Páginas

domingo, 30 de março de 2008

Negrinho do Pastoreio

O filme "Negrinho do Pastoreio", de 1973, estrelado pelo ator Grande Otelo, teve locações na Estância da Gruta, no distrito do Pavão, hoje pertencente ao município de Capão do Leão. Atualmente, estão fimando um remake do filme em Rio Grande, com participação do ator Werner Schünemann. O filme da década de 1970, ambientado na região de Pelotas, foi rodado em 35 mm, a cores, com direção de Antônio Augusto Fagundes e produção da Rancho Filmes. No elenco: Breno Mello, Rejane Goulart, Darcy Fagundes, Edison Acri, Ortunho, Antônio Augusto Fagundes, Carla Goulart, Carlos Castilho e Tuio Becker, entre outros.



Propaganda Eleitoral 1988

Sidney Brião e João Francisco Andrade - candidatos a prefeito e vice-prefeito nas eleições municipais de 1988 pelo antigo PDS

terça-feira, 25 de março de 2008

Primeiro Galpão do CTG Tropeiros do Sul em 1983

Este primitivo galpão serviu como sede provisória do CTG Tropeiros do Sul, numa área em que abrigava que servia como cocheira de animais. Foto de 1983
Cortesia: Sra. Odete Martins

quarta-feira, 19 de março de 2008

Congregação Jardim América da Igreja Batista do Fragata

Casa do primeiro culto em 16-08-1964
Salão logo após a construção na década de 1960

Templo da Congregação Batista no início da década de 1970


Grupo de crianças defronte ao templo em 02-01-1966
Observe-se que não havia ainda o trecho da BR-116
A Congregação Batista do Fragata foi a primeira comunidade religiosa firmemente organizada do Jardim América, datando de 1964. A sede do templo, à Avenida Três de Maio, próximo ao Supermercado Econômico, ainda se encontra na área do antigo templo da década de 60.
Cortesia: Leandro Santos















Instalação da Caixa-d'água no Jardim América em 1987


Obra pioneira de instalação de uma das primeiras caixas-d'água no Jardim América, possibilitando que se desse solução a um dos maiores problemas do bairro: o abastecimento de água potável. Data das fotos: 13 de Novembro de 1987.
Cortesia: Sr. Cláudio Stallman

Narciso Silva em 1942


Foto do Sr. Narciso Silva datada de 1942

Cortesia: Sra. Albina Fernandes da Silva

Histórias Curiosas X



Uma bonita moça proveniente de Porto Alegre nos honrou com sua visita na última Festa da Melancia. Viera acompanhada de algumas amigas professoras, as quais juntamente com ela, estavam todas muito bem empertigadas e perfumadas.
A moça em questão, para iniciarmos de fato o assunto, encantou-se com a festa e com o nosso município. Elogiou a cidade, dizendo que era muita bonita, repleta de verde das árvores, das plantas, dos campos e das flores. Ficou também muito impressionada com caso de a maioria das casas, mesmo as mais simplezinhas, terem um jardim ou alguma árvore na área frontal. Comentou com as amigas que onde mora em Porto Alegre não é nada assim... tudo é muito cinza, impessoal, pálido. Disse que gostaria de viver em mais contato com a natureza e, se pudesse, moraria numa cidade de interior como o Capão do Leão.
Após curtir bastante a festa e transitar em vários pontos do evento, avisara as amigas que teria que ir pegar o ônibus para Pelotas, onde estava passando alguns dias na casa de uma parenta. Antes de partir, contudo, comentou com as amigas que queria levar um pouco do ar do campo para a capital e decidira a pelo menos levar “uma dessas plantinhas de apartamento” para que pudesse por na área do serviço do seu.
Que pena! Tão bonita moça, porém tão pouco afeita ao conhecimento de plantas e jardinagem.
Por quê?
Não teve dúvidas a moça, passou pelo estande da Emater e comprou na bucha DUAS MUDAS DE EUCALIPTO!!!