar o cenário político e promover mudanças extremamente necessárias.
3 - Como em anos anteriores, a apatia do Executivo leonense, não atendendo as expectativas da população em geral.
4 - O pedido de recuperação judicial de uma potência em anos anteriores, a Danby Cosulati.
5 - Na minha visão não tem uma mas várias, e elas atendem no Pronto Atendimento municipal. Esses profissionais estão de parabéns em 2016.
6 - Que a nova gestão no executivo leonense realmente mostre para que veio e faça a diferença. Estamos aguardando.

1 - Eduardo Silva, Autônomo.
2 - A mudança radical nas eleições 2016.
3 - Tem que acontecer uma tragédia e mesmo assim aqui no Capão do Leão não muda o problema dos animais soltos pelas ruas.
4 - As eleições de 2016 e o partido Rede que cresceu vertiginosamente.
5 - Jara Silveira, um grande homem, sede por mudança.
6 - A expectativa é que as mudanças no novo governo sejam em todos os bairros, mais saúde e também a cultura como a Festa de Natal, Carnaval e Festa da Melancia. As pessoas merecem também cultura, mas em tempos de crise, vamos priorizar a saúde e educação.

1 - Adriano Hönnicke, Bancário. 2 - Fato positivo eu não encontrei nenhum, e esse é o motivo dá demora nas minhas respostas. Talvez poderia citar fato positivo as campanhas eleitorais sem sujar as ruas, embora isso não seja algo específico do capão. 3 - Grande fato negativo, o recente acidente que vitimou nosso amigo Rafael Kaiser, além da morte de um amigo, as circunstâncias já vinham sendo alertadas pela população a muito tempo. 4 - Nada me surpreende no capão. 5 - A personalidade acaba sendo o prefeito eleito Mauro Nolasco. 6 - Minha expectativa pra 2017 é de que o novo grupo que administrará o município queira efetuar mudanças bem marcadas. Resta saber se as mudanças serão benéficas ou não. Torço pra que sejam.

1 - Maximiliano Pereira Quevedo da Rocha, Empresário, Profissional de Educação Física e Artes Marciais.
2 - Sinceramente, Capão do Leão não teve um fato positivo, foi uma cidade completamente na inércia, não teve nada que foi positivo ao meu ver.
3 - O fato negativo foi justamente este: não ter nenhum objetivo, nada alcançado, um projeto realizado... De forma que beneficiasse a cidade. O município ficou inerte, sem nada, sem se destacar em nada, sem fazer em nada. Eu acho que foi o principal fato negativo.
4 - (Sem resposta).
5 - Eu posso dizer assim, eu. Eu fiz grandes trabalhos e fui homenageado no Brasil, fora do Brasil e fui homenageado agora no final do ano... Recebi uma homenagem lá na Alemanha. Mas essa da Alemanha, acho que foi a principal, porque trabalhamos. Fui considerado sétimo dan, sou o primeiro do estado do Rio Grande do Sul. Também fui reconhecido como segundo grão-mestre no mundo pela Fisa (recebi esta homenagem lá na Alemanha). O trabalho de recepção a todos os viajantes. Eu acho que quem mais se destacou neste nível fui eu mesmo. É até pretensão minha falar isso, mas é verdade.
6 - A minha expectativa para 2017 é que essa administração, sob a liderança do Mauro, faça realmente alguma coisa, arrume a casa, faça os projetos para que numa próxima administração, esta venha a se beneficiar. Eu acredito muito nesta administração do Mauro. Acho ele uma pessoa competente. Então, espero alguma coisa dele. Não espero muito, porque não está fácil a situação do País. Mas o simples fato dele conseguir arrumar a casa, tanto que vou pegar os ofícios criados pelo grupo "Cidadania" (nota nossa: grupo Pela Cidadania do Capão do Leão, na rede social facebook), porque na outra gestão não foi feito nada, quem sabe nessa pode ser. Mas a gente tem que ajudar.

1 - Ana Carolina dos Santos Klug, Estudante.
2 - O fim do PDT na prefeitura, pois sou da opinião que era urgente que o Capão do Leão mudasse a administração.
3 - Os problemas que a escola Castelo Branco teve durante o ano por causa da falta de verba. Também acho que o serviço da Corsan foi muito ruim, com muita reclamação do pessoal. O prefeito foi outra fato negativo, pois parecia que a cidade não tinha prefeito, muitas vezes.
4 - Não vou dizer que foi a vitória do Mauro, porque eu acreditava que ele conseguiria. Acho que foi a mudança que ocorreu na Câmara, pois teve alguns que eu achava que iria ganhar e não ganharam e outros que entraram e eu não conhecia.
5 - Mauro Nolasco.
6 - Espero que o município melhore no geral com o governo do Mauro. E espero também que tenha mais opção de eventos e cultura para os jovens. Capão do Leão nunca tem nada e a gente acaba indo para Pelotas.

1 - Gilberto Dutra, Comerciante.
2 - Eleição de Mauro Nolasco.
3 - Fechamento de frigoríficos.
4 - Derrota de Vilmar Schmitt.
5 - Professora Gilciane Baldassari.
6 - Estou apreensivo e preocupado com a crise econômica de nossa região.

1 - Rejane Vieira, Policial Militar.
2 - Mudança de governo.
3 - Ocupação desordenada no bairro Parque Fragata.
4 - Perda do mandato do vereador Dr. Valdecir.
5 - Dona Isabel Castelhana.
6 - Que o novo governo municipal realmente trabalhe pela comunidade.

1 - João Fernando Lucas Pereira Santin, Engenheiro-Florestal.
2 - Tem algumas coisas positivas que aconteceram e eu destacaria três. A primeira foi trocar o governo, porque ninguém aguenta mais o PDT na prefeitura. Os dois mandatos do Schmitt é que foram bons, o Quevedo não comprometeu, mas também não fez muita coisa. O Cláudio foi muito ruim... O pior de todos que já passaram na prefeitura. O velho Getúlio foi "fichinha" perto do Cláudio. Isso destacaria como fato positivo. Tchau! Vai te embora PDT! O outro fato positivo é o nosso Sindicato Rural que eu acho um dos mais atuantes da região e um dos que realmente dão retorno para o produtor. Em terceiro, a criação da Associação dos Amigos da Segurança Pública que eu acho muito importante para Capão do Leão. Com essa crise que o estado está passando, se a comunidade não ajudar e se organizar vai ser difícil em todas as áreas. Na verdade, tem outras coisas boas que aconteceram, mas o povo critica e também não se envolve. Daí fica fácil criticar. Mas, agora, se queres o fato principal, eu coloco que ter terminado o PDT na prefeitura foi ótimo.
3 - Acho que a segurança pública é um problema, mas isso é um problema de todo o Brasil. Na verdade, tem várias coisas negativas. Também soube dos problemas dos animais soltos nas ruas e do rapaz que faleceu. Isso também é uma coisa negativa.
4 - A eleição do Mauro Nolasco, porque eu acreditava que ele ia "morrer na praia", na verdade. Eu esperei a vitória do Schmitt, porque meu cálculo foi o seguinte: o Schmitt tem o eleitorado dele, o Jara vai "comer" votos do pessoal que poderia votar no Mauro na Sede, no Cerro do Estado e na Zona Rural, o Gringo vai "comer" votos do Mauro no Jardim e na Embrapa. Mas não foi isso que aconteceu. Mas o Mauro foi muito inteligente, pois puxou aquela professora com ele e equilibrou os votos. Neste ponto, eu considero que a surpresa foi o PT ter agido com inteligência que normalmente não tem. Lembra do Marroni em Pelotas... foi se abraçar com o Adelar Bayer e deu no que deu. Mas desejo sinceramente que as coisas deem certo para o novo governo, apesar que vai ser difícil para qualquer prefeitura do PT governar depois que tiraram a Dilma.
5 - O Beto Sedrez do Sindicato Rural.
6 - Espero que pelo menos o novo governo faça o "arroz-com-feijão" na administração, porque se fizer isso, já sai com uma cabeça e meia de vantagem em relação ao Cláudio, que nem isso fez direito. Em relação aos novos vereadores, espero que façam bons mandatos e se baseiem em projetos para a cidade, ao invés de distribuir remédios e cesta básica.

1 - Anderson Dias Silveira, Engenheiro-Agrônomo.
2 - Estabelecimento de uma unidade da Agrofel no município.
3 - Nenhum avanço em infra-estrutura.
4 - (Sem resposta).
5 - (Sem resposta).
6 - Somente estabilidade financeira, mas sem nenhum avanço.

1 - Rômulo Avencurt Henrique, Operador e Auxiliar de Logística.
2 - Infelizmente nosso município não apresentou um grande fato positivo neste ano que se encerra, visto que os problemas administrativos frente a sua Gestão continuaram, o que contribuiu inclusive, para a manutenção de problemas já enraizados, entre outros fatores. Portanto, não considero que tenha existido um grande fator positivo, analisando especificamente, para quem é funcionário da prefeitura, talvez o aumento salarial obtido tenha sido um fator positivo relevante. Para quem é do Jardim América, o qual o cidadão teve sua rua mais trabalhada pelas máquinas afim de evitar erosões em períodos chuvosos, ou teve resolvido algum problema como saneamento básico, de repente para esta, pode ter sido um acontecimento significativo, apenas fatos isolados e individuais, não coletivos.
3 - Não aponto um grande fato negativo isolado, apesar de muitas vezes, fatos isolados acarretarem uma série de outros fatos coletivos e importantes; mas faço reverência a um conjunto de problematizações que continuaram no município em saneamento básico, conservação e manutenção de ruas, problemas estruturais existentes em lugares como o Ginásio de esportes que há um tempo significativo não tem funcionalidade. Muitos destes problemas operacionais no próprio Jardim América e boa parte do Capão do Leão. Não quero dizer que está tudo errado, que os funcionários não trabalham, ou que a culpa é de A ou B.., mas se vê um falta de "harmonia" entre alguns serviços básicos importantes que muitas vezes não são realizados, mas como disse, nem tudo é terra arrasada, muitas pessoas falam e concordo inclusive, do bom trabalhado realizado pelo área da saúde, em especial no Pronto-Atendimento. É importante, essencial esse serviço.
4 - Considero o resultado das eleições com a vitória do Ex-vereador e agora Prefeito Eleito Mauro Nolasco do PT, primeira vez que o partido vence no Capão do Leão inclusive. Não o conheço pessoalmente, muito pouco falei com ele, mas junto com a mensagem passada com o resultado do pleito, "do sentimento de mudança", somando a questão de ser Leonense, de realmente querer o melhor para Capão do Leão, espero bem como esperamos que seja feita uma boa gestão para o município. Sempre digo que já perdemos muito por politicagem, que tempos de realmente, considerar e deliberar o que é o melhor para o Capão do Leão, veremos se a mudança será apenas nos cargos de comissão mas também no modelo de gestão, de resultados, de trabalho, ou uma política mais democrática e eficiente para todos.
5 - Não vejo no Capão do Leão uma grande Personalidade este ano. Posso me referir novamente ao um conjunto, achei interessante a criação da REDE, partido novo no município que pode ter perspectiva de inclusive, fomentar e estimular a criação de outros novos partidos, o que mudaria talvez ou influenciaria o cenário político futuramente.
6 - A expectativa não é muito otimista. Sempre esperamos que possamos melhorar aspectos básicos pelo menos, além disso, até pelo primeiro ano de governo fazer parte do plano de governo anterior, talvez possa impossibilitar do novo prefeito de fazer mais, mesmo que seja seu desejo fazer grandes mudanças ou implementações de gestão a curto prazo.
A minha expectativa se refere aos 2 e 3 anos posteriores, pois a questão politica e de gestão influi demais no sistema de funcionamento da "coisa pública", na gestão pública.
Sempre procuro conversar com pessoas de outros municípios da região, pesquiso, analiso na medida do possível em proporções iguais a situação dos mesmos visto áreas como saúde,saneamento básico; educação; esporte; e comparando ao nosso município, até receio um pouco pelo seu futuro, pelo "atraso" em geral, pela dependência e desarticulação que surpreendentemente aconteceu por ser perto de Pelotas entre outros motivos enraizados na nossa história e que não foram resolvidas. Então, espero e creio que seja um bom ano e assim bons anos, de encaminhamentos, de uma era mais promissora, é imperativo! 
Torço para que seja positiva para todos os leonenses, sabemos que não acontecerá milagres, até pela situação financeira do município até que se sabe,contudo, torço por bons projetos, emendas para dinheiro e financiamento e etc...

1 - Maria Elisabeth Moura Gonçalves, Professora Universitária.
2 - Fiquei em dúvida quanto ao fato positivo do ano, pois, achei muito significativa a inauguração do novo pronto atendimento em Capão do Leão, porém, também o fato de tantos talentos leonenses terem se destacado nos esportes (e literatura) me chamou muito a atenção.
3 - Considero extremamente negativo o fato de Capão do Leão não ter sido contemplado através do Programa Consulta Popular do Governo do Estado por não ter alcançado a meta mínima de 978 votos, mesmo possuindo quase 20 mil eleitores. Sei que deveria citar um fato, mas também vejo altamente negativa a inércia do poder público no Capão do Leão, revelando um descaso com as necessidades do município, particularmente com o Jardim América.
4 - A maior surpresa do ano foi o candidato do PT ter vencido as eleições no Capão do Leão, apesar de todo o impacto negativo causado pelos escândalos de corrupção e o impeachment da Presidente Dilma.
5 - A personalidade do ano no Capão do Leão, para mim, é o prefeito eleito, Mauro Nolasco que, mesmo num momento considerado desfavorável, conseguiu vencer as eleições devido ao seu trabalho permanente em prol do município e sua boa imagem junto à população.
6 - A expectativa que tenho para 2017 é que a mudança de partido no comando do município dinamize o Capão do Leão e traga desenvolvimento à cidade.

1 - (Nota nossa: pessoa solicitou não se identificar, por isso é denominada VOLUNTÁRIA FEMININA 1), Do Lar.
2 - O trabalho que a Assistência Social faz no município.
3 - O estado dos ônibus do Capão do Leão sempre cheios e a falta de escolinhas para as mães que precisam trabalhar deixarem seus filhos.
4 - A vitória do Mauro Nolasco.
5 - A Mariângela (nota nossa: Mariângela Sposito).
6 - Queria que a prefeitura continuasse ajudando as famílias que precisam, por isso tenho medo que o Mauro tire alguma coisa, como já me disseram. Por isso, não coloca meu nome em nada, mas se quiser usar o que eu falei pode usar.


Agradecemos a disponibilidade de todos os voluntários. Caso você, que está visitando o blog e lendo esta postagem, deseja também contribuir com sua opinião, pode usar a caixa de comentários abaixo.

Feliz Ano Novo a todos!















sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Posse dos Eleitos para o período 2017-2020 em Capão do Leão


O Sindicato dos Municipários de Capão do Leão, sito à Rua Joaquim Luís Carpter 65, Centro, sediará a cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeita e vereadores eleitos para o período 2017-2020 no município. A cerimônia ocorrerá no domingo, 01 de Janeiro, a partir das 19 horas. 

Além da inédita administração do Partido dos Trabalhadores, na figura do novo prefeito Mauro Nolasco e da nova vice-prefeita Gilciane Baldassari, estarão tomando posse também seis novos vereadores: Duca (PMDB), David Martins (REDE), Glei Rodales (PT), Fabrício Freitas (PDT), César Domingues (PT) e Fernando Tirinha (PSB). Quatro vereadores seguem no cargo: Professor Marco Aurélio (PT), Chiquinho (REDE), Emerson Britto (PTB), e Ailton Miranda (PTB). Um vereador retorna à Câmara após um hiato de dezesseis anos: Renato Miranda (PMDB).



Histórias Curiosas XLII

Pesquisador do IBGE é enviado à zona rural de Piratini, especificamente para a localidade de Rincão dos Freitas, afim de realizar uma pesquisa étnico-racial com alguns moradores do lugar que foram pré-selecionados num processo de classificação. Todavia, o trabalho é demorado, pois exige muita paciência, dado alguns não morarem mais na localidade e outros quase sempre estarem ausentes de suas casas na maior parte do dia. 

Um nome aparece e pouco se sabe a respeito dele: Vitorino Crespo Lemos, cujo apelido anotado seria Crespinho, e mais alguns dados como idade e moradia. Conversando com um e com outro, o pesquisador chega na casa de um tal de Bugio, que aparentemente podia saber do sujeito, mas tanto o nome e o apelido lhe são completamente desconhecidos. O tal de Bugio se mostra solícito e, como o pesquisador do IBGE estava de carro, oferece-se a conduzi-lo a uma vizinha que talvez pudesse saber a propósito do almejado Crespinho. Chegam na casa da Sra. Maria Lomba e também ela não sabe dizer nada. Seguem o caminho e param no sr. Pedro Alemão, que diz que já ouviu esse nome ali na região, mas não sabe quem é ou qual seu paradeiro. 

A tarde prossegue sua marcha e param num lugar e outro e não acham nada do tal de Crespinho. O Bugio então informa o pesquisador do IBGE que podiam falar com um vendeiro ali perto, dono de um armazém, que é homem antigo do lugar e conhece muita gente. Chegando lá, o pesquisador se apresenta e diz ao vendeiro a razão de sua busca, enfatizando o apelido e o nome: Vitorino Crespo Lemos. O vendeiro toma uma feição pensativa, busca embaixo do balcão alguns papéis, remexendo daqui e dali, e finalmente chega à cômica conclusão:

- Ô Bugio! Vitorino Crespo Lemos é tu mesmo, mazanza! Esqueceste do teu próprio nome?!

Nota: Todos os nomes são obviamente fictícios, mas o causo é real.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Reveillon 2017 - Show da Virada no CTG Herança Campeira


O evento acontece na virada do dia 31 de Dezembro para o dia 01 de Janeiro, no CTG Herança Campeira, na Avenida Três de Maio, bairro Jardim América. A sonorização do evento fica a cargo da Interprise com Dj Junior e Som Titanium com Dj Digo. Haverá distribuição de brindes e promoções durante a festa. Vá de branco para comemorar a passagem de ano!

Para mais informações acesse a página do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/570981069751830/

Histórias Curiosas XLI

Pessoal do IBGE é mandado para fazer uma pesquisa sobre transportes na localidade do Passo dos Baios, zona rural do município de São Lourenço do Sul. Ao entrevistar um sujeito, lhe é perguntado alguns detalhes específicos sobre seus rendimentos financeiros. O sujeito sem saber precisar os números, pede ao entrevistador que se dirija à casa de seu contador ali perto. O agente do IBGE vai ao endereço indicado, mas não encontra ninguém. Fica sabendo que, mais perto ainda, há uma pessoa que pode informar onde está o contador. Bate palmas e uma mulher atende. O agente do IBGE identifica-se e então pergunta-lhe onde pode achar "um contador que mora aqui perto". A mulher muito pacientemente aponta para uma casa em frente em sua. O agente do IBGE muito inocentemente cruza a estrada e dá de cara com um antigo contador de energia elétrica. Surpreendido com a situação, o agente do IBGE retorna à casa da mulher e explica-lhe o que estava procurando. A mulher daí entende e solta:
- Ah, o senhor queria falar com o "seu" guarda-livros! Por que o senhor não explicou antes?!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Mergulhão-de-orelha-branca


Mergulhão-de-orelha-branca (Rollandia rolland) na localidade do Passo das Pedras, Capão do Leão. Disponível no canal de Jocarlos Goulart Alberton no YouTube.

sábado, 24 de dezembro de 2016

Feliz Natal!


O blog "Capão do Leão História & Cultura" deseja sinceramente um FELIZ NATAL a todos os seguidores, visitantes e colaboradores deste blog.

Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.



sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Palestra Mensal do CRAS: Inclusão, Cidadania e Respeito


O evento acontece na próxima quinta-feira, 29 de Dezembro, a partir das 09 horas, no CRAS Jardim América e é aberto ao público. A palestrante é a professora especialista em educação especial e inclusão, Nara Santos.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Histórias Curiosas XL

Sabe quando um político, ao querer menosprezar o seu adversário, acaba por na verdade favorecer a imagem do oponente indiretamente. Foi assim que aconteceu numa eleição municipal anos atrás na vizinha cidade de Arroio Grande - a Cidade Simpatia da zona sul do estado do Rio Grande do Sul. Conforme nos conta um colaborador do blog, o fato se deu precisamente na eleição de 2004 na cidade, quando houve três candidatos em disputa pelo paço municipal de Arroio Grande, todavia somente dois realmente entraram com condições de vencer.

O favorito do pleito era o candidato João Carlos Furtado (popularmente conhecido como Chorê), do Partido Progressista, que estava buscando a reeleição na ocasião. Do outro lado, havia Jorge Luiz Cardoso, do Partido Democrático Trabalhista, que representava uma das forças políticas também muito tradicionais em Arroio Grande. Aliás, de acordo com o relato do nosso colaborador, a cidade divide-se politicamente numa espécie de bipartidarismo entre o PP e o PDT.  

Pois bem, há poucos dias da votação, o Sindicato dos Municipários de Arroio Grande organizou um debate entre os candidatos a prefeito e foram convidados os três aspirantes à prefeitura. Num dado momento do debate, refletindo o comportamento que tivera durante a campanha, o candidato João Carlos Furtado esbanjando confiança na vitória (tal qual tivemos aqui em Capão do Leão um candidato na eleição de 2016) sentenciou:

- Estamos confiantes na vitória e vamos vencer esta eleição tranquilamente. Afinal, um puro-sangue (Nota: referindo-se a ele próprio) não perde carreira para petiço!

O petiço a qual Furtado fazia referência era o adversário direto, Jorge Luiz Cardoso, do PDT. E não foi que as urnas contrariam a aposta e o petiço chegou com a cabeça à frente do puro-sangue, obtendo 6656 votos contra 5672. O resultado mais inesperado é que desde então, Jorge Luiz Cardoso, o grande vencedor da eleição de 2004, acabou por incorporar a alcunha ao próprio nome. Tanto que até 2004, Cardoso era conhecido em Arroio Grande simplesmente como Jorginho. Depois, virou o Petiço. E alguns de seus fãs ainda completaram a loa: Petiço Corcoveador!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Frango-d'água-carijó


Frango-d'água-carijó (Gallinula melanops) na localidade do Passo das Pedras, Capão do Leão. Disponível no canal de Jocarlos Goulart Alberton no YouTube.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Fotos da III Feira do Livro de Capão do Leão - Parte 04

Exposição "As Pedreiras e os Graniteiros" do Instituto Histórico e Geográfico do Capão do Leão
na Casa de Cultura Jorn. Hipólito José da Costa

Exposição "As Pedreiras e os Graniteiros" do Instituto Histórico e Geográfico do Capão do Leão
na Casa de Cultura Jorn. Hipólito José da Costa

Exposição "As Pedreiras e os Graniteiros" do Instituto Histórico e Geográfico do Capão do Leão
na Casa de Cultura Jorn. Hipólito José da Costa

Exposição "As Pedreiras e os Graniteiros" do Instituto Histórico e Geográfico do Capão do Leão
na Casa de Cultura Jorn. Hipólito José da Costa

Exposição "As Pedreiras e os Graniteiros" do Instituto Histórico e Geográfico do Capão do Leão
na Casa de Cultura Jorn. Hipólito José da Costa

Exposição "As Pedreiras e os Graniteiros" do Instituto Histórico e Geográfico do Capão do Leão
na Casa de Cultura Jorn. Hipólito José da Costa

Exposição "As Pedreiras e os Graniteiros" do Instituto Histórico e Geográfico do Capão do Leão
na Casa de Cultura Jorn. Hipólito José da Costa

Exposição "Vida e sonho" da artista plástica Rose Mery Prestes
na Casa de Cultura Jorn. Hipólito José da Costa

Exposição "Vida e sonho" da artista plástica Rose Mery Prestes
na Casa de Cultura Jorn. Hipólito José da Costa

Exposição "Vida e sonho" da artista plástica Rose Mery Prestes
na Casa de Cultura Jorn. Hipólito José da Costa

Exposição "Vida e sonho" da artista plástica Rose Mery Prestes
na Casa de Cultura Jorn. Hipólito José da Costa

Exposição "Vida e sonho" da artista plástica Rose Mery Prestes
na Casa de Cultura Jorn. Hipólito José da Costa

Exposição "Vida e sonho" da artista plástica Rose Mery Prestes
na Casa de Cultura Jorn. Hipólito José da Costa

Exposição "Vida e sonho" da artista plástica Rose Mery Prestes
na Casa de Cultura Jorn. Hipólito José da Costa

Fotos da III Feira do Livro de Capão do Leão - Parte 03

Projeto Estação Cultura

Projeto Estação Cultura

Projeto Estação Cultura

Projeto Estação Cultura

Jovens da rede municipal de ensino em apresentação musical

Grupo de Dança Raquel Louzada

Grupo de Dança Raquel Louzada

Grupo de Dança Raquel Louzada

Grupo de Dança Raquel Louzada

Grupo de Dança Raquel Louzada

Grupo de Dança Raquel Louzada

Grupo de Dança Raquel Louzada


Fotos da III Feira do Livro de Capão do Leão - Parte 02

Apresentação de dança afro da EMEF Margarida Gastal


Apresentação de dança afro da EMEF Margarida Gastal

Apresentação de dança afro da EMEF Margarida Gastal

Alunos da rede municipal de ensino apresentam suas produções literárias

Alunos da rede municipal de ensino apresentam suas produções literárias

Árvore da poesia

Árvore da poesia

Árvore da poesia

Apresentação da EMEI Bem-Me-Quer

Apresentação da EMEI Bem-Me-Quer

Apresentação da EMEI Bem-Me-Quer

Apresentação da EMEI Bem-Me-Quer

Apresentação da EMEI Bem-Me-Quer